Raymond Horgnies/Christophe Hayez com a vitória na mão
Ao largar de Viseu na primeira posição, a dupla belga cimentou a posição de comandante, ao longo do dia, como consequência do facto de ter sido a menos penalizada em cada uma das secções, não dando aos seus adversários a menor hipótese de contestarem a sua superioridade.
Ao penalizarem 47 s. nas passagens pelas Provas de Regularidade Absoluta (PRA) de Oliveira do Hospital (18,37 km), Coja 1 (13,94 km), Piódão (13,74 km), Vide (18,27 km), Coja 2 (13,94 km) e Mont’Alto 1 (1,88 km) contra os 68 s. de penalização dos espanhois Gustavo Martel/Nicolas Sanchez (Porsche 911 SC), que os antecederam no comando, os segundos menos penalizados, a equipa belga deu um importante passo rumo à vitória.
A situação repetir-se-ia na segunda secção, que incluía as passagens pelas PRS de Mont’Alto e Kartódromo de Leiria (1,80 km) e pelas PRA de Arganil (16,13 km), Pampilhosa (17,38 km), Góis (28,90 km), Oleiros (22,74 km) e Figueiró dos Vinhos (17,28 km) e na terceira que levou a caravana a passar pelas PRA de Montejunto (11,57 km) e pela dupla passagem por Lagoa Azul/Peninha (11,13 km) e Sintra (9,95 km), estas últimas presenciadas por milhares de espectadores que fizeram recordar as noites do passado.
Na derradeira secção a dupla belga penalizou 41 s. contra 45 s. de Reuter/Vandervost (Porsche 914-6) os segundos na secção. Desta forma Raymond Horgnies ficou com a vitória ao seu alcance já que não é crível que a derradeira especial, a PRS da Marina de Cascais, provoque uma “revolução” na tabela classificativa.
José Lareppe/Joseph Lambert (Opel Kadett GTE) conservaram o segundo lugar, com João Mexia Leitão/Nuno Sales Machado (Porsche 911 Carrera 2.7) a saltarem de nono para terceiro, depois de uma etapa em que estiveram sempre entre os menos penalizados, o que lhes deve garantir um lugar no pódio final, para além de serem a melhor equipa portuguesa.
Ricardo Alonso/Moisés Alvarez (Ford Escort Mk I RS 2000) subiram de sexto para quarto, enquanto Reuter, apesar da “boa noite” de Sintra, caia de terceiro para quinto, por ter tido uma má primeira secção.
Gustavo Martel, que chegou a passar pelo comando, saiu de Viseu em quarto, mas chegou ao Estoril em sétimo, fruto de uma penalização de estrada (133 s.), que o afastou da luta pela vitória. De assinalar, ainda, a subida de Paulo Grosso/Susana Cordeiro (Ford Escort MkI) ao “top ten” e ao segundo lugar entre as equipas portuguesas
Classificação geral, no final da 4.ª etapa:
1.º, Raymond Horgnies/Christophe Hayez (Porsche 911), 738,1 pontos; 2.º, José Lareppe/Joseph Lambert (Opel Kadett GTE), 899,3; 3.º, João Mexia Leitão/Nuno Sales Machado (Porsche 911 Carrera 2.7), 1 044,0; 4º, Ricardo Alonso/Moisés Alvarez (Ford Escort Mk I RS 2000), 1 050,5; 5.º, Reuter/Vandevoret (Porsche 914-6), 1 069,5; 6.º, Delhez/Gully (Ford Escort), 1 082,2; 7.º, Gustavo Martel/Nicolas Sanchez (Porsche 911 SC), 1 111,5; 8.º, Philippe Fucher/Frederic Cancel (Porsche 911 SC), 1 194,4; 9.º, Javier Cedron/Secundino Suarez (Lancia Fulvia Coupé Rallye), a 1212,0; 10.º, Paulo Grosso/Susana Cordeiro (Ford Escort Mk I), 1 287,9
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