Renault Clio Rally 4, objectivo: tornar-se a nova referência na sua classe
O Renault Clio Rally 4 já foi homologado. Esta nova etapa abre caminho à estreia competitiva do mais recente carro da Renault, o que deve suceder nas próximas semanas. O carro beneficiou da experiência de pilotos como Stéphane Sarrazin, Bryan Bouffier, Jean-Sébastien Vigion e Manu Guigou, que foram testando o Clio desde à vários meses para cá, percorrendo mais de 5.000 quilómetros de testes de desenvolvimento.
O Renault Clio Rally 4 fez a sua primeira aparição pública como carro zero no Rally Monte-Carlo, e tendo base no Clio Rally 5, do qual ‘retira’ a carroçaria, os elementos de segurança que cumprem as normas mais recentes, os pedais, a coluna de direcção e a subestrutura, o Clio Rally 4 foi concebido para se tornar a nova referência na sua categoria. Não vai ter vida fácil, tal é a concorrência: Ford Fiesta Rally 4, que ainda não foi visto em Portugal, o novo Opel Corsa Rally 4, que é um Peugeot 208 Rally 4 com a carroçaria opel, e claro, já o referimos, o Peugeot 208 Rally4 que é o mais conhecido em Portugal, por motivos óbvios.
O departamento de competição da Renault dedicou especial atenção a todos os aspetos do desempenho. O motor de 4 cilindros 1330 cc TCe 16-válvulas foi amplamente retrabalhado com o desenvolvimento de um novo turbo, novos pistões, nova árvore de cames e novas bielas.
Ainda acoplado a uma caixa de velocidades SADEV, o bloco recebeu também uma atenção específica em relação à sua gama de binário e potência, tendo já antecipado a futura introdução de um limitador nos regulamentos técnicos do FIA Rally 4.
Outros componentes mecânicos também têm sido o foco da melhoria do desempenho e da fiabilidade. Clio Rally 4 vem com travões PFC e amortecedores ajustáveis de suspensão BOS, que se encontram na vanguarda da mais recente tecnologia.
Para Benoît Nogier, Diretor Comercial Racing da Renault: “Esta homologação recompensa o incrível trabalho que as nossas equipas investiram na concepção e desenvolvimento do Clio Rally 4. Estamos muito orgulhosos do nosso mais recente produto. Este carro foi concebido sem compromisso em termos de desempenho, segurança e diversão em todas as superfícies. O Clio Rally 4 tem um objectivo: tornar-se a nova referência na sua classe. O Clio Rally 4 cumpre perfeitamente as especificações que estabelecemos a nós próprios, tal como foi confirmado nos difíceis troços do Monte Carlo. O nosso próximo marco serão as primeiras entregas aos clientes, e a estreia competitiva nesta primavera. Já estamos a trabalhar em alguns projetos que mal podemos esperar para vos revelar”, disse.
Especificações do Clio Rally4
Chassis
- Base : Linha Clio RS
- Estrutura : Monobloco de aço soldado
- Eixo dianteiro : Pseudo McPherson
- Eixo traseiro : eixo H
- Suspensão : Bos Suspensão de três vias amortecedor regulável e paragem hidráulica
Motor
- Tipo : 1.3 TCe Renault – 4 cilindros – 16 válvulas
- Turbocompressor : Borg Warner – restritor de 30mm
- Refrigeração : derivado de produção
- Entrega de combustível : injecção directa
- Potência : 215hp
- Torque : 350Nm
- RPM máximo : 6,500
- Electronics : Corridas de Vida
- Combustível : norma SP98
Dimensões
- Comprimento – Largura – Altura (mm) : 4,050 – 1,988 – 1,400
- Pista Frente-Traseira (mm) : 1,500 – 1,490
- Distância entre eixos (mm) : 2,579
- Peso descarregado : 1,080kg
Transmissão
- Caixa Sadev sequencial de 5 velocidades + marcha-atrás
- Selector montado no chão com libertação electrónica inversa
- embraiagem Sachs
Rodas
- Rodas : 6×15 (Cascalho), 7×17 (Tarmac)
- Pneus : Michelin
Travões
- Travão dianteiro (Tarmac) : pinça PFC e disco- 330mm x 28mm
- Travão dianteiro (Cascalho) : Pinça e disco PFC – 294mm x 28mm
- Travão traseiro : PFC – Pinça PFC, disco – 260mm x 8mm
- Travão de mão hidráulico
- Célula de combustível FT3 homologada pela FIA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Copiar traduções! Electronics : Corridas de Vida??????????