Stig Blomqvist continua a ser um nome incontornável do Mundial de Ralis. O antigo Campeão do Mundo mantém o recorde de vitórias – a meias com Marcus Gronholm – no ‘seu’ Rali da Suécia e fez da Saab marca vitoriosa.
Existem algumas provas, no Campeonato do Mundo de Ralis, cujos concorrentes locais fazem questão de vender cara a derrota. Finlândia e Córsega são disso exemplos, tal como a Suécia. No entanto, ao contrário do que acontece na Finlândia e França, não há/houve muitos pilotos suecos a dar nas vistas. Enquanto aqueles dois países produzem pilotos a um ritmo acelerado, já na Suécia, um nome continua acima de todos os outros: Stig Blomqvist.
E já lá vão 51 anos desde que o jovem Blomqvist, então com 18, participou no seu primeiro rali, dias após tirar a carta de condução, obtendo um promissor segundo lugar. Nascido em 1946, em Örebro, começou a correr, naturalmente, de Saab, marca que viria a ser a única no seu palmarés até 1978, ou seja, durante 14 anos não conheceu outro ambiente que o habitáculo de um Saab.
Aliás, seria mesmo aos comandos de um Saab (96 V4) que Blomqvist obteve a sua primeira vitória mundialista, no Rali RAC de 1971, à qual se seguiram outras dez, curiosamente, repartindo de forma idêntica o pecúlio alcançado com outra marca, a Audi.
Made in Germany
Apesar de uma carreira auspiciosa e ser um dos pilotos mais rápidos em competição, Blomqvist viria a atingir o seu ponto mais alto nos ralis inserido numa estrutura alemã que acabara de apresentar ao Mundo um inovador sistema de 4 rodas motrizes. Foi, de facto, com a Audi que o sueco foi Campeão do Mundo, em 1984, face a nomes como Walter Röhrl, Michele Mouton, Hannu Mikkola ou Markku Alen. Coisa pouca!
Com a Audi viria a vencer por duas vezes na Suécia, aproveitando para alargar o ‘leque’ de conquistas a Itália, Grécia, Nova-Zelândia, Argentina e Costa do Marfim. Depois de uma carreira como piloto, Blomqvist ajudou a Skoda a desenvolver o Felicia Kit-Car, terminando em terceiro da geral o Rali RAC de 1996 ao volante de um Skoda Felicia Kit-Car 1.6.
O gosto pela competição pareceu ter regressado, já que em 2001 apostou numa presença contínua no WRC, inserido no Agrupamento de Produção, colocando um ponto final nos ralis com um quinto lugar.
Os melhores anos
Numa carreira tão extensa (1964/2009, ano em que venceu a Carrera Panamericana!) como a de Stig Blomqvist, os anos 1983/1984 têm que ser considerados os melhores do piloto sueco. Foi nessas duas temporadas que conquistou a maioria das vitórias que exibe no palmarés, para além do único título mundial. Mas em 1983, em vésperas da consagração no Campeonato do Mundo de Ralis dos Grupo B, Stig Blomqvist ainda teve tempo para se sagrar campeão sueco de Ralicross, campeão sueco de Montanha e campeão… inglês de Ralis!
Herança… nas pistas
O nome Blomqvist parece estar para durar… Não que Stig esteja a pensar regressar ao “admirável Mundo novo” dos WRC, mas graças ao filho Tom, nascido em Inglaterra em 1993 e campeão britânico de Fórmula Renault de 2010 – o mais jovem da história da disciplina, com apenas 16 anos –, depois de ter corrido com licença… sueca até agosto de 2010. Após 5 anos no Karting, sobretudo na Nova Zelândia, onde conquistou vários títulos, regressou a Inglaterra para participar no campeonato de Fórmula Renault em 2009, terminando em terceiro. Em 2010 venceu a Formula Renault UK com a Fortec Motorsport, passou para a Fórmula 3 alemã, em 2011, foi sexto no primeiro ano, quinto em 2012, passou para a Formula 3 Euro Series com a Ma-con Motorsport e terminou o campeonato em sétimo. Repetiu a mesma posição em 2013, mas no ano seguinte, 2014 foi 2º, o que lhe valeu a passagem para o DTM em 2015 com a BMW Team RBM, competição onde já obteve um triunfo, em Oschersleben.
Palmarés Stig Blomqvist
País: Suécia
Data de Nascimento: 29. 7. 1946
Estatísticas WRC
Ralis: 122
Abandonos: 43 (35.2%)
Primeiro evento: Rali da Suécia 1973
Vitórias: 11 (9 %)
Pódios: 33 (27 %)
Primeira vitória: Rali da Suécia 1973
Primeiro pódio: Rali da Suécia 1973
Melhor resultado: 1º
Total de classificativas ganhas: 486
Primeira classificativa ganha: PEC 6 Rali da Suécia 1973
Total de pontos: 573
Primeiros pontos: Rali da Suécia 1979 (Até 1979 campeonato era só de Marcas, não de pilotos)
VEJA AQUI OS RESULTADOS COMPLETOS DE STIG BLOMQVIST – CLIQUE AQUI
Copyright © 2015 Autosport | Ficha técnica | Estatuto editorial | Política de privacidade | Termos e condições | Informação Legal | Como anunciar
E-mail Marketing certified by:
Egoi