RALI DE PORTUGAL: ‘detalhe’ PE OURIQUE
O troço de Ourique tem este ano uma nova versão, e embora seja igual aos anos anteriores, até um pouco mais de metade do seu percurso. Já os últimos 10 km nunca foram utilizados. É uma especial que os adeptos identificam com facilidade, já que o ‘famoso’ salto que se pode ver no seguinte link: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/67669
, se bem que a organização não prevê qualquer zona espectáculo pois o local não tem acessos. É também o troço onde se vêem imensas fotos feitas num gancho à esquerda com casas por trás. Ver link: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/67751
Disputa-se na 6ª Feira, 3 de Abril, tem 23,42 km, e realiza-se às 10h15m (1ª passagem) e 15h00m (2ª passagem).
Conheça as Zonas espectáculo:
OURIQUE – ZE 2.1 (Cismalhas)
37º 26′ 04″ N – 08º 16′ 38″ O
Zona de grande visibilidade, com uma subida interessante e um planalto muito rápido, com colocação perfeita dos espectadores. Quem estiver na primeira parte da ZE1 consegue apenas ver parte da subida íngreme desde o lugar de Cimalhas até ao alto, antes dos concorrentes passarem mesmo à nossa frente. O público nesta parte consegue ver cerca de 500 metros de troço.
Na segunda parte da ZE a visão é melhor pois consegue-se ver a subida desde o lugar de Cismalhas, e ainda um pouco para além da ZE. Há ainda depois caso haja pó o rasto dos carros durante alguns quilómetros, pois este é um ponto alto. Consegue-se ver os carros durante 600/700 metros de troço nas imediações da ZE, desde que se esteja num ponto mais elevado.
Quanto ao estacionamento, a organização aconselha o uso de 4×4 mas, caso não chova muito, passa-se bem com carros normais desde que não demasiado baixos ou pesados.
Visibilidade – 3
Espectacularidade – 2
Acessos – 1
OURIQUE – ZE 2.2 (Medronheira)
37º 26′ 39″ N – 08º 15′ 27″ O
Zona de grande espectáculo, com um cruzamento a 90º seguido de uma descida muito rápida com um anfiteatro natural de grandes dimensões que permite uma grande comodidade aos espectadores.
Esta é uma ZE muito conhecida, quem estiver mesmo primeiro cuzamento, tem visão mais limitada, apenas do cruzamento de 90 graus à direita, mas é mais espectacular, pois os carros vêem muito depressa e a travagem para o cruzamento é digna de se ver, especialmente em WRCs.
Quanto à segunda parte da ZE, vê a descida toda a seguir ao cruzamento, muito rápido, e o fundo uma direita média rápida, seguida duma pequena recta e um gancho muito largo à esquerda, do qual só é possível ver a entrada, pois a saída já está tapada pelo talude, a não ser que o público esteja por cima, e aí vê tudo. Vá cedo e instale-se!
Quanto ao acesso a estrada é larga e boa, apesar de ser de terra. Há muito espaço para estacionar, mas convém inverter a marcha e ficar logo virado para a saída. Não lhe será permitido estacionar mal, porque este acesso é uma saída de emergência e a GNR irá controlar o estacionamento.
Visibilidade – 2.3
Espectacularidade – 3
Acessos – 2
OURIQUE – ZE 3 (Prox. da A2)
37º 26′ 56″ N – 08º 13′ 23″ O
Com a A2 como cenário de fundo, esta zona espectáculo acaba por ter duas áreas diferentes: na primeira, os concorrentes, acabados de passar sobre a auto-estrada, atacam uma curva muito rápida para a esquerda, seguida de um topo que dá acesso a uma zona mais estreita. Depois, a segunda área é rápida e estreita, com uma direita e duas esquerdas bastante interessantes. É, contudo, uma zona muito rápida e algo desinteressante, com muito topos que tapam a visibilidade. Se ficar num ponto mais alto será bem mais engraçado.
Visibilidade – 2.4
Espectacularidade – 3
Acessos – 2
OURIQUE – ZE 2.4 (Montinho de Góis)
37º 26′ 49″ N – 08º 12′ 56″ O
Zona a descer, com um cruzamento em gancho à direita. Visibilidade curta no interior da curva, melhora quando o espectador se colocar do lado exterior, ainda que fique mais longe da acção. Quem estiver na zona exterior do gancho (na estrada de acesso) vê a aproximação do gancho e ainda toda a parte depois. Quem estiver na elevação do interior vê o gancho e ainda parte do percurso que se segue. O acesso para estas duas zonas é cinco estrelas! A primeira parte, a partir de Santa-Clara-a-Nova é em asfalto, e quando entrar em terra, sinta ‘um’ Loeb, já que está no troço de Santa Clara que se realiza na segunda etapa, mas ao contrário. Aproveite apra ficar a saber parte do que os pilotos vão encontrar no dia seguinte, mas ao contrário!
Visibilidade – 1
Espectacularidade – 1
Acessos – 2
OURIQUE – ZE 2.5 (Fontainhas)
37º 24′ 99″ N – 08º 14′ 92″ O
Área de grande visibilidade, que corre igualmente perto da A2, com uma subida interessante que termina numa sequência esquerda-direita para asfalto que dá acesso ao túnel que passa sob a auto-estrada, num local que promete um excelente espectáculo. Quanto ao acesso é em alcatrão com duas faixas não deve haver grandes problemas com trânsito.
Visibilidade – 2
Espectacularidade – 3
Acessos – 3
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