Sébastien Loeb cinquentão?

Por a 11 Março 2009 07:24

Muitos acham o Rali de Chipre chato e lento, mas visto à distância, promete ser escaldante, até porque a prova encerra uma novidade há muito esquecida. As provas mistas, asfalto e terra. Lembram-se do tempo em que os Lancia 037 já iam na Póvoa e os Audi ainda na Freita? E na ‘descida’ os Audi no pódio do Estoril e os Lancia ainda em Coruche? Pois era assim…

Chipre explosivo

Três anos de abstinência não foram suficientes para afastar as recordações do Rali de Chipre: Em 2006, Dani Sordo caiu num buraco durante uma ligação; No ano anterior, François Duval e Mark Higgins viraram bombeiros quando os respectivos Xsara e Impreza foram consumidos pelas chamas; Em 2004, o calor derreteu a vitória da Peugeot, que alinhou com bombas de água ilegais nos seus carros; E em 2003 nove pilotos de fábrica perderam-se nas armadilhas da prova e engrossaram o preenchido livro de abandonos. Alguém acha que em 2009 o rali será monótono?

Asfalto a abrir

Com uma primeira etapa em asfalto, onde todos os pilotos do WRC e PWRC terão que usar pneus Pirelli de terra, e dois dias seguintes onde tudo voltará à normalidade, é fácil acreditar que as estratégias vão ser fundamentais na equação da vitória. Afastado está o cenário de um hipótético brilharete dos JWRC na primeira etapa pelo facto de poderem usar pneus de asfalto. Para evitar surpresas, a FIA decidiu que os S1600 que utilizem este tipo de pneus na ronda inaugural terão, depois, que os manter até final do rali. Opção impensável para um duas rodas motrizes, logo num terreno demolidor como as duas etapas finais do Rali de Chipre!

Teorias à parte, este será o rali onde Mikko Hirvonen deverá começar a recuperar a desvantagem de seis pontos para Sébastien Loeb, sob pena de atrasar-se em definitivo nas contas do título. Será fácil? Seguramente que não, tanto mais que o rival francês arranca com a motivação extra de poder chegar à meia centena de triunfos. Para além disso, Jari-Matti Latvala e Dani Sordo são dois ‘wild cards’ a ter debaixo de olho, principalmente o segundo homem da equipa Ford, que já provou ser um ‘osso duro de roer’ nos pisos de terra.

Infernal, mas menos

Tido como um evento tecnicamente muito exigente para as mecânicas, num constante desafio aos “intercoolers”, o Rali de Chipre poderá ser este ano disputado sob temperaturas mais amenas do que nas suas primeiras edições a contar para o Mundial. Mas que ninguém duvide: os enormes pedregulhos vão lá estar e mesmo com a Pirelli a produzir ‘pneus de ferro’, são esperadas muitas surpresas…

Rali de Chipre

Categorias    WRC, PWRC e JWRC

Base    Limassol

Piso    Misto (asfalto e terra)

Último vencedor (WRC) Sébastien Loeb, Citroen Xsara WRC (2006)

WRC à partida 12

Especial maior Anadiou (40,54 km)    

Especial menor Mylikouri (7,37 km)

Horário

Dia 1 (Sexta-feira, 13 de Março)

Partida    (Limassol)    06h00

PE 1 Panagia 1    07h23

PE 2 Mylikouri 1    08h21

PE 3 Gerakies 1    08h46

Assistência (Limassol)    10h21

PE 4 Panagia 2    12h34

PE 5 Mylikouri 2    13h32

PE 6 Gerakies 2    13h57

Assistência (Limassol)    15h35

Dia 2 (Sábado, 14 de Março)

Partida (Limassol)    05h00

PE 7 Anadiou Dam 1    06h43

PE 8 Pano Panagia    07h11

PE 9 Orkontas    09h13

Assistência (Limassol)    11h09

PE 10 Xyliatos    13h17

PE 11 Kourdali    14h20

Assistência (Limassol)    16h18

Dia 3 (Domingo, 15 de Março)

Partida (Limassol)    06h00

PE 12 Foini    07h18

PE 13 Anadiou    09h49

PE 14, Anadiou Dam 2    10h02

Assistência (Limassol)    12h00    

Nota: Hora portuguesa

Principais inscritos

WRC

Nº    Piloto/Navegador    Carro

1 Sébastien Loeb/Daniel Elena    Citroen C4 WRC

2 Dani Sordo/Marc Marti    Citroen C4 WRC

3 Mikko Hirvonen/Jari-Matti Latvala    Ford Focus RS WRC08

4 Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila    Ford Focus RS WRC08

5 Matthew Wilson/Scott Martin    Ford Focus RS WRC08

6 Henning Solberg/Cato Menkerud    Ford Focus RS WRC08

7 Evgeny Novikov/Dale Moscatt    Citroen C4 WRC

8 Conrad Rautenbach/Daniel Barritt    Citroen C4 WRC

9 Federico Villagra/Jorge Companc    Ford Focus RS WRC08

11 Petter Solberg/Phil Mills    Citroen Xsara

12 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia    Citroen C4 WRC

14 Al Qassimi/Michael Orr    Ford Focus WRC08

PWRC

133 Toshi Arai/Glenn Macneall    Subaru Impreza 2007

139 Simone Campadelli/Danilo Fappani    Mitsubishi Lancer Evo 9

146 Patrick Sandell/Emil Axelsson    Skoda Fabia S2000

144 Nasser Al-Attiyah/Giovanni Bernacchini    Subaru Impreza

147 Armindo Araújo/Miguel Ramalho    Mitsubishi Lancer Evo 9

JWRC

31 Aaron Burkart/Michale Koelbach    Suzuki Swift S1600

32 Michal Kosciuszko/Maciek Szczpaniak    Suzuki Swift S1600

38 Martin Prokop/Jan Tomanek    Citroen C2 S1600    

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado