RALI DE PORTUGAL: ‘detalhe’ PE MALHÃO

Por a 18 Março 2009 15:26

O troço do Malhão é completamente novo até ao quilómetro 9,30. Inicia-se numa zona muito larga, e 500 metros depois, num cruzamento vira à esquerda para uma zona mais estreita, sinuosa, mas ainda assim rápida. Começa a subir, sendo a especial realizada quase sempre na ‘crista’ da montanha, serpenteando serra fora. Um pouco mais tarde entra na autêntica auto-estrada que é a estrada que liga o Zambujal e S.Barnabé, numa zona onde os pilotos se deliciam com a condução, já que a estrada é muito larga. É nesta zona que se acede ao conhecido gancho à direita, a subir, numa das zonas mais interessantes de todo o rali. A partir do gancho da ZE 4, volta a ficar mais estreito, e assim se mantém até final.

A especial disputa-se na 6ª Feira, 3 de Abril, tem 22,04 km, e realiza-se às 11h55m (1ª passagem) e 16h40m (2ª passagem).

Conheça as Zonas espectáculo:

MALHÃO – ZE 4.1 (Águas Frias de Baixo 1)

37º 19′ 02″ N – 08º 13′ 36″ O

Poucos metros volvidos sobre o arranque para a classificativa surge a primeira zona de espectáculo, numa estrada larga e com gravilha, muito rápida, para o ataque a uma curva à esquerda em cruzamento de 90º que promete bastante espectáculo, uma vez que os concorrentes chegam muito depressa à travagem. A zona não tem, no entanto, muita visibilidade. Para quem se lembra, e por lá esteve, foi a ZE1 do troço algarvio do Dakar 2006. Vê-se pouco, mas tem a vantagem de ser muito espectacular, pois os carros fazem a curva a “varrer”. O acesso é em terra, mas a estrada é larga e não deve haver grandes problemas para estacionar.

Visibilidade – 3 Espectacularidade – 2 Acessos – 2

MALHÃO – ZE 4.2 (São Barnabé 1)

37º 20′ 37″ N – 08º 11′ 01″ O

Zona verdadeiramente espectacular, em que é possível observar a evolução dos concorrentes ao longo de quase um quilómetro de troço: primeiro numa descida com muita condução mas algo distante dos espectadores; depois e já perto dos adeptos, os carros entram numa zona a subir, que termina num cruzamento em gancho para a direita.  Esta zona deve ser realmente a melhor ZE de todo o rali. Vê-se cerca de 1.5km de troço antes dos carros passarem junto do público. A estrada vai contornando a montanha. Depois há ainda a possibilidade de se ver outras partes do troço pois o público está numa zona muito alta. O acesso é que é não é tão bom, pois a estrada é estreita, numa zona muito acidentada e em terra.

Visibilidade – 3 Espectacularidade – 3 Acessos – 2

MALHÃO – ZE 4.3 (Águas Frias de Baixo 2)

37º 20′ 07″ N – 08º 09′ 38″ O

Trata-se de uma zona que tem na visibilidade o seu ponto forte, sobretudo pelo que os espectadores podem observar depois dos carros passarem pelo local onde eles se encontram. Aí estamos a falar de um sector pouco interessante em termos de condução. Mas depois a vista é deliciosa, já que se pode ver os carros durante bastante tempo na estrada Zambujal-São Barnabé.

O acesso deve ser um pouco complicado. Se para os 4×4 não deve haver qualquer problema, para os outros veículos depende do tempo. Com chuva e lama não arrisque muito, pois a estrada sobe muito desde o vale, é quase em linha recta e algo inclinada.

Visibilidade – 3 Espectacularidade – 2 Acessos – 2

MALHÃO – ZE 4.4 (São Barnabé 2)

37º 20′ 40″ N – 08º 09′ 46″ O

Local muito interessante a subir, com uma aproximação muito rápida, de grande condução, e uma travagem fortíssima para um gancho à direita, a partir do qual a estrada estreita. Esta zona é bem conhecida, aqui é bem conhecida, aqui fica o video :

http://www.youtube.com/watch?v=FcXLVBb9pNE&feature=related

O acesso deve ser um pouco complicado. Se para os 4×4 não deve haver qualquer problema, para os outros veículos depende do tempo. Com chuva e lama não arrisque muito, pois a estrada sobe muito desde o vale, é quase em linha recta e algo inclinada. –” Apagar, isto é da ZE3.

Visibilidade – 3 Espectacularidade – 3 Acessos – 2

MALHÃO – ZE 4.5 (Corvais)

37º 20′ 02″ N – 08º 05′ 53″ O

Zona estreita entre árvores, que termina num cruzamento em gancho para a direita, com pouca visibilidade e a prometer pouco espectáculo em termos de condução. É uma zona pouco interessante. O acesso é feito por uma estrada estreita, numa zona montanhosa.

Visibilidade – 1 Espectacularidade – 1 Acessos – 2

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado