Q&A com Ricardo Teodósio: O que mais me surpreendeu? O motor!”
O que achaste do Toyota Yaris GR RZ?
“O carro é muito engraçado, é um tração às quatro rodas, comporta-se muito bem, não podemos deixar de lembrar que é um carro de troféu, e há coisas que podem ainda evoluir para que o carro fique ainda melhor, mas o carro é muito, muito fácil de conduzir, muito honesto, para onde vai, funciona muito bem.”
O que te surpreendeu mais no carro?
“O motor! Como é que um motor pequeno de três cilindros consegue ir buscar 261 cv no carro do dia dia (ndr, o Toyota GR Yaris) este do troféu tem mais uns ‘pozinhos’, 265 cv, mas é muito ‘honesto’ faz tudo o que nós lhe dizemos para fazer, o travão de mão trabalha muito bem, o carro é mesmo muito engraçado de conduzir”
E quanto ao binário?
“É impressionante, tens motor aí às 2.800 rpm e mantém-se assim quase até às 5.000 rpm, o motor é muito elástico vai até às seis mil e tal rpm sempre a andar com uma força muito interessante. O pico do torque começa a descer antes das 5.000 rpm, mas o motor continua sempre a andar.”
E quanto à agilidade do carro?
“O carro é muito ágil, mas neste troço que tivemos, o piso é muito arenoso, solto e o carro patina muito, e não se tira tanto prazer como se fosse um troço a sério, com estrada mais dura, aí acredito que o carro seria ainda mais divertido de conduzir o carro…”
Achas que podem estar a andar logo atrás dos Rally2?
“Eu penso que sim! Em asfalto são cerca de 2.5s/Km mais lentos que os Rally2, mas acho que para troféu de iniciação é mesmo muito bom e penso que é uma muito boa base de trabalho”