Quatro condenados por mortes no Rali Sprint de Guimarães
Já lá vão seis anos, mas foi hoje conhecida a decisão de primeira instância. O Tribunal de Guimarães condenou quatro elementos do Motor Clube de Guimarães, organizador do Rali Sprint de Guimarães 2014, no qual perderam a vida a três pessoas, fruto do acidente de Hélder Macedo e Marco Mota, dupla do Renault Clio que saiu de estrada. O processo tinha seis arguidos, que estavam acusados de três crimes de homicídio por negligência.
Eduardo Crespo, presidente do Motor Clube de Guimarães, foi condenado a 26 meses de prisão, com pena suspensa por igual período. João Mendes, José Salgado e José Sousa, pertencentes também à organização da prova foram condenados a 22 meses também de pena suspensa, pela co-autoria.
O Tribunal atribuiu culpa aos organizadores, devido “a falta de um plano de segurança que salvaguardasse os espectadores e as áreas de segurança para a assistência”, mas diz ainda que “houve culpa das vítimas”, alegando que se colocaram “num local perigoso”. Neste contexto, o tribunal decidiu que para efeitos de indemnização, 70% da culpa é atribuída à organização e 30% é atribuída às vítimas.
Em declarações ao JN, o advogado de Joaquim Maia, queixoso, que perdeu a mulher e o filho no acidente quando assistiam à prova, anunciou pretender recorrer da decisão, devido ao facto do tribunal ter concluído que os espectadores também são culpados do acidente
O mecânico do Renault Clio, Daniel Silva, foi absolvido por falta de provas que comprovassem o conhecimento de deficiências técnicas no carro, não ficando também provado que o despiste se tenha dado devido a essas deficiências.
Relembre-se que o piloto Hélder Macedo e o copiloto Marco Mota não foram pronunciados, já que o juiz de instrução entendeu que o acidente tinha resultado das alterações feitas no carro, algo que não ficou provado neste julgamento.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI