Rali da Catalunha ‘misto em 2010

Por a 13 Setembro 2010 16:09

Os organizadores do Rali da Catalunha já divulgaram detalhes da sua prova que irá para a estrada entre 21 e 24 de Outubro, que terá grandes novidades, já que passará a ser um rali misto.

Nas especiais do primeiro dia de prova o piso é misto, sendo que dos 136 quilómetros cronometrados na sexta-feira, 73 por cento serão em terra com os 27 por cento restantes em asfalto. O desafio superfície mista irá forçar as equipas a iniciar a prova com as configurações de terra nos seus carros e as alterações de suspensão, travões e pneus serão feitas no final do primeiro dia, já que os restantes dias serão integralmente em asfalto.

“Nós somos e queremos continuar a ser um rali de asfalto, mas decidimos incluir um dia misto, que empresta ao rali um novo conceito, tanto para os espetadores como para a imprensa.”, explicou Barfull Aman do RallyRACC.

“O Rali de Chipre de 2009 foi o primeiro a introduzir um dia de asfalto e terra e nós estamos a fazer o contrário, ou seja, incluindo troços de terra num rali de asfalto. Em Chipre todos os carros foram equipados com suspensões de terra e pneus durante todo o rali enquanto na nossa prova haverá uma clara divisão entre esses dois tipos de soluções para os carros, que muito naturalmente terão de ser reconfigurados no final do primeiro dia, com os mecânicos a alterarem os carros de terra para asfalto, num trabalho que merece a pena ser visto ao vivo. “, referiu.

Pelo sexto ano consecutivo, as especiais basear-se-ão na zona de Tarragona e Costa Daurada, com a assistência na cidade de Salou, no parque temático de PortAventura. Cada um dos três dias de prova compreende um ‘loop’ de especiais a ser percorrido de uma vez pela manhã e depois repetida no período da tarde.

Na sexta-feira a abertura compreende três especiais, começando com ‘Terra Alta (35 km) que começa em terra, continua em asfalto, volta ao cascalho e termina novamente em asfalto. ‘La Ribera d’Ebre “vai oferecer 15 km com uma superfície de puro cascalho, enquanto’ Les Garrigues (18 km), vai misturar ambas as superfícies, começando e terminando em terra, com uma secção central de asfalto.

Sábado tem três troços que foram utilizados em 2009: ‘Santa Marina’ (26 km); ‘La Mussurá (20km) e “Riudecanyes (16 km). O terceiro dia e final, no domingo vai incluir a mais longa especial do rali (El Priorat, 42 km) e o menor (La Serra d’Almos, 4 km), ambos corridos em 2009.

Para ajudar as equipas a preparar-se para o desafio de superfície mista, o shakedown foi mudado de modo a partir numa estrada de terra com um quilómetro e mudando pouco depois para uma superfície em terra, com cerca de dois quilómetros.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado