“Quero ficar na Ford depois de 2009”
“Lideramos o Rali de Gales/Grã-Bretanha praticamente desde a primeira tarde até à última manhã. Mas, depois, fomos batidos pelo Sr. Loeb nos dois últimos troços. Desculpem lá! O melhor ganhou e não é à toa que ele é o melhor. Mas este será um rali para se falar durante muito tempo. Desde logo, porque os organizadores tiveram que tomar algumas decisões difíceis, principalmente quando se viram na obrigação de cancelar a maior parte dos troços no primeiro dia. Havia demasiado gelo, num rali prometia ser diferente. Um rali com gelo e sem pregos! Eu gosto de ralis com gelo, mas só quando temos os pneus correctos. Por outras palavras, tudo o que podemos fazer nessas ocasiões é andar mais devagar e manter o carro a todo o custo na estrada. Aliás guiar sem pregos no gelo é uma questão de arte. O truque é conduzir com duas rodas na estrada e duas fora dela. Isso significa ter mais aderência nas rodas interiores, mas, por outro isso aumenta os riscos de furar devido às pedras nas bermas. Portanto, é um jogo habilidoso. Pode-se ganhar muito tempo jogando-o, mas também se pode ficar, num ápice, fora do rali.”
“Obviamente que começamos o rali com enorme expectativa e queríamos saber como os nossos amigos da Citroen entrariam no rali. Tinha a impressão que o Ford é, provavelmente, melhor sucedido nas condições em que se disputava o rali, mas, a verdade é que também a Citroen não precisava de arriscar nada e nós tínhamos que arriscar tudo! Tudo o que eles tinham que fazer era chegar ao fim. Sem duvida que seria difícil para todos, mas o Sébastien Loeb descobriu quão difícil estavam os troços mais cedo que nós depois de sair de estrada nos reconhecimentos. Já me tinha acontecido o mesmo na Suécia de 2004 portanto não me fiquei a rir. É do tipo de coisas que até a um um penta Campeão podem acontecer.”
“Depois do Sébastien Ogier ter tido problemas de caixa de velocidades e ter perdido o comando, fiquei apto a manter a liderança da prova sobre o Loeb até ele saltar para a frente no final do rali. Acho que ele foi sensível, tal como eu fui, ao não querer ser o primeiro carro na estrada. Também me disse que não estava com a sua habitual confiança no estado em que estavam os troços. De facto, entre ser o primeiro e o segundo piloto na estrada a diferença não é abismal. Ainda assim, quem parte à frente tem, claro está, uma desvantagem porque tem mais possibilidades de encontrar uma placa de gelo e não pode também verificar os pontos de travagem do adversário. Por exemplo, no sábado, tivemos um momento aflitivo quando batemos num talude macio, precisamente o mesmo que o Sébastien bateu logo a seguir. E até brincámos a dizer que a culpa do toque dele foi minha pois ele vinha a seguir os meus rastos!”
“A temporada chegou agora ao fim. Pensava que estando numa das principais equipas oficiais a minha evolução ia ser gradual e que íamos ser consistentes. Mas não foi bem assim. Foi mais uma temporada de altos e baixos. Depois de uma época negra em Agosto quando cometemos vários erros durante três ralis, tudo começou a melhorar outra vez e fiquei contente por estar apto a melhorar a minha velocidade. Mas as melhores notícias vieram mesmo quando podemos anunciar que a Ford se manteria no Mundial no próximo campeonato. E eu quero ficar na Ford depois de 2009, mas teremos que ver o que irá acontecer.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI