Pedro Leal: “Desporto Automóvel tem que mudar imagem”
Gostava de saber como foram os anos a desenvolver o Fiat Stilo diesel. De uma base zero até um carro vencedor, quais as melhores e piores recordações que ficam? (Nuno Matos)
Este foi, pessoalmente, o projeto mais aliciante que tive. Foi muito gratificante trabalhar com uma estrutura como a Integra Support. De positivo, retenho a evolução constante, ou seja, em cada rali o carro estava melhor. De negativo, não termos orçamento para passar para o Bravo pois o Stilo já tinha esgotado o potencial.
O que pensa da atual situação do CPR e se vale a pena o ‘esforço’ para nele participar? (CopClubman)
Vale sempre. É uma paixão, não uma mania. Infelizmente, o estado atual dos ralis não é o que queria quando fazia parte da APPA, no início do século! Na altura, queríamos evitar que este desporto chegasse precisamente ao que chegou atualmente.
Sabendo que é um piloto experiente, qual é o estado de espírito essencial para um piloto vencer? (SchucoMotorsport)
Penso que é uma mistura de vontade e paixão. Só vontade não chega, pelo que ao trabalho necessário e experiência adquirida se junta a paixão, o gosto pela modalidade. Só é possível ultrapassar patamares se nos preocuparmos com esta mistura de vontade e paixão.
Em sua opinião, o que é preciso fazer em termos nacionais para que o CPR possa ser um viveiro de talentos, capazes de ombrear com os melhores pilotos europeus? (Laranjinha)
Apesar das péssimas condições existentes, o CPR é, para mim, um viveiro de talentos. Há que criar condições para os pilotos amealharem experiência e resultados em Portugal para passarem para o estrangeiro com garantias. Ou seja, manter a atual estrutura, sem promoção, é um erro.
Qual foi o piloto que mais o influenciou em toda a sua vida e carreira, não só pela experiência e pelos resultados mas também pela postura perante o desporto? (ThiagoSampaio)
Na verdade, nunca tive um herói. Sempre admirei todos os bons pilotos, sobretudo até ao final da década de 90, altura em que considero que o fator automóvel começou a ganhar ascendente sobre o piloto. Ainda assim, a destacar um nome, seria Markku Alen.
Com o Peugeot de Vítor Pascoal e o budget de Bernardo Sousa… seria campeão nacional? (weltmeister)
Não quero acrescentar mais lenha para uma fogueira desnecessária. No entanto, acredito que atualmente um piloto com um carro razoável e um bom orçamento pode ser campeão. Há um conjunto de pilotos que, com essas condições, o podem ser, incluindo eu e o Pascoal. Aliás, sempre que tive condições mais ou menos iguais aos últimos campeões nacionais consegui manter o equilíbrio.
“Suar até ao fim”
Desafiado a contar uma de muitas ‘estórias’ vividas nos Ralis, Leal regressou a 1996. “No Rali de Oliveira de Hospital, fiz um dos melhores troços da minha vida. No último, tínhamos 5s de vantagem sobre Miguel Campos, mas a 3 km do fim a minha bacquet soltou e 1 km depois acendeu a luz do óleo. Terminamos o troço, mas tivemos 40 km de ligação a tentar adivinhar onde íamos abandonar, com o António Manuel a fazer contas de tempo/distância para pouparmos o carro ao máximo. Chegamos ao Parque Fechado, mas muito transpirei!”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI