Sébastien Ogier: “As outras equipas estão agora sob mais pressão do que nós”
Sébastien Ogier comanda o WRC, depois de um segundo lugar em Monte Carlo e uma vitória na Suécia. O piloto francês e a VW, estão a surpreender neste arranque de Mundial, pois não se esperava que o sucesso chegasse tão depressa. Contudo, depois de duas provas que nunca foram fidedignas para atestar a verdadeira competitividade dos carros, está à porta o primeiro rali de terra, aí sim, mais fiável para se perceber a sua valia:
“Fiquei satisfeito com a vitória na Suécia, especialmente a maneira como nos apresentámos, foi impressionante, mas a verdade é que já são notícias velhas. O Rali do México é o primeiro em terra e logo uma prova que gosto bastante. A atmosfera no México é fantástica, especialmente o início, em Guanajuato, nas ruas estreitas e túneis, com milhares de fãs frenéticos. Para mim, pessoalmente, é algo especial foi foi aí que pilotei no meu primeiro rali já no WRC, e onde comemorei a minha primeira vitória na JWRC. Agora com o Polo R WRC há algo novo, pois no México, vamos obter as primeiras pistas de como o carro funciona em terra.”
Com o sucesso na Suécia, tens agora um lugar nos livros de história dos ralis, com a primeira vitória para o Volkswagen Polo no WRC?
?”Quando eu e o Julien voltámos ao parque de assistência toda a equipa nos recebeu com aplausos, foi bom ver todos os rostos felizes, mesmo que apenas pela recompensa do trabalho duro dos últimos meses. Foi um rali perfeito! O Polo R WRC esteve muito bem, até melhor que no ‘Monte. Eu nunca corri na Suécia com um carro tão bom.”??
O Jost Capito, Diretor da Volkswagen Motorsport, traçou os objetivos da pré-temporada: pódio no primeiro ano, vitórias no segundo e depois o título mundial. Só que ao segundo rali, já venceram. Vão mudar a abordagem para o resto da temporada?
?”Pelo contrário, eu vou para todas as provas com o mesmo espírito de luta. Estamos, é claro, no início da época e o Monte Carlo e Suécia são provas específicas , que não podem ser comparadas com as outros ralis do WRC. Temos que ver como tudo funciona em pisos de terra, porque é o terreno dominante do campeonato do mundo. Penso que temos um longo caminho pela frente. Só que agora podemos abordar o assunto um pouco mais relaxados, porque conseguimos pontos valiosos para o campeonato. A este respeito todas as outras equipas estão agora sob mais pressão do que nós. “??
Muitos olham agora para a Volkswagen como favorita no WRC…
?”Nós completamos apenas duas das 13 corridas do Campeonato do Mundo de Ralis. Ainda não sabemos bem onde estamos, e quão competitivo o VW Polo R WRC é na terra. Talvez em Portugal ou mesmo Argentina possamos ter outra ideia. Mas, claramente, se no final da temporada, surgir a oportunidade, vamos lutar por ela.”
Esperas que o Polo R WRC em pisos de terra no México seja igualmente competitivo como foi no gelo e na neve??
“É difícil de dizer. No México, há estradas muito duras de terra, a a altitude também condiciona. Com mais de 2.500 metros de altitude, o ar é rarefeito, e tanto o piloto como o motor sofrem. Aqui perde-se cerca de um terço da potência, do que em condições normais.”??
Quais são tuas expectativas para o Rali do México??
“Eu gosto muito da atmosfera. O clima é sempre bom e há imensos adeptos ao longo das especiais. Especialmente o início, em Guanajuato é uma experiência fantástica. Pelas ruas estreitas e túneis, milhares de espectadores últimos festas frenéticas, puro frisson! Portanto, estou feliz de correr no México”
??No domingo corre-se a mais longa especial do rali todo, os 55 quilómetros de “Guanajuatito”. Como se prepara este desafio??
“Não é apenas essa pois no México, temos que completar um total de sete especiais com mais de 30 quilómetros. Isso significa que temos de estar concentrados de quinta-feira a domingo, sempre a 100 por cento. É por isso que, depois do Rali da Suécia tive vários dias com o meu preparador físico, a fim de estar totalmente preparado para o rali. Além disso, já estou há alguns dias no México, para me ambientar à diferença horária e também na praia para aproveitar o sol em Cancún…”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI