Rali da Finlândia: A terceira dimensão dos ralis
É que grande parte do tempo os carros andam no ar e é certo e sabido que sempre que isso acontece a equipa está a perder tempo devido à falta de tracção. E é aqui que está o segredo das vitórias. Por isso, Mikko Hirvonen, Sébastien Loeb, Jari-Matti Latvala e até Daniel Sordo sabem que, na nona prova do campeonato, ‘voar’ demasiado alto pode ser espectacular, mas não é seguramente a melhor maneira de ‘tratar por tu’ o cronómetro e, consequentemente, de tentar chegar à vitória.
Apesar disso, é bem provável que a prova (uma das três que disputa ininterruptamente desde o inicio do WRC) se possa decidir pelas habituais manobras estratégicas dos pilotos que abrem a estrada no primeiro e segundo dias de prova.
De resto, a 59ª edição da prova, também conhecida por ‘Rali dos 1000 Saltos’, tem tudo para ser uma das mais rápidas do Mundial ou não tivesse sido em território finlandês que se registou a segunda média mais alta de uma prova do Campeonato do Mundo. Foi em 2004, quando Marcus Gronholm ‘voou’ a 122,62 km/h. Mais rápido só o Rali da Argentina de 1983 que Hannu Mikkola cumpriu à média de 123,50 km/h. É também por isto que, numa prova como esta, só há duas palavras no vocabulário dos pilotos: “a fundo!”.
Mikko Hirvonen defende ‘pontinho’
Mikko Hirvonen é o principal favorito à vitória no Rali da Finlândia, por jogar em casa, mas vai ter em Sébastien Loeb um adversário de – muito – respeito. O finlandês parte apenas com um ponto de vantagem sobre Loeb e será o primeiro na estrada, o que lhe poderá trazer ligeira desvantagem no primeiro dia, mas vantagem se não terminar à frente a primeira ‘etapa’.
Jari-Matti Latvala divide o favoritismo com Hirvonen, mas a pressão que está sujeito depois daquela ‘burrada’ na Polónia, está sob ‘pena suspensa’ dentro da equipa, que não lhe vai admitir novo falhanço clamoroso. O ideal para Latvala e a maneira perfeita de se ‘limpar’ junto de Malcolm Wilson era ser…segundo, atrás de Hirvonen. Nada que possa ser muito estranho de suceder.
Após a vitória de 2008 (a primeira na Finlândia), Sébastien Loeb também pode aspirar ao triunfo, mas a hiper-motivação de Hirvonen vai torná-lo num adversário muito difícil de bater. Nas Marcas, mesmo que a Citroen não pontue, sairá sempre da Finlândia à frente da competição, e na pior das hipóteses, com um ponto de vantagem sobre a Ford.
Entre os ‘outsiders’, Evgeny Novikov poderá voltar a mostrar-se muito rápido, num rali onde Petter Solberg terá mais dificuldades para acompanhar os C4 com o velho Xsara, pois se há uma coisa que é importante na Finlândia é a potência. A Munchi’s inscreve três carros pela primeira vez este ano (Villagra, Rantanen e Therman em estreia). No Grupo N, estarão à partida 18 Mitsubishi Lancer, 14 Subaru Impreza e quatro S2000 (um Fabia, dois Punto e um 207).
HORÁRIO*
Quinta-feira, 30 Julho – Dia 1
Partida – Jyvaskyla Paviljonki 17h00
PE 1 – Killeri 1 17h45
Chegada – Jyvaskyla Paviljonki 18h15
Sexta-feira, 1 de Agosto – Dia 1
Partida – Jyvaskyla Paviljonki 04h00
PE 2 – Jukojarvi 1 05h38
PE 3 – Kruununpera 1 06h11
PE 4 – Mokkipera 1 06h59
PE 5 – Palsankyla 1 07h46
Assistência – Paviljonki 09h09
PE 6 – Jukojarvi 2 11h02
PE 7 – Kruununpera 2 11h35
PE 8 – Mokkipera 2 12h23
PE 9 – Palsankyla 2 13h10
Assistência – Paviljonki 14h20
PE 10 – Killeri 2 18h00
Parque Fechado – Paviljonki 18h00
Sábado, 2 de Agosto – Dia 2
Partida/Assistência – Paviljonki 04h15
PE 11 – Leustu 1 05h13
PE 12 – Himos 1 06h02
PE 13 – Surkee 1 07h25
Assistência – Paviljonki 08h24
PE 14 – Leusu 2 09h37
PE 15 – Himos 2 10h26
PE 16 – Surkee 2 11h49
Assistência – Paviljonki 12h48
PE 17 – Urria 14h11
PE 18 – Kavala 15h19
PE 19 – Vaarinmaja 15h52
Assistência – Paviljonki 17h57
Domingo, 3 de Agosto – Dia 3
Partida – Paviljonki 05h30
PE 20 – Hannula 06h58
PE 21 – Myhinpaa 1 07h39
PE 22 – Myhinpaa 2 09h32
PE 23 – Ruuhimaki 11h03
Assistência – Paviljonki 11h51
* Hora portuguesa.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI