Peugeot Rally Cup Ibérica: Triunfo de Daniel Berdomás
A luta com Carlos Fernandes durou até ao derradeiro troço, mas a verdade é que acabou por ser a dupla Daniel Berdomás/David Rivera a levar de vencida a Peugeot Rally Cup Ibérica, inserida no Vodafone Rally de Portugal
Apenas 4.1 segundos separaram os vencedores dos segundos classificados, a dupla Carlos Fernandes/Valter Cardoso.
Nesta 3ª jornada do ano da copa ibérica organizada pela Peugeot Portugal e pela Peugeot Espanha, com o apoio da Sports & You, subiu ao degrau mais baixo do pódio a dupla Josep Bassas/Axel Coronado, eles que, liderando a Junior Cup, a
determinada altura, também apostavam em chegar ao 1º lugar. Aliás, prova do ímpeto e do equilíbrio entre as forças presentes, houve vários outros pretendentes à vitória, embora a dureza do percurso provocasse inúmeros furos, que os atrasaram, colocando-os longe desse objetivo.
Novamente demonstrativo da robustez dos 14 Peugeot 205 R2 que se apresentaram à partida, apenas se registaram 2 abandonos, no final das 5 Especiais efetivamente disputadas, das 7 inicialmente previstas num longo e duro programa, praticamente sem intervalos ou assistência.
Esta batalha ibérica coroou, pela 2ª vez este ano, Berdomás e Rivera, permitindo-lhes reforçar a sua liderança nos rankings de Pilotos e Navegadores da Peugeot Rally Cup Ibérica 2019. A Inside mantém a liderança na Copa de Equipas, após um rali onde a britânica Nabila Tejpar, navegada por Darren Garrod, alcançou um lugar no limiar do top-10.
QUEM DE SETE TIRA DUAS…
Era um dia muito duro o que ontem (sexta-feira) aguardava os Leões da Peugeot Rally Cup Ibérica 2019 no âmbito deste Vodafone Rally de Portugal, 3ª prova da presente temporada. Do programa faziam parte 7 Especiais, num total de 94,5 km cronometrados, embora durante o dia 2 delas fossem neutralizadas, ajudando a limitar, um pouco, as dificuldades infligidas a equipas e viaturas, face às características algo demolidoras dos troços desenhados na região de Arganil, zona que este ano regressou aos ralis nacionais e se estreou no percurso da Peugeot Rally Cup Ibérica.
tudo começou com as exigentes classificativas em terra de Lousã (12,25 km), Góis (18,78 km) e Arganil (14,44 km) aguardavam, em dupla passagem, os pretendentes à vitória, entre eles as duas duplas que ocuparam o 1º lugar nesta prova: Carlos Fernandes / Valter Cardoso, dupla lusa que liderou o rali até à ES 4, e Daniel Berdomás / David Rivero, os já líderes da copa no arranque desta jornada e, que, no final, garantiram a sua 2ª vitória do ano e o consequente reforço pontual sobre os adversários.
Mas houve outros 208 R2 a lutar pelos lugares da frente, como os de Josep Bassas / Axel Coronado, que, no final, viriam a ser os 3º classificados, chamando a si a vitória na Junior Cup, ou de Daniel Nunes / Rui Raimundo, que se viram afetados por um furo na ES 4 que os relegou desse objetivo, azar que também recaiu sobre Pedro Antunes / Alexandre Rodrigues
(logo no 1º troço) ou Hugo Lopes/Nuno Ribeiro (também na ES 4). Os britânicos Ruiari Bell / Darren Garrod também deram mostras de querer um lugar no top-3, mas ficaram no 4º posto, batendo os eslavos Georg Linnamae / Volodymyr Korsia. A também britânica Nabila Tejpar / Max Freeman levou consigo para casa novo troféu da Ladies Cup.
Delapidado das duas passagens pelo troço de Arganil, o rali terminaria, em termos de Peugeot Rally Cup Ibérica, no troço espetáculo de Lousada (3,36 km), onde Bassas seria o mais rápido. Por falar em vencedores de troços, Berdomás venceu 2, Fernandes 1 e Nunes também 1, dividindo entre si os proporcionais dos 5 pontos atribuídos a quem alcance este feito (nota: descontando-se os proporcionais dos 2 troços neutralizados e não disputados pelos 208 R2 da copa).
A PALAVRA AOS VENCEDORES…
Daniel Berdomás: “É um ótimo resultado, alcançado num rali muito difícil, em que lidámos com um problema no coletor do escape, mas que depois se tornou um pouco mais fácil com as Especiais anuladas. Tal permite-nos alargar a vantagem sobre os nossos adversários e abordar as próximas provas com um pouco menos de pressão. Objetivos: os títulos, claro!”
Carlos Fernandes: “Perdemos a liderança na Lousã, num rali que foi muito difícil e em que se andou muito depressa, apesar da dureza dos troços. Vamos tentar a vitória no Terras d’Aboboreira, mas antes disso ainda quero vencer as 2 rodas motrizes neste Rali de Portugal, sendo que, para tal, nos vamos manter em prova com esse objetivo em mente.”
Josep Bassas: “Foi pena não termos conseguido lutar até ao final pela vitória, mas um tirante da suspensão danificado não nos permitiu fazer melhor. Um pódio é uma boa posição, que nos dá mais pontos e permite ainda pensar no título. Vamos tentar alcançar a vitória na Aboboreira e depois nos ralis em Espanha.”
Nabila Tejpar: “Tenho notado alguma evolução no meu andamento e nos meus tempos, mas mais do que ganhar a Ladies Cup, quero aproximar-me dos meus adversários e lutar diretamente com eles. Tenho aprendido muito e um exemplo é este Rali de Portugal, onde há um ano me estreei na copa da Peugeot e onde, apesar dos troços serem diferentes dos de há um ano, noto que há evoluções, nomeadamente em Lousada. Quero subir alguns lugares nas classificações finais. Entretanto, vou manter-me em prova até final deste rali.”
Com o resultado aqui obtido, Daniel Berdomás reforça a liderança no ranking dos Pilotos da Peugeot Rally Cup Ibérica 2019, passando a somar 65,51 pontos, sendo agora seguido por Josep Bassas, com 47,78 pontos e por Daniel Nunes (44,09 pontos). Nos Navegadores, David Rivero também reforça a liderança para os 65,51 pontos, deixando à margem o ausente
Paulo Lopes (29,62 pontos) e o seu compatriota Diego Sanjuán (26,42 pontos), que saiu em branco deste rali. Na classificação das Equipas, a Inside segura a liderança pela pontuação das 2 viaturas que inscreveu, passando a somar 67 pontos, frente aos 64 pontos do TRS Rally Team que assiste o líder da copa e dos 52 pontos da GC Motorsport.
A próxima prova da Peugeot Rally Cup Ibérica 2019 – 4ª da temporada – será o Rallye Terras da Aboboreira, a correr-se no primeiro fim-de-semana de Setembro.
PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2019
VODAFONE RALLY DE PORTUGAL (3ª prova de 6)
CLASSIFICAÇÃO FINAL (provisória)
1º Daniel Berdomás / David Rivero, 1h16m16,4s
2º Carlos Fernandes / Valter Cardoso, a 4,1s
3º Josep Bassas / Manel Muñoz, a 35,3s – Vencedor da Junior Cup
4º Ruairi Bell / Darren Garrod, a 54,1s
5º Georg Linnamae / Korsia Volodomyr, 1m05,4s
6º Ricardo Sousa / Luis Marques, 1m30,0s
7º Sergí Francoli / María Salvo, a 2m22,7s
8º Daniel Nunes / Rui Raimundo, a 2m55,6s
9º Santiago Garcia / Nestor Casal, a 3m07,5s
10º Hugo Lopes / Nuno Ribeiro, a 8m06,1s
11º Nabila Tejpar / Max Freeman, a 9m24,5s – Vencedora da Ladies Cup
12º Paulo Moreira / Marco Macedo, a 10m41,2s
Desistiram: José Luís Pélaez / Rodolfo del Barrio (na sequência de acidente no Shakedown); Pedro Antunes / Alexandre Rodrigues (erro numa ligação); José María Reyes / Diego Sanjuan (travões).
Nota: todos em Peugeot 208 R2
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI