Sébastien Loeb: “O primeiro sabe sempre melhor…”
Como em 2005, obtiveram o título no país do Sol Nascente, quando ainda falta uma prova para o campeonato terminar e que se irá disputar daqui a três semanas no País de Gales. Sébastien Loeb/Daniel Elena e Dani Sordo/Marc Martí vão para essa prova com os C4 WRC tentar obter o título de Construtores.
S. Loeb: “O primeiro sabe sempre melhor…”
“Foi uma imensa alegria” exclamou no final um exultante Sébastien Leob. “Com o Daniel e o resto de todos os membros da equipa, fixámos como objectivo alcançar novo título, pelo que foi uma enorme satisfação conseguir este feito. Queria muito terminar a prova aqui no Japão para disputar o Rali de Gales de cabeça limpa. Este objectivo forçou-nos a realizar uma prova frustrante, longa e nada divertida. Tentámos não falar sobre o assunto, mas não foi fácil. Porém, a recompensa que se definia cada vez mais no final de cada especial era tão bela que acabou por valer a pena!”
“Não consigo dizer se este título é melhor que os outros quatro” reconhece o agora quíntuplo Campeão do Mundo de Ralis. “O primeiro terá sempre um sabor muito especial e particular; porque foi o primeiro! Não quero habituar-me muito, mas as sensações não são as mesmas. O que não muda é o prazer de partilhar as vitórias com toda a equipa, pois foram eles que nos deram um carro sempre pronto para tentar a vitória. Este título é também deles. E não me esqueço do Dani Sordo e do Marc Martí que, com os seus resultados, contribuíram para este resultado. Encontro marcado para Cardiff onde vamos tentar a dobrinha conquistando o título de Construtores.”
D. Elena: “Não olho para as estatísticas mas retenho prazer de que desfrutamos no carro”
“Foi uma prova longa; mas muito agradável” referiu um entusiasmado Daniel Elena. “É o nosso quinto título e de cada vez, a sensação de satisfação é intensa. Não olho para as estatísticas, retenho, sobretudo, o prazer de que desfrutamos no carro, o ambiente da equipa e a cumplicidade com o Seb.”
D. Sordo: “Com dez vitórias merecem amplamente o título”
“Estou verdadeiramente feliz pelo Sébastien e pelo ‘Danos'” comentou Dani Sordo. “Com dez vitórias este ano, eles merecem amplamente o título. Para o Marc e para mim, é uma honra fazer parte da mesma equipa. Falta um rali para o fim da época e vamos tentar conquistar os pontos necessários para levar a Citroën ao título de construtores e garantir o nosso terceiro lugar no campeonato de Pilotos.”
Sordo não terminou o Rali do Japão
A equipa espanhola não terminou o Rali do Japão. Depois do problema com o turbocompressor, a equipa pediu-lhe que abandonasse antes do pódio para que, como estipula o regulamento, possa estar em Cardiff, à partida do Rali de Gales com um motor novo.
O. Quesnel: “50 por cento dos nossos objectivos foram alcançados”
À saída do pódio, a emoção era visível na face de Oliver Quesnel, que celebrou o seu primeiro título aos comandos da Citroën Sport. “É uma sensação realmente muito agradável !” referiu com um largo sorriso o patrão da equipa. “Com o título de Sebastien e do Daniel, 50 por cento dos nossos objectivos foram alcançados. Depois de festejar como deve ser este resultado com toda a equipa Citroën Sport em Satory, iremos imediatamente concentrar-nos na última prova e apresentar-nos no País de Gales para tentar conquistar o primeiro lugar no Campeonato de Construtores. O talento dos nossos pilotos e a motivação da equipa serão preciosos argumentos.”
SÉBASTIEN LOEB & DANIEL ELENA
5º Título consecutivo de Campeões do Mundo de Ralis*
1º rali de Sébastien Loeb: Florival em 1997 (França)
1º rali de Daniel Elena : Bauxite em 1992 (como co-piloto)
Início de parceria : 1998
1º rali do Mundial : Catalunha 1999 com um Citroën Saxo Kit Car
Primeira Vitória no Mundial de Ralis: Alemanha 2002 num Citroën Xsara WRC
Ralis disputados no Mundial de Ralis: 112 dos quais 98 com um WRC (2 com um Toyota Corolla WRC, 66 com o Citroën Xsara WRC e 30 com o Citroën C4 WRC)
Pódios no Mundial de Ralis: 72
Vitórias no Mundial de Ralis: 46 (18 com o Citroën C4 WRC e 28 com o Citroën Xsara WRC)
Para informação: Marcus Grönholm 30, Carlos Sainz 26, Colin McRae 25, Petter Solberg 13, Mikko Hirvonen 6, Jari-Matti Latvala 1, François Duval 1)
Títulos no Mundial de Ralis: 5 (2004, 2005, 2006, 2007 e 2008) recorde absoluto
Maior número de vitórias numa época: 10 (2005 e 2008 (antes do Rali de Gales 2008), recorde absoluto
Maior número de vitórias consecutivas: 6 em 2005, recorde absoluto
Pódios consecutivos: 12 em 2005 e 2006
Recorde de vitórias: Alemanha (8 consecutivas), Córsega (4 consecutivas) e Monte Carlo (5 não consecutivas)
Sébastien Loeb foi o único piloto não nórdico a impor-se no Rali da Suécia (2004)
Relação de provas disputadas/vitórias no Mundial de Ralis: 46,9% (46 em 98 disputadas), recorde absoluto.
Relação de provas disputadas/pódios no Mundial de Ralis: 72,4% (71 em 98)
Para informação: Apenas Carlos Reutemmann, ex-piloto de F1, fez melhor ao terminar no pódio as duas provas que fez (Argentina em 1980 e 1985)
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI