Sébastien Loeb lidera o Rali de Portugal
Sébastien Loeb já lidera o Rali de Portugal depois duma segunda secção bastante emotiva, em que os dois primeiros classificados do Mundial e da prova portuguesa, se entregaram a uma luta sem quartel pela primeira posição. O finlandês da Ford ainda entrou a vencer em Tavira 2, mas Loeb reagiu e venceu as duas especiais seguintes, convertendo um atraso de seis segundos numa vantagem de 3.1s no final da primeira etapa da prova.
Gronholm aumentou a margem para seis segundos em Tavira 2, mas na especial seguinte Loeb reduziu-a para apenas 1.5s, com o francês a atingir a liderança provisória em São Brás de Alportel, ao ganhar mais 4.6 segundos ao finlandês, passando para o comando da prova.
Já Armindo Araújo é 13º, e tem feito uma etapa bastante cautelosa, colocando-se à margem de qualquer aramadilha. Não cometeu erros, e à sua frente estão classificados todos os grandes lobos do Mundial, pelo que, neste contexto, não será fácil subir posições.
FILME DA 1ª ETAPA
PE 2 – TAVIRA 1
1º M. Hirvonen, 14m07.5s; 2º M. Gronholm, a 2.0s; 3º P. Solberg, a 4.1s; 4º S. Loeb, a 5.1s; 5º D. Sordo, a 6.3s; 6º M. Stohl, a 17.8s; 7º D. Carlsson, a 17.8s; 8º T. Gardemeister, a 20.3s; 9º G. Galli, a 21.6s; 10º G. Wilks, a 22.0s (…) 14º A. Araújo, a 47.7s (…)19º B. Magalhães, a 1m11.7s
Gronholm mantém a liderança por 2,9 s apesar de ter partido a pára-brisas depois de um toque numa pedra. Loeb queixa-se da direcção pouco precisa depois de furar três vezes, mas da “mousse” e Sordo de falta de tracção. Latvala e Kopecky saem de estrada. Armindo deixa o motor ir abaixo num gancho e Wilson fura. Peres também perde tempo (5 minutos) com um furo. Fontes fica sem travões.
PE 3- SERRA DE TAVIRA 1
1º Marcus Gronholm, 16m30.1s; 2º Petter Solberg, a 4.5s; 3º Sébastien Loeb, a 6.4s; 4º M. Hirvonen , a 8.2s; 5º J. Latvala, a 9.8s; 6º D. Sordo, a 22.2s; 7º C. Atkinson, a 27.0s; 8º D. Carlsson, a 27.9s; 9º M. Stohl, a 29.5s; 10º G. Galli, a 31.5s; (…) 13º A. Araújo, a 45.8s; (…) 18º B. Magalhães, a 1m24.7s
Latvala queixa-se da má escolha de pneus. Gardemeister bate numa ponte e quase arranca roda. Armindo tem um furo e Ostberg dois. Wilks capotou e abandonou e Mikkelsen também deu toque. Madeira furou.
PE 4 – S. BRÁS DE ALPORTEL
1º S. Loeb, 11m24.3s; 2º M. Hirvonen, a 4.0s; 3º J. Latvala, a 8.6s; 4º P. Solberg, a 9.1s; 5º M. Gronholm, a 10.2s; 6º D. Sordo, a 15.2s; 7º M. Stohl, a 18.3s; 8º C. Atkinson, a 18.3s; 9º D. Carlsson, a 22.8s; 10º H. Solberg, a 25.5s; (…) 15º A. Araújo, a 50.1s (…) B. Magalhães, a 1m03.5s
Gronholm partiu um amortecedor. Atkinson queixa-se do mau equilíbrio do carro. Latvala tem problemas de caixa e deixa o motor “calar-se” no arranque. Galli furou. Ligeira saída de Armindo. Wilson fica sem intercomunicadores.
PE 5 – TAVIRA 2
1º M. Gronholm, 13m52.3s; 2º P. Solberg, a 0.5s; 3º S. Loeb, a 3.4s; 4º M. Hirvonen, a 3.4s; 5º D. Sordo, a 10.8s; 6º J. Latvala, 14.6s; 7º M. Stohl, a 19.6s; 8º C. Atkinson, a 20.0s; 9º H. Solberg, a 21.2s; 10º T. Gardemeister, 22.7s; (…) 13º A. Araújo, a 43.5s; (…) 17º B. Magalhães, a 1m30.7s
Hirvonen perde aderência no Focus em resultado da alteração de “set up” na assistência e Gardemeister também se queixa do mesmo mal com o Lancer a fazer constantemente “diferencial”. Wilson perde turbo. Magalhães parte a caixa e desiste, enquanto Peres segue-lhe o exemplo, mas por despiste.
PE 6 – SERRA DE TAVIRA 2
1º S. Loeb, 16m10.2s; 2º M. Gronholm, a 4.5s; 3º J. Latvala, a 9.3s; 4º M. Hirvonen, a 9.9s; 5º P. Solberg, a 13.4s; 6º D. Sordo, a 14.0s; 7º M. Stohl, a 22.9s; 8º C. Atkinson, a 23.1s; 9º D. Carlsson, a 27.3s; 10º T. Gardemeister, a 27.8s (…) 13º A. Araújo, a 46.5s; 19º J. P. Fontes, a 2m17.0s
Loeb confirma que não consegue andar mais depressa. Hirvonen já acusa desgaste excessivo de pneus. Solberg faz um pião e atrasa-se. Armindo tira 22 segundos ao tempo da primeira passagem!
PE 7 – S. BRÁS DE ALPORTEL
1º S. Loeb, 11m10.6s; 2º M. Gronholm, a 4.6s; 3º J. Latvala, a 12.8s; 4º M. Hirvonen, a 13.1s; 5º P. Solberg, a 16.1s; 6º D. Sordo, a 18.3s; 7º T. Gardemeister, a 23.8s; 8º M. Stohl, a 24.2s; 9º C. Atkinson, a 26.4s; 10º D. Carlsson, a 26.5s; (…) 13º A. Araújo, a 42.1s; (…)
Loeb termina a etapa à frente por 3,1 s de vantagem sobre Gronholm depois de um ataque “kamikaze” e Gronholm ter dificuldade em defender-se por já não “ter” pneus.
Classificação
1º Sébastien Loeb – Daniel Elena Citroen C4 WRC 1h25m39.0s
2º Marcus Gronholm – Timo Rautiainen Ford Focus RS WRC 06 a 3.1s
3º Mikko Hirvonen – Jarmo Lehtinen Ford Focus RS WRC 06 a 25.3s
4º Petter Solberg – Philip Mills Subaru Impreza WRC 2007 a 32.8s
5º Dani Sordo – Marc Marti Citroen C4 WRC 00:01:10.9
6º Jari-Matti Latvala – Miikka Anttila Ford Focus RS WRC 06 a 1m42.2s
7º Manfred Stohl – Ilka Minor Citroën Xsara WRC 00:02:01.0
8º Chris Atkinson – Glenn Macneall Subaru Impreza WRC 2007 a 2m12.2s
9º Daniel Carlsson – Denis Giraudet Citroën Xsara WRC a 2m19.4s
10º Toni Gardemeister – Jakke Honkanen Mitsubishi Lancer WRC a 2m28.8s
11º Henning Solberg – Cato Menkerud (Ford Focus RS WRC 06), a 2m42.3s; 12º Gian Luigi Galli – Giovanni Bernacchni (Citroën Xsara WRC), a 3m09.3s; 13º Armindo Araújo – Miguel Ramalho (Mitsubishi Lancer WRC), a 4m25.6s; 14º Matthew Wilson – Michael Orr (Ford Focus RS WRC 06), 5m06.1s; 15º Andreas Mikkelsen – Ola Floene (Ford Focus WRC 04), a 5m09.3s; 16º Gareth Machale – Paul Nagle (Ford Focus WRC 04), a 5m27.7s; 17º Urmo Aava – Kuldar Sikk (Suzuki Swift S1600), a 10:45.8s; 18º P-G Andersson – Jonas Andersson (Suzuki Swift S1600), a 11:20.7s; 19º Vítor Pascoal – Joaquim Duarte (Subaru Impreza WRX), a 13m13.6s; ; 20º Michal Kosciuszko – Maciek Szczepaniak (Suzuki Swift), a 13:19.8s; 21º Jozef Béres – Petr Starý (Renault Clio S1600), a 13m22.1s; 22º Rui Madeira – Nuno Silva (Mitsubishi Lancer EVO IX), a 13m25.0s; 23º Andrea Cortinovis – Flavio Zanella (Renault Clio), a 14m03.7s; 24º José Pedro Fontes – Fernando Prata (Fiat Punto S2000), a 14:07.9s; 25º Jaan Mölder – Katrin Becker (Suzuki Swift), a 14:49.8s; 26º Patrick Flodin – Maria Andersson (Subaru Impreza), a 14m51.5s
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI