Rali de Portugal: Faltam 27 dias – A dureza da nossa prova do Mundial de Ralis

Por a 24 Fevereiro 2011 19:13

O troço mais duro do rali, atualmente, será talvez o Vascão, um PE absolutamente incomparável em termos de dureza com qualquer um dos troços de Arganil, Lousã, Ponte de Lima, Cabreira, Marão ou Viseu. Os troços atuais do Rali de Portugal serão, talvez, um pouco mais duros que os de Fafe, mas incomparavelmente mais ‘soft’ que os realizados nas zonas atrás referidas.

O ano mais complicado para os concorrentes foi o de 1980, quando partiram 101 pilotos e terminaram apenas 16, ou seja 15,84 por cento. No top 10 da dureza no Rali de Portugal, encontramos nove provas das décadas de 70 e 80, e só existe uma única exceção, claro está, o ano de 2001, uma das provas mais difíceis de sempre, não só do Rali de Portugal, mas de toda a História do Mundial de Ralis. Nesse ano, partiram 93 concorrentes e chegaram ao fim 24…barcos. Felizmente no último dia o S. Pedro deu algumas tréguas e foi possível assistir quase sem guarda-chuva ao espetáculo proporcionado por Tommi Makkinen e Carlos Sainz.

Séc XX ‘duro’, Séc XXI ‘soft’

No polo aposto da dureza do Rali de Portugal, o Séc XXI, pois enquanto nos anos 70 e 80, as percentagens de concorrentes a atingir o final das provas não chegava aos 20 por cento, de 2000 para a frente, encontramos oito provas sempre com mais do dobro (em termos percentuais) de pilotos a chegar ao fim, sendo que no ano de 2007, a primeira prova depois do hiato no WRC, 76,25 por cento chegaram ao pódio final. Em 2009 a percentagem foi de 60,29 e 2010, 68,92 por cento. Sintomático!

Chove de dez em dez anos no Rali de Portugal

Aliás, há um dado curioso que remonta ao início dos anos 90, diz que só chove sério de dez em dez anos. Se assim for, preparem o guarda chuvas, pois em 1991 choveram canivetes durante todos os dias de prova a começar pela super-especial do Jamor, e dez anos depois em 2001, choveram…facas a começar pela super-especial de Baltar. Será que a regra prossegue este ano? Esperemos que não. Contudo, no Algarve, quem lá esteve, em 2006, recorda-se da forma como Armindo Araújo andou – e ganhou – na lama das Serras algarvias. Se alinharmos por “tendências”, a coincidência de termos vencedores portugueses no Rali de Portugal em 1986, 1996 (2003 e 2004 foi Armindo Araújo o vencedor, mas a prova estava a fazer um “retiro espiritual” em Trás-Os Montes) e 2006 (prova candidata ao WRC, a segunda no Algarve) isto ‘diz-nos’ que 2016 é um bom ano para esperar nova vitória portuguesa. Não será antes?

Os sinais emanados pelos responsáveis que dizem pretender devolver os ralis às suas raízes, permitem os adeptos terem esperanças de revisitar locais míticos dos ralis, e não só em Portugal. O Rali de Monte Carlo deu o primeiro passo, ainda que fora do WRC, mas há sinais claros que a pouco e pouco o ‘espartilho’ do caderno de encargos do WRC vai aligeirar, e aí talvez possamos ver provas como o Rali Safari novamente no Mundial. Muito poucos adeptos europeus terão ido ver a prova ao vivo, mas não deve haver um que não gostasse de ver esse rali no WRC…

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado