Peugeot Rally Cup Ibérica: Pedro Antunes entra a vencer
Pedro Antunes e Pedro Alves venceram a primeira prova da 3ª Edição da Peugeot Rally Cup Ibérica, na estreia do novo Peugeot 208 Rally 4 na competição. A luta com ‘nuestros hermanos’ foi acirrada, mas a o ‘caneco’ ficou em Portugal.
Em boa hora surgiu o novo Peugeot 208 Rally 4 já que a Peugeot Rally Cup Ibérica subiu claramente de nível. Depois de vários meses de indefinição derivado à pandemia de Covid-19, arrancou com o Rali do Alto Tâmega a terceira edição da competição Ibérica, e tal como se esperava a prova foi muito competitiva. Curiosamente, para se perceber a qualidade dos protagonistas da Copa, Daniel Berdomás, vencedor do ano passado ‘gozou’ o prémio neste rali, ao guiar um Citroën C3 R5 da Sports & You, terminou o primeiro dia no quarto lugar da geral, na primeira vez que pilotou um R5, venceu um troço à geral e só um furo o atirou para os confins da classificação.
Este ano, como se sabe o melhor após as quatro provas agendadas, terá um programa oficial em 2021, em Portugal ou Espanha (a definir), aos comandos de um R5. Para que se perceba também a competitividade do carro, três Peugeot 208 Rally 4 terminaram no top 10 à geral da prova do CAMI. Se preferir, sete no top 15.
Pedro Antunes e Pedro Alves foram os primeiros vencedores da Peugeot Rally Cup Ibérica 2020, impondo-se, com autoridade no Rali do Alto Tâmega. Num rali onde 16 novos Peugeot 208 Rally 4 se apresentaram à partida, a dypla lusa foi a mais lesta.
Após um conjunto de lutas intensas pelos melhores lugares, os restantes degraus do pódio ficaram para as duplas espanholas Óscar Palomo/José Pinto, no segundo lugar, e Sergí Francoli/Maria Salvo, no terceiro, terminando respetivamente a 19.4s e 25.6s do vencedor.
Para Pedro Antunes: “Foi um rali muito intenso e difícil, pelo que esta vitória tem um sabor ainda mais especial, pois marca a estreia da nova temporada da Peugeot Rally Cup Ibérica e ser o primeiro a consegui-lo é sempre especial. Quanto ao rali, depois de um primeiro dia encurtado, no segundo começámos por ter a pressão do ‘Pep’ Bassas, mas dado que logo depois ele desistiu, ficámos um pouco mais à vontade. Ainda assim não pudemos facilitar, pois os nossos restantes adversários mais diretos não estavam longe e qualquer percalço poderia significar tempo valioso perdido. Mas penso que eu e o Pedro alcançámos um fantástico resultado, na copa e também na geral, onde alcançámos um lugar de relevo. Segue-se, em setembro, o Princesa das Astúrias, prova que não conheço e de que ainda não há muita informação”.
Em termos de pontuações alcançadas nesta prova, Pedro Antunes soma a fatia maior entre os pilotos, conquistando os 25 pontos da vitória e o proporcional de 5 pontos dos 2 troços em que registou o melhor tempo, o mesmo se passando com Pedro Alves na vertente dos Navegadores.
Óscar Palomo conquistou o primeiro troféu da Junior Cup da época, enquanto nas Equipas a vitória e respetiva pontuação maior ficou para a PT Racing, que para além dos pontos da vitória, soma os do 7º lugar da sua segunda equipa, composta por Ruben Rodrigues/Estevão Rodrigues.
Depois de um curto primeiro dia, Óscar Palomo/José Pintor lideravam com 1.4s sobre os seus mais diretos adversários, mas perderam a posição logo de seguida. Josep Bassas/Axel Coronado passaram para a frente, com Pedro Antunes/Pedro Alves a 5.3s e Roberto Blach/Adrian Varela 8.8s. Mas essa liderança seria efémera, pois logo no troço seguinte o espanhol ficou fora de prova devido a problemas mecânicos.
No fim da manhã Pedro Antunes liderava com 7.4s de vantagem para Roberto Blach e 9.2s sobre Óscar Palomo.
De tarde Pedro Antunes reforçou a sua liderança, Roberto Blach ficava pelo caminho depois de um acidente, sendo que a dupla lusa venceu à vontade. Óscar Palomo(1º Junior)/José Pintor e Sergí Francoli/Maria Salvo, fecharam o pódio, Pedro Almeida/Hugo Magalhães, ficaram em quarto depois de se atrasarem no primeiro troço do segundo dia.
Classificação
1º Pedro Antunes/Pedro Alves, 57m50,7s
2º Óscar Palomo(1º Junior)/José Pintor, a 19,4s
3º SergíFrancoli(2º Junior)/Maria Salvo, a 25,6s
4º Pedro Almeida/Hugo Magalhães, a 54,6s
5º Alejandro Cachon(3º Junior)/Alejandro Lopez, a 59,2s
6º David Nafria/Pedro Requena, a 1m27,6s
7º Ruben Rodrigues/Estevão Rodrigues, a 2m10,8s
8º Ernesto Cunha/Valter Cardoso, a 2m45,4s
9º Sérgio Fuentes/Alain Peña, a 3m07,2s
10º Paulo Caldeira/Ana Gonçalves, a 9m00,6s
11º DelbinGarcia(4º Junior)/Jose Vieitez,
12º Álvaro Muñiz/Javier Martinez,
Abandonos: Luis Delgado / André Carvalho (acidente na ES1), Domingo Estrada / Cristina Iglésias (não partiu para a 2ª Etapa),Josep Bassas / Axel Coronado (avaria na ES 4), Roberto Blach / Adrian Varela (acidente na ES5).