Rali da Irlanda estreia-se a abrir o WRC
Após um ano de interregno, por força do sistema de rotatividade, o Rali da Irlanda volta a ter lugar no cenário do Mundial de Ralis. E fá-lo logo com honras de abertura, numa prova que volta a ter o seu centro nevrálgico na cidade de Sligo. Com especiais estreitas de asfalto escorregadio, irregular e com frequentes desníveis, a que acresce ainda, este ano, a possibilidade de existir gelo ou neve no alcatrão, não restam dúvidas que o palco para a primeira prova do ano tem tudo para lançar os dados para um campeonato que se prevê emotivo q.b. Ou… talvez não!
É que tratando-se de um rali de asfalto, não é ainda um barómetro perfeito para aferir o equilíbrio de forças entre Citroen e Ford ao longo do ano ou não fosse esse o terreno perfeito para Sébastien Loeb dar mais um dos seus recitais de condução e justificar os seus cinco títulos contra…nenhum dos seus principais adversários!
Pontos a reter Na Irlanda
– Pela primeira vez o Mundial de Ralis começa na Irlanda. Por se tratar de uma ronda de asfalto, Loeb assume claro favoritismo, mais não fosse porque venceu e convenceu na última edição da prova a contar para o Mundial, disputada há dois anos.
– Sordo, colega de equipa de Loeb, aposta em fazer frente ao penta-Campeão, mas, em condições normais, não deverá ser melhor do que segundo.
– Com desvantagem teórica no asfalto, Hirvonen e Latvala não deverão ter andamento pelo menos para Loeb. Ainda assim, na parte final do campeonato de 2008 ambos os pilotos mostraram estar mais rápidos no alcatrão pelo que uma surpresa não está totalmente fora do âmbito das projecções.
– Ogier e Atkinson poderão ser os grandes “outsiders” no que toca à luta pelos lugares do pódio, aproveitando as potencialidades do C4. Ao contrário, Henning Solberg (Focus), Wilson (Focus) e Aava (C4) e Rautenbach (C4) poderão experimentar dificuldades acrescidas num terreno que está longe de ser o seu favorito.
– As previsões atmosféricas dão conta da possibilidade da queda de neve pelo que se as estradas se tornarem “brancas” ou houver gelo no asfalto, as escolhas de pneus poderão ser decisivas. A Pirelli está preparada para fornecer pneus de neve, em caso de necessidade.
– O JWRC também arranca na Irlanda e o tradicional “braço-de-ferro” entre a Suzuki e a Citroen irá manter-se. Mas adivinha-se que Burkart (Suzuki Swift) e Prokop (Citroen C2), por força da sua maior experiência possam decidir as coisas entre si. Debaixo de grande expectativa decorrerá a estreia da Proton no Mundial com McShea ao volante.
Números e factos
250.000 espectadores terão presenciado o Rali da Irlanda na sua primeira edição “mundialista”, de acordo com dados oficiais avançados pelos organizadores. Segundo a mesma fonte, isso gerou uma receita de 48 milhões de euros para a economia da região, número justificados também pela audiência televisiva que a prova obteve e que contabilizada em 180 países ou seja, por 62 milhões de pessoas.
9 é o número máximo de classificativas ganhas por um piloto desde que a prova conta para o Mundial de Ralis. O feito foi conseguido por Sébastien Loeb na única edição pontuável para o WRC ou seja, em 2007. Nesse ano, Sordo conseguiu triunfar em quatro especiais, Hirvonen e Latvala em duas cada um e Solberg, Gronholm e Atkinson registaram um melhor tempo.
3 foi o número de vezes que o Mundial de Ralis não se iniciou com o Rali de Monte Carlo até arrancar, este ano, no Rali da Irlanda. A primeira vez aconteceu logo em 1984 com a oitava edição do Tap Rali de Portugal, depois em 1987 na era da transição dos Grupo B para os Grupo A e, finalmente, em 1996 (na primeira vez que a rotatividade das provas se tornou efectiva) quando o Rali da Suécia abriu a temporada.
8 foi o número de vezes que o vencedor da prova de abertura se sagrou no mesmo ano Campeão do Mundo desde que o Mundial de Pilotos foi criado em 1979. O primeiro piloto a fazê-lo foi Walter Rohrl, em 1980 e depois em 1982, num exemplo que só voltou a ser seguido nos anos de 1996 e 1999 por Tommi Makinen e em 2004, 2005, 2007 e 2008 por Sébastien Loeb.
Programa do Rali da Irlanda
Piso: Asfalto Tempo: Chuva Dist. Total: 1407,68 km
Dia 1:
6ª feira, 30 de Janeiro
Especial 164,57 km
Ligação 477,97 km
Total 642,54 km
Partida Sligo 07h25
1 Glenboy 1 08h13
2 Cavan 1 09h01
3 Aughnasheelan 1 09h42
Assistência (Sligo) 11h24
4 Glenboy 2 13h02
5 Cavan 2 13h50
6 Aughnasheelan 2 14h31
Assistência (Sligo) 16h36
7 Murley 18h54
8 Fardross 19h39
Assistência (Sligo) 21h39
Dia 2:
Sábado, 31 de Janeiro
Especial 133,46 km
Ligação 382,30 km
Total 515,76 km
Partida/Assistência Sligo 06h25
9 Sloughan Glen 1 08h13
10 Ballinamallard 1 09h06
11 Tempo 1 09h49
Assistência (Sligo) 11h54
12 Sloughan Glen 2 13h57
13 Ballinamallard 2 14h50
14 Tempo 2 15h33
Assistência (Sligo) 17h18
Dia 3:
Domingo, 1 de Fevereiro
Especial 68,91 km
Ligação 180,47 km
Total 249,38 km
Partida/Assistência (Sligo) 07h40
15 Geevagh 08h35
16 Arigna 09h00
17 Lough Gill 09h51
Assistência (Sligo) 10h21
18 Donegal Bay 12h09
19 Donegal Town 13h10
Chegada/Assistência 14h30
Vencedor anterior
2007 Sébastien Loeb – Daniel Elena Citroen C4 WRC 3h01m39,2s
Principais inscritos nesta prova
WRC
Piloto/Navegador – Marca
1 Sébastien Loeb/Daniel Elena Citroen C4 WRC
2 Daniel Sordo/Marc Marti Citroen C4 WRC
3 Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen Ford Focus RS WRC08
4 Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila Ford Focus RS WRC08
5 Urmo Aava/Kuldar Sikk Citroen C4 WRC
6 Henning Solberg/Cato Menkerud Ford Focus RS WRC08
7 Chris Atkinson/Stéphane Prevot Citroen C4 WRC
8 Conrad Rautenbach/David Senior Citroen C4 WRC
9 Khalid Al Qassimi/Michael Orr Ford Focus RS WRC08
11 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia Citroen C4 WRC
16 Matthew Wilson/Scott Martin Ford Focus RS WRC08
17 Eamonn Boland/Damien Morrissey Subaru Impreza WRC
18 Gareth McHale/Brian Murphy Ford Focus WRC
JWRC
31 Aaron Burkart/Michael Kölbach Suzuki Swift S1600
33 Simone Bertolotti/Luca Celestini Suzuki Swift S1600
35 Yoann Bonato/Benjamin Boulloud Suzuki Swift Sport
36 Hans Weijs/Bjorn de Gandt Citroen C2 S1600
38 Martin Prokop/Jan Tománek Citroen C2 S1600
61 Niall McShea/Marshall Clarke Protono Satria Neo S2000
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