Os detalhes que mudam no Rali de Portugal 2025

Por a 18 Abril 2025 09:14

Já eram conhecidas principais alterações no Rali de Portugal 2025, resumidamente, entram e regressam duas novas classificativas: a PEC10, Águeda / Sever com 15.08 km é nova, já se realizou em ralis em Portugal, mas não nesta prova, termina no traçado da pista do Alto do Rocário, em Sever do Vouga, e a PEC11, Sever / Albergaria, com 20.24 km já se realizou nos anos 90 no Rali de Portugal, em ambos os sentidos, mas a versão deste ano tem mais alguns quilómetros novos na parte final.

De resto, o troço de Vieira do Minho tem mais cerca de 200 metros, Amarante é uma versão mais curta dos traçados que já se realizaram na prova, Góis mantém a versão de 2024, cinco quilómetros mais curta do que os troços de Góis que se realizaram entre 2019 e 2023, e Arganil volta a ser novamente mais curta, com 14,44 Km, a mesma versão de 2019, que teve um acrescento de 4 Km de 2021 a 2024. De resto, tudo igual. Mortágua tem um final diferente depois da Arena.

Mas há também o detalhe, que também é importante: por exemplo, na sexta-feira 16 de maio há dois reagrupamentos e duas assistências remotas em Arganil, em vez só de uma, o que é mais uma oportunidade para estar perto dos concorrentes, a especial de Lousada passa de 3,36 Km para 3,52 Km, devido à nova pista,

O Shakedown de Paredes, que tinha 4,61 km passa a ter 5,72 km sendo permitido um serviço remoto ligeiro no local e o percurso é diferente do habitual, com um parte lá pelo meio alterada face a 2024.

Arganil, como já referimos, fica sem o acrescento de 4 Km de 2021 a 2024. 500 metros depois do salto, logo na parte inicial do troço, ao invés de seguirem para o posto de vigia do Monte Redondo, viram à direita para o Sardal, a mesma versão de 2019.

O troço de Mortágua tem este ano apenas 14,59 Km, face aos 18,15Km do ano passado. O troço é igual na sua fase inicial, mas pouco depois da Arena de Mortágua, ao invés de continuar para Vale de Paredes segue pela direita num estradão que vai terminar às portas de Mortágua

Sever / Albergaria vai ter 20.24 km em vez dos 20.38 km inicialmente previstos, Amarante passa a 22,10 Km. Lousada é completamente novo porque houve obras na pista.

A prova do CPR, que se realiza entre 5ª e 6ª Feira tem 146,48 Km de troços, Fafe teve 113,21 Km, Algarve 106,65 Km e Aboboreira vai ter 114,39 Km, pelo que o final da fase de terra no CPR vai ser bem dura para os concorrentes, especialmente quando se fala da zona centro.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado