Pirelli apresentou pneus de Inverno

Por a 22 Janeiro 2008 10:40

Os pneus Pirelli para este ano, foram apresentados publicamente, pela primeira vez, no evento de lançamento do WRC 2008. Há dois tipos de pneus de Inverno denominados “Sottozero” (para temperaturas negativas), e que serão utilizados somente num único evento este ano: um no Rali de Monte Carlo e o outro na Suécia.

Apesar de estarem baptizados com o mesmo nome, destinam-se a superfícies bem diferentes, onde o único ponto comum será a temperatura negativa. O primeiro denomina-se “Sottozero Snow” e foi desenhado para o Rali de Monte Carlo, enquanto o “Sottozero Ice” será utilizado no Rali da Suécia.

O pneu de neve é baseado no pneu Pirelli de asfalto “Pzero”, mas terá a possibilidade de serem colocados pregos, entre 1 e 1.5mm, dependendo das condições meteorológicas em que se realize a prova.

Como se sabe, a prova monegasca inclui muitas especiais com superfícies mistas, já que os concorrentes percorrem, amiúde, troços de montanha, iniciando a especial no sopé, sobem por um dos lados e descem pelo outro. Tendo em conta que, nestes casos o Sol (quando existe) nunca ilumina as duas partes da montanha, o que sucede é piso seco num dos lados e húmido, gelado ou com neve, no outro. Portanto, por aqui se pode perceber a dificuldade de “acertar” na escolha de pneus para estes troços, que na sua grande maioria são muito longos.

O AutoSport já teve a possibilidade de percorrer, por exemplo, o Sisteron, uma das míticas especiais da prova que agora não se realiza, e esse troço iniciava-se com uma zona muito rápida, plana, durante cerca de 20 quilómetros, onde o pneu ideal será obviamente asfalto. Contudo, depois desta zona há o temido Col de Fontbelle, um curto troço de 4 quilómetros, estreito, a subir, que antecedia a descida final, do lado de lá da serra.

O que sucedia muitas vezes era simples: Os pilotos não podiam levar pneus para neve e gelo, pois na zona inicial ficariam sem pregos, mas ao rodarem com os “slicks”, dificilmente chegavam lá acima, o que resultava, em alguns anos, em autênticos engarrafamentos pois não passava um, e se ficasse atravessado na estrada, não passava mais ninguém. Este é só um dos muitos exemplo e a complexidade de escolhas dificulta muito a vida aos pilotos.

Pirelli apresentou pneus de Inverno

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado