S. Loeb: «Não há outra prova de asfalto como esta no WRC»
Uma coisa é certa, o resultado do Campeonato do Mundo de Ralis 2007 será decidido em território britânico e, muito possivelmente, durante a penúltima ronda do ano – a edição inaugural do Rali da Irlanda – para a qual a Citroën
inscreveu dois C4 WRC para Sébastien Loeb/Daniel Elena e Dani Sordo/Marc Martí.
Após a Noruega e Portugal, o rali irlandês é o terceiro e último evento estreante do calendário 2007 do WRC. A prova disputa-se perto da cidade de Sligo, na região noroeste da ilha e o percurso tem a particularidade de desenrolar-se em dois países: a República da Irlanda e o Ulster. O programa é composto por vinte sectores selectivos, repartidos por três etapas, sendo a primeira delas a maior do rali, com 168 quilómetros contra o relógio… praticamente metade da distância total do rali!
Desafio do asfalto irlandês é único
Para avaliar se a reputação das estradas asfaltadas irlandesas foi exagerada, a equipa Citroën Sport inscreveu um C4 WRC para Loeb e Elena no Donegal Rally. A combinação dos dados recolhidos nessa visita e a vontade da equipa de aperfeiçoar ainda mais a sua preparação para a 15ª ronda do campeonato de 2007 levou a Citroën a levar a cabo uma segunda simulação, desta feita no Cork Rally. Aqui, Loeb e Elena foram acompanhados por Sordo e Martí de modo a que a dupla espanhola tivesse oportunidade de se familiarizar também com o terreno.
Estes dois eventos permitiram à Citroën avaliar até que ponto o desafio irlandês promete ser “viril”. “Não existe mais nenhuma prova de asfalto como esta no WRC”, reconhece Sébastien Loeb. “As especiais na região de Sligo podem ser um pouco diferentes das que encontrámos no Donegal e no Cork, mas estamos à espera de encontrar troços muito rápidos, estreitos, com muitos solavancos e pontuados por grandes lombas. Este cocktail promete ser difícil de gerir, especialmente tendo em conta que temos imperativamente de vencer. Vai certamente ser uma corrida renhida, mas vamos dar tudo o que temos!”.
A análise de Sébastien Loeb é reflectida na de Dani Sordo: “Apesar do Cork Rally ter decorrido no sul da Irlanda, serviu para nos mostrar a especificidade das estradas Irlandesas. Foram uma grande surpresa para mim, especialmente em termos de aderência, que é muito reduzida mesmo em condições secas. Mal posso imaginar como será com chuva!” De facto, o comentário do piloto espanhol sublinha um factor que poderá muito bem desempenhar um papel muito importante este fim-de-semana.
A região em que o evento decorre é bastante vulnerável a frentes de humidade provenientes do Atlântico. “As especiais são atípicas e apresentam muitas potenciais armadilhas. A ocorrência de condições climatéricas adversas irão certamente torná-las ainda mais selectivas. Além disso, a chuva poderá tornar a escolha de pneus ainda mais complexa. Tudo indica que a edição inaugural do Rali da Irlanda não será nada fácil”, prevê Guy Fréquelin. “O resultado no Japão e o efeito que teve na situação do Campeonato de Pilotos, fizeram com que apreciasse ainda mais o facto de termos decidido preparar a nossa visita à Irlanda com tanto cuidado.
Para manterem as suas hipóteses de lutar pelo título, o Sébastien e o Daniel têm de vencer o rali. Entretanto, o Dani e o Marc vão mais uma vez fazer os possíveis para terminar entre os seus colegas de equipa e o Marcus Grönholm. O Citroën C4 tem sido imbatível no asfalto e espero que sejamos capazes de manter esse recorde neste terreno tão difícil. Na Citroën Sport estamos todos conscientes da dimensão do desafio que vamos enfrentar, mas não podíamos estar mais motivados…”
Citroen
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI