Sébastien Loeb: «Há boas razões para estarmos optimistas»
Sébastien Loeb oteve no México a primeira vitória do novo Citroen C4 WRC em piso de terra. Para o piloto francês esta foi a 30ª vitória da sua carreira, e a certeza que após quatro provas o C4 é competitivo em vários tipos de terreno.
No final da terceira e última etapa do Rali do México 2007 toda a equipa Citroën pôde cantar a Marseillaise com a vitória do C4 WRC da dupla Sébastien Loeb/Daniel Elena. Dani Sordo e Marc Marti, no segundo Citroën, terminaram num excelente 4º lugar.
Com uma vantagem superior a um minuto sobre o seu adversário mais directo no final do segundo dia, Sébastien não precisou de correr riscos ao longo dos 62,06 km de especiais que compunham o programa do último dia. Em certos sectores percorridos pela terceira vez este fim-de-semana os pneus BFGoodrich dos C4 WRC foram severamente postos à prova, mas Sébastien e Daniel controlaram a corrida na perfeição, resultando numa vitória chave em termos de campeonato. Classificados na terceira posição no início do último dia, Dani Sordo e Marc Marti não conseguiram manter o ritmo, terminando por fim num sólido 4º lugar.
Durante o tradicional briefing Citroën Sport organizado antes da corrida, Guy Fréquelin definiu claramente os objectivos e traçou a via a tomar. ?Depois da nossa recente complicação na Noruega, temos forçosamente de conseguir um bom resultado aqui?, explicou às suas tropas. «Não será fácil. O rali do México é a primeira prova do nosso C4 WRC em superfície de terra e é uma corrida difícil de gerir. O calor, a rugosidade do terreno e inúmeras pedras esperam por nós. A altitude e a baixa pressão atmosférica implicam um arrefecimento do motor e dos travões menos eficaz? São muitas as dificuldades à partida para este evento».
Após um início de prova passado a encontrar o seu ritmo e a debater-se com as etapas iniciais ainda cobertas de gravilha solta, Sébastien Loeb agarrou a liderança a partir da SS5, antes de consolidar a sua vantagem com um total de quatro melhores tempos no segundo dia. «Estava ansioso por ver como o C4 WRC se comportaria em terreno solto», disse Sébastien no final. «As minhas recentes experiências na neve eram muito encorajadoras e não fiquei decepcionado aqui no México. O C4 WRC é rápido e eficiente e sinto-me muito confortável a conduzi-lo. É muito equilibrado, com menos sobreviragem e com grande potencial, seja qual for o perfil das etapas. Há boas razões para estarmos optimistas relativamente ao futuro, mas, como vimos aqui, não vai ser fácil. Para o Daniel e para mim, esta é a nossa 30º vitória mundial. Isso dá-nos imenso prazer, mas sobretudo estou contente com o nosso desempenho deste fim-de-semana e as perspectivas que deixa para os próximos ralis».
«Depois da maneira como decorreram os eventos de neve, vou estar sob uma grande pressão no México», admitiu Dani Sordo antes do arranque. «A melhor maneira de começar o fim-de-semana é assegurando um bom resultado na especial de abertura?. O espanhol conseguiu melhor que isso ao conseguir o melhor resultado no shakedown. Além disso, durante o resto do fim-de-semana a sua prestação esteve sempre à altura das expectativas da Citroën Sport. ?Ainda tenho de evoluir, mas sinto que progredi em terra. Podia ter terminado no terceiro lugar, mas durante as etapas do último dia resultaram em diferenças muito grandes, nomeadamente por causa da poeira no ar (SS17), e preferi contentar-me com o quarto lugar. Sinto-me cada vez mais confortável com o C4 e também me sinto mais confiante relativamente à minha capacidade?.
Com Sébastien Loeb a terminar no ponto mais alto do pódio e Dani a concluir a prova muito perto do terceiro lugar, Guy Fréquelin fez um balanço positivo da visita da equipa ao México. «Estou contente por termos assegurado a segunda vitória do C4 este ano. Era muito importante para interromper a recente tendência. Vencer a primeira prova de terra da viatura demonstra a qualidade do trabalho de toda a equipa Citroën Sport. Tinha esperanças que o C4 fosse competitivo e fiquei agradavelmente surpreendido. Os ralis de neve permitiram-nos melhor o carro, como demonstram os nossos sete melhores tempos deste fim-de-semana. Também gostaria de sublinhar a grande corrida do Dani. Assegurou-me do seu potencial e da sua capacidade de ser rápido sem cometer quaisquer erros».
Resultados – Rali do México 2007
1. S. Loeb/D. Elena Citroën C4 3h48m13,3s
2. M. Grönholm/T. Rautiainen Ford Focus +55,8s
3. M. Hirvonen/J. Lehtinen Ford Focus +1m27,7s
4. D. Sordo/M. Marti Citroën C4 +1m43,7s
5. C. Atkinson/G. McNeall Subaru Impreza +2m24,1s
6. M. Stohl/I. Minor Citroën Xsara +3m45,5s
7. JM. Latvala/M. Antilla Ford Focus +4m10,8s
8. M. Wilson/M. Orr Ford Focus +12m22,6s
9. H. Solberg/C. Menkerud Ford Focus +14m15,7s
10. M. Higgins/S. Martin Subaru Impreza +20m31,2s
Campeonato do Mundo de Ralis 2007 (após quatro provas):
Construtores:
1. Ford, 58 pts
2. Citroën, 43
3. Stobart, 19 pts
=3. Subaru, 19 pts
5. OMV Kronos, 17 pts
Pilotos:
1. M. Gronholm, 32 pts
2. Sebastien Loeb, 28 pts
3. M. Hirvonen, 26 pts
4. Dani Sordo, 13 pts
5. H. Solberg, 11 pts
6. C. Atkinson, 10 pts
7. P. Solberg, 8 pts
8. D. Carlsson, 6 pts
9. J. Latvala, 6 pts
10. T. Gardmeister, 5 pts
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI