Sétimo céu de Sébastien Loeb

Por a 3 Outubro 2010 13:27

Depois da prestação modesta no Japão, todos pensavam que o francês tinha apontado as suas baterias para o Rali de França, que se realizou na sua terra natal, na zona de Estrasburgo, e assim foi. Aí não deu grandes hipóteses à concorrência.

Cedo construiu uma margem de 40 segundos e a meio do rali já geria a sua vantagem no sentido de assegurar o seu grande objetivo: vencer em casa: “É verdadeiramente especial vencer aqui e assegurar o sétimo título em Haguenau. Vencer aqui era o melhor que me podia acontecer este ano” disse Loeb, que nasceu há 36 anos nesta mesma cidade dos Alpes.

Dani Sordo foi segundo, enquanto Sébastien Ogier (Citroen Junior), o único que poderia impedir Loeb de festejar já o título, desistiu no segundo dia de prova, pelo que foi Petter Solberg a completar o pódio, ganhando a batalha a Jari-Matti Latvala (Ford), o quarto. No PWRC os concorrentes ainda não terminaram a sua prova.

O melhor piloto de Ralis de sempre?

Em 11 anos de carreira no Campeonato do Mundo de Ralis, Sébastien Loeb só por três vezes não chegou ao topo da pirâmide. A matemática é um forte argumento para o classificar como o melhor piloto de ralis de todos os tempos. Mas há sempre resistentes. “Ah…nos anos 80, os troços tinham 40 quilómetros, os super Grupo B 600 cavalos, não havia ajudas eletrónicas e havia muitos mais Walter(s) Röhrl e Markku(s) Alen, blá blá blá, blá blá blá…”. Sim. É difícil estabelecer comparações com outras épocas.

Mas não falarão os números por si? Nunca nenhum piloto conseguiu mais do que quatro campeonatos consecutivos e Loeb já vai no sétimo. Com esta vitória ‘dobrou’ os triunfos do segundo piloto mais vitorioso de sempre (Marcus Gronholm), que tem 30 vitórias! Em pouco mais de uma década, o piloto da Citroën Racing bateu todos os grandes vultos de duas gerações de pilotos, desde Makinen a Burns, passando por Solberg, Gronholm, Hirvonen e agora o próximo D. Sebastião…Ogier. E para quem argumentar que dispunha de um carro superior, Loeb também tem resposta à altura: e então Sainz e McRae que lutaram com um Xsara igual e foram inapelavelmente batidos?

As evidências, falam por si. E agora um novo desafio…chama-se… Loeb ou, se quisermos, por outras palavras, superar-se a si mesmo, tendo como meta os seus próprios recordes, arriscando-se com tamanha hegemonia em dar um tiro no próprio pé ou seja, em ajudar à morte lenta da própria disciplina. Não estivessem previstas a curto prazo, mudanças radicais no WRC, nomeadamente, com a entrada em cena da segunda geração dos World Rally Car, teoricamente, mais equilibrados, e, portanto, obrigando a outro tipo de provas, e poder-se-ia dizer que Loeb nada mais tinha a provar. Mas ele ainda aí está para o ano, pelo que vamos poder ver como é em carros teoricamente mais equilibrados. Caso Ogier cresça, solberg continue motivado para vencer, e  Hirvonen e Latvala ganhem nova motivação com o Fiesta WRC temos todos os condimentos para um WRC 2011 fabuloso…

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado