Rali da Suécia com cinco pilotos em luta pelo triunfo
Na verdade, aquilo que parecia uma batalha restrita a dois pilotos – Ostberg e Hirvonen – acabou por se transformar numa grande batalha, com a aproximação tardia de Petter Solberg, Jari-Matti Latvala (que terminou o dia com uma jogada tática) e, após uma grande recuperação, Sébastien Ogier. Todos estes separados por 14,8 segundos!
Depois de ter chegado à liderança no final da ronda de passagens matinais, Hirvonen tentou ganhar o máximo de tempo possível a Ostberg. No entanto, o seu plano acabou por não dar os frutos desejados quando na 13ª especial um pião fê-lo perder segundos preciosos, ao ter de andar um pouco para trás em busca de um local para inverter a marcha. “Torna tudo mais excitante agora, certo?”, dizia Hirvonen no final da 13ª especial. O finlandês estava correto, mas haveria muito mais por que ficar ansioso.
Assim, com a segunda etapa quase concluída – falta apenas a super-especial de Karlstadt, que pouco deverá alterar – Hirvonen lidera mas sabe que a sua tarefa amanhã a abrir os troços não será fácil, ainda para mais com apenas 7,5 segundos de vantagem sobre Ostberg.
“Se amanhã os pisos estiverem assim e se eu for o primeiro na estrada não terei a mínima hipótese. Se for o primeiro na estrada, o máximo que posso fazer é atacar a fundo”, rfeferia Hirvonen no final da 15ª especial.
Ostberg espera, precisamente, por mais dificuldades de Hirvonen para poder tentar recuperar a liderança que lhe pertenceu no final da primeira etapa, mas também sabe que qualquer erro significará que os pilotos que estão atrás de si o poderão passar. Isto porque a apenas 2,4 segundos atrás de si está Petter Solberg, com o Citroën DS3 WRC.
O piloto norueguês tem sido um dos mais consistentes ao longo de toda esta segunda etapa, tendo ganho mesmo duas das especiais de hoje e está agora de olhos postos na liderança. No entanto, há ainda uma outra situação a ter em conta que pode alterar a estratégia de toda a gente: Solberg foi penalizado em dez segundos por ter chegado atrasado a um controlo, mas apelou dessa decisão, justificando que se viu preso no tráfego. Ora, caso a sua penalização seja anulada, Solberg passará para primeiro…
Aposta tática de Latvala e recuperação de Ogier
Pouco atrás, a apenas 1,9 segundos, está o Ford de Jari-Matti Latvala. O outro finlandês da equipa oficial da Ford abrandou o seu ritmo nos metros finais da última especial do dia, de forma a procurar uma melhor posição de saída para amanhã, mas não terá ficado satisfeito com o facto de ter caído para trás de Solberg.
“Não sabia qual era a melhor solução, nem qual será a melhor posição na estrada amanhã. Espero conseguir vencer este rali mas não será fácil”, afirmou aos microfones da World Rally Radio. Igualmente fulgurante foi a recuperação de Sébastien Ogier, que passou da simples luta pelo sexto lugar (antes do abandono de Henning Solberg) à batalha pelo comando.
“Foi um dia quase perfeito, o carro estava muito bem e estou confiante com o carro”, afirmou Ogier, acrescentando que o dia de “amanhã será renhido”.
Ao contrário do que tem sido habitual nestes últimos anos, a luta pela vitória não conta desta feita com Sébastien Loeb. O piloto francês da Citroën voltou a ser acometido por mais um furo e viu a sua recuperação uma vez mais interrompida. No entanto, pertence a Loeb o maior numero de triunfos em especiais no dia de hoje: quatro. O sexto lugar da geral é seu e conta neste momento com larga vantagem sobre Kimi Raikkonen, cada vez mais adaptado ao seu DS3 WRC e a protagonizar uma recuperação paulatina. O quarto melhor tempo na derradeira especial do dia é disso um exemplo, dando assim razão aos elogios do seu navegador que ontem havia elogiado os progressos de Raikkonen ao volante.
Per-Gunnar Andersson desceu para o oitavo lugar, depois de se ver a braços (literalmente) com problemas na direção assistida do seu carro, e encontra-se à frente de Patrik Sandell e Matthew Wilson.
1. M. HIRVONEN 2:33:16.2
2. M. ØSTBERG +7.5
3. P. SOLBERG +9.9
4. J. LATVALA +11.8
5. S. OGIER +14.8
6. S. LOEB +1:41.5
7. K. RÄIKKONEN +5:03.0
8. P. ANDERSSON +5:31.0
9. P. SANDELL +7:41.5
10. M. WILSON +7:41.9
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI