Olivier Quesnel: “É preciso clarificar melhor a questão das ordens de equipa”
Afinal, este ano o Mundial de Ralis começou duas semanas antes do previsto, já que um dos seus principais protagonistas, Olivier Quesnel, diretor da Citroen Racing, veio a público pedir clareza na questão das ordens de equipa que tanta celeuma deu nas duas principais disciplinas do desporto automóvel em 2010, a Fórmula 1 e o WRC. Na F1, todos se lembram do facto da Ferrari ter sido multada em virtude de tudo o que se passou no GP da Alemanha de 2010, quando Fernando Alonso passou para a frente de Felipe Massa, devido a uma ordem de equipa dissimulada.
Nos ralis, devido ao facto de “dar mais jeito” rodar mais atrás, depois de outros pilotos terem limpo a estrada, ou pura e simplesmente haver trocas de posição através de penalizações, como ainda há pouco sucedeu no Rali de Monte Carlo, onde Stéphane Sarrazin penalizou para ‘dar’ a posição a Guy Wilks. Tudo isto, e apesar do mais recente caso se ter passado precisamente com uma das equipas que lidera, Quesnel admite que não existe uma ‘cartilha’ relativamente a essa questão, pelo que há que clarificar agora para não lamentar depois:
“Não me parece que seja necessário incomodar o Presidente da FIA, Jean Todt com uma questão destas, mas honestamente já depois de termos ouvido que não voltariam a existir ordens de equipa nos ralis vimos outras equipas a fazê-lo. Não houve problemas porque liderávamos o campeonato com grande margem, mas vimos serem executadas ordens de equipa sem nada acontecer. A FIA diz que não pode haver ordens, mas há que clarificar melhor essa questão pois em alguns sítios são toleradas e noutros não.”, referiu Quesnel, numa clara ‘bicada’ à Ford.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI