Peugeot Rally Cup Ibérica: Primeiro confronto integrado no WRC
Corre-se já neste fim de semana o Vodafone Rally de Portugal, evento de cariz mundial que a Peugeot Rally Cup Ibérica volta a integrar no seu calendário de 2022, naquele que é o primeiro de dois ralis do WRC presentes no alinhamento da copa, terceira prova da competição, que marca o final da fase portuguesa e a despedida dos pisos de terra. Findo este evento, ficará por cumprir a secção de asfalto da copa, com três ralis do outro lado da fronteira ibérica.
No “menu” para os participantes da competição 124,73 quilómetros cronometrados, divididos por 9 Especiais, palcos das intensas batalhas a realizar entre a Cidade dos Estudantes e a Exponor, em Matosinhos. Tudo irá começar na nova SuperEspecial de Coimbra, na noite desta quinta-feira (19 de maio), lutas que se irão prolongar pelo dia de sexta-feira, com as duplas passagens por troços icónicos como Lousã, Góis e Arganil, mais uma visita única a Mortágua, num dia que terminará com novo troço-espetáculo, em Lousada.
São 14 os 208 Rally4 inscritos, incluindo os vencedores do Serras de Fafe e de Mortágua, Óscar Palomo / ‘Xavi’ Moreno e Diego Ruiloba / Andrés Blanco. Mantém-se a maioria dos nomes que vimos este ano em Fafe e Mortágua – Andres Marieyhara, Delbín Garcia, Diego Ruiloba, Ernesto Cunha, lago Gabeiras, José Loureiro, Luís Morais, Óscar Palomo, Paulo Roque, Ricardo Sousa e Roberto Blach. Juntam-se-lhes dois nomes portugueses e um espanhol, o regressado Hugo Lopes e dois estreantes absolutos Renato Pita e Raul Hernandez.
Com duas jornadas (de um total de seis) já corridas este ano, Diego Ruiloba e Andrés Blanco (42 pontos) estão nos topos dos rankings de Pilotos e de Navegadores, respetivamente. Somam oito pontos mais do que os portugueses Ernesto Cunha e Rui Raimundo (34 pontos), dupla que é seguida por outra formação espanhola, Óscar Palomo e ‘Xavi’ Moreno (25 pontos) na 3ª posição provisória.
Recorde-se que, de acordo com o Regulamento Desportivo da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, uma vitória vale 25 pontos, um segundo lugar 20 e um terceiro 17, distribuindo-se, depois 14-12-10-8-6-4-2 pontos aos restantes integrantes do top-10.
Acrescentam-se potenciais 3-2-1 pontos às três duplas que conseguirem os três melhores tempos na Power Stage, que no caso do Vodafone Rally de Portugal será a segunda passagem pelos 18,16 quilómetros do troço de Mortágua.
Nas Equipas, a liderança é da Racing Factory (52 pontos), seguida da Terra Training (39 pontos) e da TRS (37 pontos). Estas não acumulam os pontos da Power Stage.
Itinerários da prova:
ES1 – SSS Coimbra (2,82 km; 19h03); na sexta-feira (20 de maio): ES2 / ES5 – Lousã (12,03 km; 08h08 e 12h31); ES3 / ES6 – Góis (19,33 km; 09h08 e 13h31); ES4 / ES7 – Arganil (18,72 km; 10h08 e 14h38); ES8 – Mortágua (18,16 km; 16h05); e, a fechar, ES9 – SSS Lousada (3,36 km; 19h03).
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI