Rali de Montelongo abre a época do Open de Ralis
O cenário repete-se todos os anos: ainda nem passaram dois meses desde a última prova do Open de Ralis e a nova época já aí está, com um calendário que volta a apresentar 10 provas e uma estrutura, no mínimo, discutível.
Como se não bastasse a dimensão do campeonato – que alguns pilotos afirmam ser apenas uma forma de a Federação atribuir provas a 10 dos seus associados -, também não é lógico tão curto espaço de tempo entre o final de uma época e o início da seguinte, sobretudo numa conjuntura económica em que a viabilização de projetos se torna cada vez mais difícil.
O Open de Ralis estende-se durante nada menos de 10 meses, tendo duas provas no derradeiro mês de competição, mas um interregno de seis semanas entre os ralis de Cerveira (7-8 de maio) e Arganil (17-18 junho), além da tradicional paragem de quase três meses entre junho e setembro alegadamente devido às épocas de férias e de fogos florestais. A contrapartida é que os pilotos podem optar por apenas seis provas (mesmo que um concorrente faça todo o campeonato só contam os seis melhores resultados), incluindo um mínimo de duas e o máximo de três pontuações em ralis de terra.
Inscritos em declínio
Desde a renovação operada pelo agora retirado Mex Machado dos Santos, o Open de Ralis tinha vindo a contrariar a tendência generalizada de redução do número de inscritos nos ralis nacionais. Porém, a lista provisória da primeira prova, o Rali de Montelongo, apresenta apenas dois terços dos inscritos do ano passado – foram 64 em 2010, estão previstos 47 este ano -, tendo o organizador Demoporto prolongado as inscrições até dois dias antes do rali:
“Sim, o campeonato deveria começar mais tarde”, aponta Carlos Cruz, responsável do clube portuense. “Nem que fossem quinze dias. Na semana de Natal e de Ano Novo as oficinas estão praticamente paradas e os pilotos têm pouco tempo para obterem respostas de patrocinadores. Se adiarmos o início do campeonato haverá sempre pilotos a queixarem-se que tiveram pouco tempo, mas pelo menos teríamos outra legitimidade. Até em termos de organização é complicado montar uma prova tão cedo no ano. Felizmente, temos tido sempre o apoio da Câmara Municipal de Fafe mas as respostas de potenciais patrocinadores quase nunca chegam a tempo.”
Em termos desportivos, a lista provisória de Montelongo não inclui qualquer nome ‘consagrado’ como Fernando Peres, Ricardo Teodósio ou até o atual campeão Manuel Coutinho. No asfalto de Fafe estarão os Mitsubishi Lancer de Luís Mota, Renato Pita, Diogo Salvi, André Mota, que deverão ter a oposição de alguns carros de tração dianteira, como Saxo Kit-Car de Jorge Santos, o VW Golf Kit Car de André Cabeças ou mesmo do Peugeot 206 GTI em que se estreia Gil Antunes. Ainda assim, pouco, muito pouco para um campeonato que até aqui tinha conseguido passar ao lado da crise e onde até os Clássicos perderam a expressão de outros tempos.
Entretanto, já foi disponibilizada a lista de inscritos da prova de abertura do Open de Ralis 2011, o Rali de Montelongo, que tem 47 concorrentes.
CALENDÁRIO OPEN
DATA RALI ORGANIZADOR PISO
14-15 Janeiro Montelongo Demoporto Asfalto
12-13 Fevereiro Barcelos Clube Aut. Minho Asfalto
12-13 Março Rota do Medronho Escuderia Castelo Branco Asfalto
8-9 Abril Vidreiro Clube Aut. Marinha Grande Asfalto
7-8 Maio Vila Nova Cerveira Targa Clube Asfalto
17-18 Junho Arganil Clube Aut. Centro Terra
10-11 Setembro Gondomar Gondomar Aut. Sport Terra
8-9 Outubro Loulé Clube Aut. Algarve Terra
5-6 Novembro Monção Clube Aventura Minho Terra
26-27 Novembro Vila Real Clube Aut. Vila Real Asfalto
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