Tácticas no WRC: Se não podes com eles, faz o mesmo ou pior…

Por a 30 Junho 2009 18:52

Olivier Quesnel assumiu a responsabilidade da Citroën World Rally Team, em 2008 e cedo ficou horrorizado com as tácticas postas em campo no WRC pela Ford. Mas ele depressa acabou por ver a realidade e agora faz o mesmo! A alternativa seria perder ralis. As possibilidades de ‘manipulação’ de resultados é um negócio ‘manhoso’, por isso é importante esconder a forma como tudo se passa.

Veja-se o caso de Conrad Rautenbach quando se retirou de prova no final da assistência no Rali da Noruega, todos acreditaram que era para evitar ser penalizado, e assim poder ter um motor novo antes do próximo rali. O motor do seu Citroen estava aparentemente danificado. Quando Rautenbach abandonou no final da assistência, na Sardenha, foi-nos dito, houve uma misteriosa falha eléctrica. Quando Novikov parou oito minutos na derradeira especial, na Grécia, foi-nos dito que houve outra falha eléctrica. Acha que foi verdade, ou tácticas? Em ambos os casos, na Sardenha e na Grécia, um piloto beneficiou desses abandonos, Dani Sordo.

Na Polónia as coisas foram ainda mais longe. A três troços do final do rali, Ogier parou com “perda de potência devido a um problema com o turbo”. Ficou fora de prova. No mesmo local, Novikov admitiu que lhe foi dito para parar dois minutos antes de continuar. E no troço seguinte, Rautenbach parou na especial cerca de 13 minutos antes de prosseguir. Como resultado dessas maquinações, Loeb terminou com dois pontos em vez de zero, e a Citroen Total ganhou quatro pontos extra.

Tudo isto é habitual nos ralis, mas o que é preocupante é que, no caso de Rautenbach e Novikov, estes correram por outra equipa (Citroen Junior Team), e foram condenadas a sacrificar as suas possibilidades para ajudar a equipa Citroen Total. Um alto responsável disse-nos que este era um problema complicado para a FIA resolver. Talvez estas tácticas seja moralmente e mesmo desportivamente erradas -, mas nada pode ser feito a menos que haja provas que alguma equipa actuou mal e isso nunca irá acontecer.

Martin Holmes

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado