Sébastien Loeb sem rivais; Armindo Araújo mantém liderança no PWRC
As condições climatéricas bastante instáveis têm tornado a tarefa dos pilotos muito mais difícil, na medida em que os troços variam bastante em termos de aderência, o que causou alguns problemas a aos pilotos. No entanto, Loeb continua a pilotar com um ritmo impressionante, ampliando a sua liderança para 42,9 segundos sobre Dani Sordo.
“Foi uma boa manhã, forçámos nos troços desta manhã mas os pisos estão muito traiçoeiros. Tentei fazer a diferença durante a manhã porque sei que esta tarde vai ser muito dificil”, afirmou Loeb no final da manhã. Além da pressão dos rivais, também os adeptos e a comunicação social têm rodeado Loeb, numa prova em que o piloto, como já se referiu, pode fazer história.
Sordo é o segundo melhor, mas não evitou perder mais tempo para Loeb ao longo das passagens matinais, sendo ainda prejudicado pelo facto de ter deixado o motor do seu carro ir abaixo na partida para o troço de Pays d’Ormond. A luta pelo segundo lugar ficou menos intensa depois de Sébastien Ogier, terceiro, ter sofrido uma ligeira saída de estrada também no troço longo da manhã. “Cometi um erro e perdi o controlo, indo de encontro a uma árvore. Mas tive sorte e não tive danos no carro”, afirmou no final da especial o jovem francês.
Petter Solberg recuperou com o seu Citroën até ao quarto posto, perfazendo quatro modelos gauleses na frente da tabela. O norueguês superou Jari-Matti Latvala ao longo da manhã e acabou, ainda, por beneficiar de uma ligeira saída de estrada do finlandês em Pays d’Ormond. Mas o finlandês da Ford continua a mostrar competitividade nos troços franceses, vencendo mesmo o troço de Salm, ultimo da manhã, e colocando alguma pressão em Solberg, com a distância entre ambos a cifrar-se em 7,5 segundos.
Para Latvala, a explicação para as suas prestações deverá estar, precisamente, nas condições difíceis dos troços e, também, de alguns troços contarem com fases de terra: “Penso que é por causa de rodarmos em terra com pneus de asfalto, penso que isso me está a ajudar. Estamos a arriscar um pouco porque o Petter está a forçar”, afirmou.
Sem ritmo para andar entre os mais rápidos, Mikko Hirvonen mantém-se no sexto posto, quase a dois minutos de Latvala, ao passo que Federico Villagra é agora o sétimo, beneficiando dos problemas de Kimi Raikkonen. O piloto da Citroën Junior Team saiu de estrada na décima especial do dia, vitima das ‘armadilhas’ do piso e perdeu quase 40 minutos, arruinando as suas hipóteses de conseguir um bom resultado na prova francesa.
“Saímos de estrada praticamente parados, foi um erro estúpido. Na verdade, não saímos de estrada, mas sim ficámos presos num monte de lama com o carro metade na estrada e metade preso na lama. Tivemos de tirar o carro com uma corda”, afirmou o finlandês. Matthew Wilson é o oitvao, com Henning Solberg logo atrás e Eyvind Brynildsen em décimo. Ken Block caiu algumas posições (é agora 15º) depois do seu Focus WRC ter sofrido alguns problemas elétricos.
No PWRC, Armindo Araújo tem sabido evitar todos os perigos das estradas da Alsácia e lidera confortavelmente na sua categoria, com mais de um minuto e meio de vantagem sobre Anders Grondal, atualmente em segundo. Araújo tem estado em grande nível na prova, cumprindo com o seu objetivo de ser consistente mas evitar os perigos. No SWRC, liderado por Brynildsen, Bernardo Sousa tem tentando recuperar tempo, tendo regressado à prova em formato Superally. O piloto do Ford Fiesta S2000 tem feito tempos mais competitivos, realizando mesmo um quarto tempo da classe nas 10ª e 11ª especiais.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI