Sébastien Loeb venceu o Rali de Portugal
O francês Sebastien Loeb continua a sua caminhada vitoriosa no Campeonato do Mundo FIA 2009 ao alcançar uma vitória convincente no Vodafone Rally de Portugal. Assumiu o comando no início do segundo dia e conquistou a 51.ª vitória mundial, o igualando o feito do seu compatriota, Alain Prost, na F1.
No final da prova, assistiu-se à repetição do sucedido nas provas anteriores. Loeb venceu com 26 s. de vantagem sobre Mikko Hirvonen e 30 s. sobre o seu companheiro de equipas Dani Sordo. Com pilotos de tão alta qualidade era preciso um erro de um deles para a ordem ser alterada.
A primeira especial do dia era muito sinuosa e o pó mantinha-se no ar, depois da passagem dos carros, o que permitiu a Loeb, primeiro na estrada, ter boas condições de visibilidade, o que contribuiu para que tivesse sido o mais rápido nos dois primeiros troços. Hirvonen foi segundo e Sordo terceiro de ambas as vezes, antes dos carros regressarem à assistência no Estádio Algarve.
Atrás deles Petter Solberg tentava apanhar Dani Sordo mas, realisticamente, era difícil acreditar numa mudança do ocupante do terceiro lugar. O quarto era Matthew Wilson à frente de Henning Solberg, ambos em Ford Focus WRC e suficientemente perto para lutarem um com o outro.
Depois da assistência, Loeb chegou a estar a perder 16 s. para Hirvonen nos controlos parciais da penúltima especial. E se Loeb sabia que não tinha problemas, Hirvonen sentiu que tinha uma oportunidade de lutar pela vitória. Só que quando no controlo seguinte viu que a diferença se mantinha, percebeu que o sistema tinha falhado, relaxou e assegurou o segundo lugar.
Entretanto Wilson e Conrad Rautenbach passaram por situações semelhantes. No penúltimo troço, Matthew Wilson ficou sem travões logo no início da classificativa. A um quilómetro do final, quando travou para uma curva no final de uma longa recta, o pedal foi até ao fundo, sem ter qualquer acção. Puxou o travão de mão, para colocar o carro de lado, mas acabou por sair da estrada e capotar. Na tentativa de regressar à estrada queimou a caixa de velocidades e desistiu.
Antes Conrad Rautenbach teve o mesmo acidente, mas com diferentes resultados. Na tentativa de repôr o Citroen C4 na estrada, o carro incendiou-se e ficou destruído. A especial foi interrompida para os bombeiros apagarem o fogo e os concorrentes que ainda não tinham feito a classificativa tiveram um tempo atribuído.
No final da prova, os irmãos Solberg classificaram-se em quarto e quito lugares, com Petter a levar vantagem sobre Henning. Mads Ostberg foi sexto, feliz com o resultado, mas triste por o sucedido a Matthew Wilson,
Federico Villagra foi sétimo, com Khalid Al Qassimi a arrecadar o último ponto, ao terminar em oitavo.
Super-Armindo no PWRC
No Campeonato do Mundo de Produção, a vitória foi para o herói local, Armindo Araújo, que deliciou os adeptos no Estádio Algarve. Araújo assumiu o comando do agrupamento no final da segunda etapa e enquanto os que o seguiam forçavam o andamento, no último dia, na tentativa de o levar a cometer um erro, ele mantinha a sua atitude de contenção até ao final das cinco especiais para garantir a primeira vitória no P-WRC e o comando do campeonato.
Em segundo terminou Eyvind Brynildsen cujo Mitsubishi terminou com barulhos na transmissão, que não impediram o norueguês de terminar a prova. O derradeiro lugar do pódio foi para Martin Prokop, com o checo a atacar até ao final do último troço na tentativa de ultrapassar Brynilden, mas falhou o segundo lugar por 1,5 s. após três dias de prova.
JWRC para Michal Kosciuszko
No Campeonato do Mundo FIA Júnior, Michal Kosciuszko dominou a prova, comandando-a desde a primeira especial de sexta-feira de manhã até ao final. Começou o último dia com cerca de cinco minutos de avanço e reconheceu que era difícil manter a concentração, mas conseguiu fazê-lo e assegurar a primeira vitória da temporada e a segunda da sua carreira.
Kevin Abbring, que teve uma série de problemas, mas que gostou do último dia, foi segundo, enquanto Hans Weijs completou o pódio da categoria.
Ao comentar o sucesso do Vodafone Rali de Portugal, o Director da Prova, Pedro de Almeida disse: “Estamos muito satisfeitos pela maneira como o rali correu este ano. Os pilotos felicitaram a organização e destacaram a qualidade das estradas e tivemos oportunidade de ver excelentes momentos nas classificativas. A organização foi, também, felicitada pelos elementos da comunicação social, que encontraram, devidamente assinaladas, as zonas onde podiam trabalhar, às quais tiveram acesso sem qualquer problema”
Quero ainda expressar o meu agradecimento pessoal e da organização a todos os ‘marshal’ e elementos das forças de segurança, que trabalharam arduamente ao longo de toda a prova, para garantirem que todos os que queriam ter acesso às especiais o tivessem da forma mais fácil para verem um excepcional rali em segurança”
“Foi, igualmente, fantástico ver o Marcus Gronholm fazer o seu regresso ao WRC, ainda que só por uma vez, com o apoio do Turismo de Portugal. Claro que estamos tristes por não ter terminado, mas ele trouxe emoção, que é a sua imagem de marca, ao primeiro dia do rali”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI