Será o asfalto da Alemanha a ‘salvação’ de Robert Kubica?

Por a 18 Agosto 2014 14:15

Todas as equipas oficiais do WRC já testaram intensamente para o Rali da Alemanha do próximo fim-de-semana, mas talvez nenhum piloto esteja mais ansioso pelo asfalto da prova germânica do que Robert Kubica. O ex-piloto da Fórmula 1 atravessa uma das fases mais complicadas da sua carreira, acumulando desilusão atrás de desilusão ao mesmo tempo que se tenta afirmar no WRC. O sexto lugar na Argentina continua a ser o melhor resultado de Kubica em 2014 mas o piloto da M-Sport já admitiu que a sua falta de experiência face aos pilotos de topo se nota muito mais nos ralis de terra.

Recentemente, numa entrevista ao compatriota Mikolaj Sokól e publicada pelo AutoSport, Kubica afirmou que espera ser mais competitivo no asfalto já que o Fiesta RS WRC terá reacções muito mais diretas e aproximadas daquilo a que esteve habituado durante décadas: “Digamos que adoraria mudar a proporção do calendário para dez ralis de asfalto e três ou quatro de terra”, referiu Kubica quando lhe perguntaram se estava ansioso pelos ralis de asfalto. “Mas a realidade é diferente e é por isso que o desafio do WRC é tão grande para mim. Na terra é tudo novidade: a superfície, o comportamento do carro, o tempo que ele demora a reagir. É totalmente diferente de guiar no asfalto. No ano passado durante o teste antes do Rali da Alemanha, segundos depois de arrancar fiz dois movimentos com o volante para aquecer os pneus e virei-me para o Maciek Baran e disse-lhe: ‘É disto que os tigres gostam! Isto é que é guiar!’. O carro estava a reagir muito mais rápido, de uma forma muito mais parecida com aquilo a que eu estava habituado. Quanto mais ‘mole’ e flexível o carro estiver, mais lenta é a reacção e tens de fazer tudo muito mais cedo, precisas de muito mais tempo”, apontou.

Mudar o chip

“Na Fórmula 1 – e não apenas na Fórmula 1, mas nos monolugares em geral – basta ‘olhar’ para o volante e ele começar a virar. Num carro de ralis com especificações de terra, tu trabalhas com ângulos de viragem completamente diferentes. Durante 20 anos aprendi que numa curva para a direita tens de virar o volante para a direita – não para a esquerda. Nos ralis é o oposto, tu guias muito com a sobreviragem. Tens de ser agressivo para fazeres os amortecedores trabalharem, ou para obteres bom grip dos pneus – principalmente destes pneus do WRC, que são muito diferentes dos pneus do ERC ou dos campeonatos nacionais”, concluiu o piloto de 29 anos.

Contudo, depois do Rali da Finlândia, marcado por nova saída de estrada, Kubica também referiu que as características sinuosas do Rali da Alemanha, principalmente na zona das vinhas, lhe trarão alguns problemas devido às limitações da sua mão direita. Resta saber se pelo menos o nível do polaco na Alemanha será mais condizente com a expectativa que a sua nova fase nos ralis gerou, principalmente numa prova que já conhece depois da vitória no WRC2 em 2013.

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