Rali da Finlândia sem Ouninpohjaa?
Ouninpohjaa! Para muitos, deverá querer dizer muito pouco, ou talvez nada! Mas para a maioria dos amantes dos ralis, é um nome que ouvem bastantes vezes, quase sempre pelos melhores motivos, pois é uma das habituais especiais do Rali da Finlândia, e aquela onde se anda mais depressa…e salta mais alto, num troço que pela primeira vez em muitos anos deverá ficar de fora do WRC em 2008.
Há quem lhe chame o “tobogã”, pois mais parece uma “montanha-russa”, e foi é lá que se asssistem aos mais longos saltos de todo o Mundial de Ralis. O recorde, de acordo com a medição duma publicação finlandesa pertence a Markko Martin, que em 2003 saltou 57 metros, distância que em 2008, pelo menos, não deverá ser batida, já que está praticamente confirmada a ausência da prova deste ano.
É mais uma das especiais míticas que o WRC perde, a juntar a Arganil, Fafe, e outras menos conhecidas dos portugueses, no Rali de monte Carlo e Córsega. Com este caminho, o que nos reserva o futuro do Mundial de Ralis?
O ano passado surgiu a dúvida se o recorde do salto mais longo seria desta especial ou do famoso salto da Pedra Sentada em Fafe, mas o AutoSport foi medir o salto de Armin Schwarz, recorrendo a imagens televisivas, primeiro e medindo no terreno o local onde aterrou o Skoda do alemão, e mediu…50 metros. Um pouco aquém do valor adiantado pelos finlandeses. Se está correcto ou não o recorde, dificilmente saberemos…
// 464){
var ratio;
fwidth=464;
if(fwidth>fheight){
ratio=fwidth/fheight;
}else{
ratio=fheight/fwidth;
}
height=Math.ceil(fwidth*ratio);
}
var ran_number=Math.floor(Math.random()*10000);
if( “40526” != “” ){
ran_number += “_” + “40526”;
}
var idplayer=”playerDiv”+ran_number;
var mplayer = “movie_player”+ran_number;
jQuery(‘#st_tag_flash_detalhe40526’).append(‘
var flashvars = {};
var params = {
“allowScriptAccess”:”always”};
var attributes = {};
jQuery(‘#st_tag_flash_detalhe40526’).css(
{
‘width’:fwidth,
‘height’:fheight
}
)
swfobject.embedSWF(pathfinal, idplayer, fwidth, fheight, “9.0.0”,null, flashvars, params, attributes);
}
// ]]>
// 464){
var ratio;
fwidth=464;
if(fwidth>fheight){
ratio=fwidth/fheight;
}else{
ratio=fheight/fwidth;
}
height=Math.ceil(fwidth*ratio);
}
var ran_number=Math.floor(Math.random()*10000);
if( “40526” != “” ){
ran_number += “_” + “40526”;
}
var idplayer=”playerDiv”+ran_number;
var mplayer = “movie_player”+ran_number;
jQuery(‘#st_tag_flash_detalhe40526’).append(‘
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI