RallyLegend: Os carros e pilotos que fizeram história nos ralis
Parafraseando o título da série de televisão, bem se pode dizer que estivemos perante um “reviver do passado em San Marino”, num evento que constitui um verdadeiro regalo para os apaixonados de ralis. E não se pense que são só os mais velhos que se deslocam, já que uma multidão predominantemente jovem acorreu em massa, buscando as emoções das grandes máquinas de outrora, bem mais apaixonantes que os atuais WRC.
Tudo começou com o espírito de iniciativa de Vito Piarulli e do seu cunhado, Paolo Valli: “Gosto da modalidade desde pequeno e tenho acompanhado as principais provas um pouco por toda a Itália. Quando estes carros deixaram de participar, comecei a sonhar com um projeto em que reunisse esses modelos do antigamente e as glórias do passado. Curiosamente, nasceu em 2003 como uma edição única e a verdade é que já vamos na oitava…”, referiu Piarulli.
Vito é de Bolonha e tinha os contactos desportivos; já Paolo reside em San Marino e tinha acesso às autoridades que poderiam viabilizar este projeto. Da conjugação dos esforços destes dois elementos acabou por resultar um espetacular evento desportivo.
Como é do conhecimento geral, San Marino tem uma longa tradição no setor dos desportos motorizados e não terá sido difícil convencer as autoridades locais para apoiar o RallyLegend. Tendo começado como uma prova de regularidade, o evento acabou por se tornar num rali tradicional “por força do interesse dos espetadores, muito mais virados para acompanharem os grandes nomes que participavam na prova nos troços cronometrados.”
Tendo começado apenas com uma etapa de dia, o RallyLegend acabou por incluir também uma secção noturna, ampliando assim a hipótese dos adeptos conviverem de forma mais intensa com os seus ídolos.
Como se disputa o RallyLegend
A prova tem duas classificações distintas: uma reservada aos carros “Legend”, até 1993, com uma extensão a modelos com particular interesse histórico, e desde o ano passado outra para os WRC até 1999, que é um primeiro passo para a evolução que os organizadores pretendem dar à competição. Para 2011, é muito provável que surja também uma categoria para os kit cars. “A evolução dos carros de ralis é imparável e nós temos que contá-la”, acrescenta Piarulli.
A organização da prova limitou este ano o número de inscritos a 150 e teve 250 pedidos de toda a Europa de pilotos que queriam participar no evento: “Como a prova se disputa totalmente em estradas de San Marino e a República é muito pequena, temos de nos limitar a esse número por questões de segurança, o que nos permite também garantir uma certa qualidade ao evento.”
A prova começa na noite de uma sexta-feira, com duas provas disputadas por outras tantas vezes, num total de 21,16 quilómetros; no dia seguinte vai para a estrada a segunda etapa, com duas superespeciais numa zona industrial e mais quatro classificativas (duas repetidas), com 41,9 km ao cronómetro.
A Lancia foi, logicamente, a marca mais representada: alguns Stratos, vários S4, muitos 037, quase sem conta os Delta HF e Integrale. Mas entre os participantes tivemos ainda Talbot Lotus, Ford Sierra Cosworth e Escort, Toyota Celica GT-Four, Audi Quattro e S1, Fiat 131 Abarth, VW Golf GTI, Opel Manta 400 e Kadett GTE e tantos outros, num verdadeiro banho de nostalgia.
“Chegámos a um momento em que é difícil melhorar, pois temos vindo num crescendo rapidíssimo. Agora o objetivo passa por dar novos elementos de atração para o público, sobretudo na relação que tem com os pilotos e com os carros, tentando chegar ao seu imaginário, de forma a que continue a vir a San Marino”, conclui Piarulli.
E se pensarmos que os presentes pagam entre 5 e 30 euros e continuam a acorrer aos milhares, é porque o espetáculo compensa!
Fernando Petronilho San Marino
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI