Rallyspirit: A experiência de Mário Castro ao lado de Miki Biasion

Por a 23 Novembro 2016 13:13

Mário Castro, habitual navegador de Pedro Meireles, estreou-se no Rallyspirit ao lado de um Campeão… do Mundo, ao navegar Miki Biasion no Lancia 037 Rally. Falámos com ele relativamente à sua experiência…

AutoSport: Como foi navegar um piloto como o Miki Biasion e andar num carro com tanta história como o Lancia 037 Rally?

“Gostei bastante, foi uma experiência única, apesar de ter mais de 30 anos o carro é ainda muito rápido, até pensava inicialmente que fosse menos rápido, mas não é fácil de pilotar. É muito complicado, mais até nas zonas rápidas que nas zonas lentas, e eu pensava que ia ser ao contrário. Pensei que fosse mais lento em zonas sinuosas, por ser tração traseira, e escorregar muito, ou assim, mas não. Nas zonas rápidas é bem pior pois como não tem tanto peso à frente (o motor é atrás) a frente anda, literalmente aos saltos e por vezes vamos em reta e não sabemos bem por onde ‘aquilo’ se vai virar…

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AS: E a relação com o Miki Biasion?

O piloto dispensa apresentações. Surpreendeu-me, pois pensei que estivesse mais ‘enferrujado’. Logo no primeiro dia ele disse-me que ia andar devagar, e eu estava a contar que fossemos realmente andar um pouco mais devagar, mas a verdade é que ele ainda andou com um certo ‘apetite’…Até acabou por me confessar que o carro não dava para muito mais. Disse-me que era pouco mais do que isto que andávamos na altura. É o que eu digo, nem podemos cair no erro de comparar os carros, pois nada tem a ver, materiais de construção, travões, tudo é diferente, não tem nada a ver. Hoje em Citroen C2 R2 Max bem conduzido consegue ser mais rápido que este Lancia 037. Ele disse-me que dava para andar mais um bocadinho, mas não muito mais, até porque é complicado estragar um carro destes. Logicamente, no passado, quando andavam a lutar ao segundo era tudo o que o carro dava, mas ainda assim, agora, ele disse-me que não andámos muito longe…

AS: O que achaste do Miki Biasion como pessoa?

Dentro de aquilo que convivi com ele, é cinco estrelas. Muito bom trato, sempre bem disposto, recetivo a ideias, fiquei admirado alterações set up do carro, ele próprio perguntou-me o que achava, e eu sem saber, porque o carro é muito antigo e eu nunca tinha tido qualquer experiência com ele, passava-me ao lado, mas mesmo assim ele perguntava-me o que achava. Ele podia achar que ele é que sabia tudo, mas ainda assim não deixou de me perguntar e isso mostra bem quem é o Miki Biasion. Até nisso ele teve esse cuidado. O que achava o que não achava. Muito porreiro, já tinha essa ideia, e agora tive a confirmação. Nada de vedetismos. Sempre na dele, nada de manias, e recordo que ele foi bicampeão do mundo de ralis…

AS: Que carro era este Lancia 037 Rally?

É um carro oficial, foi dos primeiros 037, e na altura pilotado por Walter Rohrl em 1983. Este era ainda a primeira versão do Lancia 037 e tem uma grande particularidade. Basicamente o chassis são três partes a frente, o meio e a traseira, que se ligavam umas às outras e por isso o carro é muito mole. O Miki explicou-me que uma parte segura a frente, depois há a zona do cockpit e a parte do motor, o chassis não é como um todo, e isso faz com que o carro adorne muito pois todas as partes cedem. Em 1984 saiu uma segunda versão, que já tinha um chassis completo, braços de suspensão diferentes, muita coisa diferente, o chassis era um todo e esse, disse-me o Miki, já curvava muito melhor, era bem mais um carro de corrida. Apesar deste ser um carro original, este roll bar é muito fino e hoje em dia nem pode correr, pois a FIA não permite. Basicamente, esta é uma versão muito pré-histórica do carro. Foi um carro oficial, mas logo dos primeiros…

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AS: E quanto às sensações que tiveste?

Por incrível que pareça, nas zonas encadeadas não andava muito de lado, tem muita tendência a fugir de frente, tanto em travagem como em aceleração. Nunca houve grandes atravessadelas, o carro até me surpreendeu negativamente a curvar, a parte pior era nas curvas de maior apoio. E mesmo em reta, por vezes a 130-140 Km/hora, a frente abana, e ele tinha mesmo que aliviar o acelerador…

AS: E o motor?

O motor é bom, não impressiona, mas nota-se a potência, é muito progressivo, a potência não surge de forma explosiva, mas tem muita potência. De umas curvas para as outras, nota-se que tem que andar sempre num regime de rotação alto, senão ‘abafa’ um bocadinho, basicamente das 3000 rpm para cima, dá sempre um certo gozo…

AS: Ele falou do público?

“Ele gostou de ver tanto público. Reparou que estava muita gente, mas disse logo que isso para si não era nada surpreendente, e que sabíamos bem o que já tinha visto em Portugal. Portanto, nada que o surpreendesse. Se chegasse e não visse gente, é que iria ficar surpreendido… Mas destacou também o parque automóvel, pois este rali teve um grande plantel. Convém não esquecer que esta foi apenas a segunda edição de um rali que nunca se fez cá em Portugal, e aí a Xicane está de parabéns, ele realçou isso, o parque automóvel, organização e público. Disse-me que gostou bastante da prova.

AS: E a tua opinião?

“Eu também gostei do rali, há sempre coisas a melhorar e também já dei algumas ideias ao Pedro (Ortigão), de coisas que poderiam estar melhor, mas isso é normal todos os ralis têm coisas que podem ser melhoradas, nunca vai haver um rali perfeito. De um modo geral, numa pontuação de zero a dez dava-lhe claramente oito. Atendendo a que é a segunda edição do rali. O ano passado não tinha visto a prova, porque não estava cá, mas eu conheço bem o Pedro Ortigão, e pela equipa que organiza isto tem tudo para ter sucesso. É claramente em Portugal dos melhores a organizar este tipo de eventos. Acho que o Pedro Ortigão vai conseguir ter sucesso com esta prova…”

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