Suzuki quer voltar a pontuar na neve da Suécia

Por a 7 Fevereiro 2008 11:13

Após assegurar um ponto no Rali de Monte Carlo, a prova de estreia desta sua primeira época completa, e provando ser capaz de fazer tempos entre os carros da frente, a Suzuki World Rally Team desloca-se à Suécia com o objectivo de terminar com os dois SX4 WRC nos pontos.

Os troços cobertos de neve em redor de Karlstad são muito específicos, mas a equipa acredita que o seu alinhamento de pilotos escandinavos – Toni Gardemeister e Per-Gunnar Andersson – irá ser importante para a obtenção dum bom conjunto de resultados nesta prova.

Apesar de a superfície dos troços ser constituída essencialmente por gelo e neve, a Suécia é, ironicamente, um dos eventos mais rápidos do ano. Os carros correm com pneus estreitos com pregos que fornecem uma aderência ainda melhor do que em muitos ralis de terra.

Quando neva intensamente, formam-se bancos de neve espessa nos lados da estrada que definem bem o percurso. Parte da “magia” de fazer um bom Rali da Suécia está em saber como utilizar eficientemente esses bancos de neve, encostando o veículo contra estes muros que servem de apoio para fazer a curva.

No entanto, esta é uma estratégia perigosa. Se um veículo se encostar com demasiada força, poderá furar o banco de neve e ficar “entalado”. Além disso, demasiado contacto com a neve pode cobrir a entrada de ar para o radiador e causar sobreaquecimento do motor. Por isso, é necessário encontrar um equilíbrio de uma linha simultaneamente rápida e limpa.

Este ano, não se espera que a queda de neve seja tão intensa como nos anos anteriores. Será por isso importante que os pilotos estejam atentos aos pneus de modo a não perderem demasiados pregos. Para a Suzuki, a Suécia é uma experiência relativamente nova, uma vez que o construtor só visitou o evento duas vezes, com o Swift Super 1600. Estas participações foram sempre positivas, visto que Per-Gunnar Andersson venceu a categoria nas duas ocasiões.

Adicionalmente, em meados de Janeiro, a Suzuki completou cerca de 600km de testes com ambos os pilotos. O SX4 WRC rubricou tempos muito satisfatórios e, acima de tudo, mostrou-se muito fiável, permitindo aos pilotos encontrar os setups de base ideais para a prova deste fim-de-semana.

Suzuki World Rally Team

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado