Rallye Serras de Fafe: O arranque perfeito para um CPR de luxo

Por a 16 Fevereiro 2018 12:08

Vai amanhã para a estrada aquele que poderá ser um dos melhores campeonatos nacionais de ralis da história mais recente da competição. Em boa hora a FIA decidiu avançar com os carros da categoria R5, e agora, alguns anos depois da sua entrada em cena, eis que os diversos campeonatos nacionais, um pouco por todo o mundo, ganham cada vez mais notoriedade fruto do aumento do número de carros desta categoria.

E Portugal não é exceção, com o Rallye Serras de Fafe a apresentar uma lista – mesmo aceitando-se que deverá ser caso único, ou quase, face ao resto do campeonato – que é absolutamente notável, tanto ao nível da qualidade dos pilotos como das máquinas presentes em Fafe.

Na luta pela vitória podem estar nada mais nada menos que seis ou sete equipas, ainda que tudo isso neste momento seja uma incógnita. Tentar antever o que pode ser, em termos de andamentos este Serras de Fafe é uma tarefa complicada, já que, mais do que é normal, este ano há muitas incógnitas nesta complexa equação. A lista de inscritos inclui 85 equipas, já que a prova conta, para além do Campeonato de Portugal de Ralis, para a Taça FPAK e Regional Norte.

Voltando aos pilotos e equipas, o CPR conta este ano com uma grande novidade, o Team Hyundai Portugal, que levou para debaixo do seu chapéu o campeão nacional em título, Carlos Vieira e ‘patrocina’ o regresso de Armindo Araújo. O primeiro estreia-se com um novo carro, e o segundo, compete pela primeira vez após cinco anos. Qualquer um deles pode lutar pela vitória, mas como é lógico, o que vão andar face à concorrência é uma incógnita.

O vice-Campeão nacional, Pedro Meireles, está de regresso com o Skoda Fabia R5, e será (basta olhar para o palmarés do Rali Serras de Fafe) para perceber que vai estar na luta. O mesmo acontece com José Pedro Fontes, que depois de quase nove meses de ausência, não se sabe o ritmo que irá ter em Fafe, mas desconfiamos que vamos ter o ‘velho’ Zé Pedro Fontes a lutar pelo triunfo.

João Barros já revelou que não vai fazer a época toda, mas em Fafe, se não tiver problemas semelhantes aos que tanto o incomodaram nesta prova nos últimos anos vai andar bem, na luta pelo pódio, quiçá vitória. Miguel Barbosa é outro piloto que em condições normais terá menos hipóteses de lutar pelo triunfo, mas vai andar muito perto da frente, e pode aproveitar oportunidades que se lhe deparem.

Quanto a nós, o principal candidato a vencer em Fafe é Ricardo Moura. Com o seu competitivo Ford Fiesta R5 e apesar de não ter nos seus planos fazer todo o campeonato, não nos admiramos absolutamente nada que vença as duas primeiras primeiras provas do CPR 2018, e também por isso, como se percebe, há um leque enorme de pilotos que pode vencer esta prova e não há ninguém que consiga dizer com grande segurança quem. Por exemplo, Ricardo Teodósio, que depois de tanto tempo a ‘gritar’ por um bom carro e uma boa equipa, agora tem tusdo isso, e em condições normais, vai lutar pelos lugares da frente. É por isso não há melhor forma de começar um campeonato, do que partir para a prova com esta incerteza. É bom para os pilotos e equipa, mas também é bom para os adeptos… e imprensa.

De resto, o Rali Serras de Fafe tem ainda um conjunto de pilotos aos comandos de R5 que pode fazer brilharetes, é o caso de Manuel Castro, que, este mais mais adaptado ao seu Hyundai i20 R5, promete fazer ainda melhor, depois do ano passado, enquanto pode, ter andado bem. Joaquim Alves regressa após 10 meses sem ralis, devido ao acidente no Rali da Madeira. Está de volta para fazer melhor. Elias Barros regressa este ano para mais algumas provas, o mesmo se aplica a Diogo Salvi, Paulo Meireles anda sempre bem em Fafe, e apesar de não ter no Hyundai I20 R5 a mesma vantagem que tinha com o Skoda (afinações do seu irmão Pedro) pode fazer um bom rali. Destaque ainda para o regresso após mais de década e meia de José Carlos Macedo, que com Luís Lisboa ao lado, vai correr com um Ford Fiesta R5 da Speedy MotorSport. Muita curiosidade para ver o que é capaz aos 56 anos. Luís Costa Rocha (Ford Fiesta R5), Pedro Almeida (Skoda Fabia S2000), António Dias (Skoda Fabia R5), Nuno cardoso (Ford Fiesta R5), Daniel Alonso (Ford Fiesta R5), Alexander Villanueva (Skoda Fabia R5), Rúben Rodrigues (Citroen DS3 R5) e Harry Hunt (Citroen DS3 R5) completam o leque de pilotos para animar a festa.

Dos duas rodas motrizes falaremos em artigo à parte…

Horário

1ª Etapa – 1ª Secção e 2ªSecção

15H00 Partida Praça das Comunidades – Feira

15H00 Assistência Praça das Comunidades – Feira

15H42 PEC 1 Lameirinha 1

16H12 PEC 2 Luilhas 1

16H50 Fafe Street 1º Reconhecimento

17H15 Fafe Street 2º Reconhecimento

18H03 PEC 3 Lameirinha 2

18H33 PEC 4 Luilhas 2

19H17 Reagrupamento Praça das Comunidades

20H45 Assistência Praça das Comunidades – Feira

21H30 PEC 5A SE Fafe Street

21H45 PEC 5B SE Fafe Street

21H53 Assistência Praça das Comunidades – Feira

22H38 Parque Fechado Parque da Biblioteca

2ª Etapa – 1ª Secção e 2ªSecção

08H15 Partida Praça das Comunidades – Feira

08H18 Assistência Praça das Comunidades – Feira

09H00 PEC 6 Montim 1

09H33 PEC 7 Ruivães/Confurco 1

09H57 PEC 8 Gontim 1

10H32 Reagrupamento Praça das Comunidades – Feira

10H42 Parque de assistência Praça das Comunidades – Feira

11H39 PEC 9 Montim 2

12H12 PEC 10 Ruivães/Confurco 2

12H36 PEC 11 Gontim 2

13H11 Assistência Praça das Comunidades – Feira

13H31 Pódio/Parque Fechado Praça 25 de Abril/Avª 5 de Outubro

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
mindgamesracing
mindgamesracing
6 anos atrás

E o Teodósio???

mcrae
mcrae
6 anos atrás

Tal como na primeira lista de inscritos, o AS também se esqueceu do Ricardo Teodósio..

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado