Rali de Guimarães com 120 km de troços e nova especial em São Torcato
A terceira edição do Rali Cidade de Guimarães foi hoje apresentada no Salão Nobre da Câmara Municipal local. A prova organizada pelo Targa Clube, em conjunto com a autarquia minhota, disputa-se a 10 e 11 de abril e será a segunda ronda do Campeonato Nacional de Ralis (e primeira em asfalto), pontuando também para o Campeonato FPAK Norte.
A principal novidade é a criação de uma classificativa na vila de São Torcato, para intercalar com as quatro especiais que passam pela Montanha da Penha, evitando assim o interregno que no ano passado provocou algum descontentamente entre os pilotos. A (muito) popular super especial noturna no centro da cidade, disputada na sexta-feira, também terá ligeiras alterações no percurso.
No sábado, dia 11, os pilotos vão percorrer novamente cinco especiais, todas situadas na zona norte do concelho. Rota das Cutelarias, a primeira classificativa de sábado, foi profundamente reformulada, tendo agora mais quilómetros e um início completamente diferente, desta vez em Souto Santa Maria. Já a especial da Citânia de Briteiros terá um início diferente e uma grande alteração a meio do seu percurso.
À tarde, o pelotão dirige-se para o troço de São Torcato, que se realiza em várias estradas municipais. As quatro especiais da Montanha da Penha não sofrem grandes alterações, esperando-se novamente grande afluência de público nesta zona.
O Multiusos de Guimarães, onde estarão o parque de assistência, parque fechado e secretariado, continua a ser o centro nevrálgico do rali, que também mantém a chegada e cerimónia do pódio no emblemático Largo do Toural.
Na cerimónia desta segunda-feira estiveram presentes Fernando Batista, presidente do Targa Clube, Amadeu Portilha, vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Manuel Mello Breyner, presidente da FPAK, e os representantes da GNR, PSP e bombeiros locais.
Autarquia mantém aposta
“Penso que a cidade já provou que gosta de desporto automóvel e o rali de 2014 foi um sucesso absoluto em termos de número de espectadores e emoção em prova. Não me lembro de um rali em Portugal com um final daqueles”, referiu Amadeu Portilha, aludindo à vitória de Pedro Meireles no ano passado por 0,3s sobre Ricardo Moura. “Este ano vamos fazer algumas alterações mas estou convencido que voltaremos a ter um evento de excelência. Além disso, o Rali de Guimarães será uma espécie de ‘aquecimento’ para o Rali de Portugal, que como sabem terá a sua cerimónia oficial de arranque em Guimarães”.
Por seu turno, Fernando Batista lembrou que “este é o 46º ano consecutivo em que o Targa Clube organiza uma prova no Campeonato Nacional de Ralis. Há todo um legado que queremos manter, apesar das naturais dificuldades que as organizações enfrentam nos dias de hoje. Peço a todos os pilotos, adeptos, jornalistas e demais intervenientes que nos ajudem a promover e defender a prova. Com o apoio das pessoas de Guimarães, penso que voltaremos a montar um rali que dignifica a cidade e o desporto automóvel”, referiu o líder do clube portuense.
RALI DE GUIMÃRES 2015
SEXTA-FEIRA, 10 DE ABRIL
1ª Etapa – 1ª Secção
PE 1 – SUPER ESPECIAL CIDADE DE GUIMARÃES. 2,00 Km
SÁBADO, 11 DE ABRIL
2ª Etapa – 1ª Secção
PE 2 – ROTA DAS CUTELARIAS 1 – 10,20 Km
PE 3 – CITANIA DE BRITEIROS 1 – 16,00 km
PE 4 – ROTA DAS CUTELARIAS 2 – 10,20 Km
PE 5 – CITÂNIA DE BRITEIROS 2 – 16,00 km
PE 6 – ROTA DAS CUTELARIAS 3 – 10,20 km
2ª Etapa – 2ª Secção
PE 7 – SERRA DA PENHA 1 – 13,52 km
PE 8 – SÃO TORCATO 1 – 7,60 km
PE 9 – SANTUÁRIO DA PENHA 1 – 6,85 km
PE 10 – SERRA DA PENHA 2 – 13,52 km
PE 11 – SÃO TORCATO 2 – 7,60 km
PE 12 – SANTUÁRIO DA PENHA 2 – 6,85 km
Percurso total da prova: 302,06 km
Percurso cronometrado: 120,42 km
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI