RALI DE PORTUGAL: ‘detalhe’ PE MALHÃO
O troço do Malhão é completamente novo até ao quilómetro 9,30. Inicia-se numa zona muito larga, e 500 metros depois, num cruzamento vira à esquerda para uma zona mais estreita, sinuosa, mas ainda assim rápida. Começa a subir, sendo a especial realizada quase sempre na ‘crista’ da montanha, serpenteando serra fora. Um pouco mais tarde entra na autêntica auto-estrada que é a estrada que liga o Zambujal e S.Barnabé, numa zona onde os pilotos se deliciam com a condução, já que a estrada é muito larga. É nesta zona que se acede ao conhecido gancho à direita, a subir, numa das zonas mais interessantes de todo o rali. A partir do gancho da ZE 4, volta a ficar mais estreito, e assim se mantém até final.
A especial disputa-se na 6ª Feira, 3 de Abril, tem 22,04 km, e realiza-se às 11h55m (1ª passagem) e 16h40m (2ª passagem).
Conheça as Zonas espectáculo:
MALHÃO – ZE 4.1 (Águas Frias de Baixo 1)
37º 19′ 02″ N – 08º 13′ 36″ O
Poucos metros volvidos sobre o arranque para a classificativa surge a primeira zona de espectáculo, numa estrada larga e com gravilha, muito rápida, para o ataque a uma curva à esquerda em cruzamento de 90º que promete bastante espectáculo, uma vez que os concorrentes chegam muito depressa à travagem. A zona não tem, no entanto, muita visibilidade. Para quem se lembra, e por lá esteve, foi a ZE1 do troço algarvio do Dakar 2006. Vê-se pouco, mas tem a vantagem de ser muito espectacular, pois os carros fazem a curva a “varrer”. O acesso é em terra, mas a estrada é larga e não deve haver grandes problemas para estacionar.
Visibilidade – 3 Espectacularidade – 2 Acessos – 2
MALHÃO – ZE 4.2 (São Barnabé 1)
37º 20′ 37″ N – 08º 11′ 01″ O
Zona verdadeiramente espectacular, em que é possível observar a evolução dos concorrentes ao longo de quase um quilómetro de troço: primeiro numa descida com muita condução mas algo distante dos espectadores; depois e já perto dos adeptos, os carros entram numa zona a subir, que termina num cruzamento em gancho para a direita. Esta zona deve ser realmente a melhor ZE de todo o rali. Vê-se cerca de 1.5km de troço antes dos carros passarem junto do público. A estrada vai contornando a montanha. Depois há ainda a possibilidade de se ver outras partes do troço pois o público está numa zona muito alta. O acesso é que é não é tão bom, pois a estrada é estreita, numa zona muito acidentada e em terra.
Visibilidade – 3 Espectacularidade – 3 Acessos – 2
MALHÃO – ZE 4.3 (Águas Frias de Baixo 2)
37º 20′ 07″ N – 08º 09′ 38″ O
Trata-se de uma zona que tem na visibilidade o seu ponto forte, sobretudo pelo que os espectadores podem observar depois dos carros passarem pelo local onde eles se encontram. Aí estamos a falar de um sector pouco interessante em termos de condução. Mas depois a vista é deliciosa, já que se pode ver os carros durante bastante tempo na estrada Zambujal-São Barnabé.
O acesso deve ser um pouco complicado. Se para os 4×4 não deve haver qualquer problema, para os outros veículos depende do tempo. Com chuva e lama não arrisque muito, pois a estrada sobe muito desde o vale, é quase em linha recta e algo inclinada.
Visibilidade – 3 Espectacularidade – 2 Acessos – 2
MALHÃO – ZE 4.4 (São Barnabé 2)
37º 20′ 40″ N – 08º 09′ 46″ O
Local muito interessante a subir, com uma aproximação muito rápida, de grande condução, e uma travagem fortíssima para um gancho à direita, a partir do qual a estrada estreita. Esta zona é bem conhecida, aqui é bem conhecida, aqui fica o video :
http://www.youtube.com/watch?v=FcXLVBb9pNE&feature=related
O acesso deve ser um pouco complicado. Se para os 4×4 não deve haver qualquer problema, para os outros veículos depende do tempo. Com chuva e lama não arrisque muito, pois a estrada sobe muito desde o vale, é quase em linha recta e algo inclinada. –” Apagar, isto é da ZE3.
Visibilidade – 3 Espectacularidade – 3 Acessos – 2
MALHÃO – ZE 4.5 (Corvais)
37º 20′ 02″ N – 08º 05′ 53″ O
Zona estreita entre árvores, que termina num cruzamento em gancho para a direita, com pouca visibilidade e a prometer pouco espectáculo em termos de condução. É uma zona pouco interessante. O acesso é feito por uma estrada estreita, numa zona montanhosa.
Visibilidade – 1 Espectacularidade – 1 Acessos – 2
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