O ano da afirmação no Open de Ralis?
Se alguma vez existir um “Grande Diccionário do Desporto Automóvel”, a palavra “consenso” terá a seguinte definição: “sinónimo de utopia, conceito abstracto virtualmente impossível de atingir”. Sem ter sido perfeita, a edição de 2008 do Open de Ralis conseguiu, pelo menos, gerar unanimidade entre os seus intervenientes directos e indirectos. De pilotos a organizadores, de patrocinadores aos responsáveis federativos, dos media ao público em geral, o sucesso da competição revitalizada em 2007 pela Startsign de Mex Machado dos Santos foi reconhecido por toda a comunidade do automobilismo nacional.
Fasquia elevada
Também por esse motivo, 2009 configura dificuldades acrescidas para o segundo campeonato dos ralis nacionais. A fasquia está elevada e a inevitável recessão da Economia vai pôr à prova a capacidade do promotor para manter a competição no nível que atingiu no passado recente. Mas tal como no antigo Campeonato Nacional de Iniciados, o objectivo do Open será sempre o de constituir uma alternativa barata e democrática em relação ao Campeonato Português de Ralis, se possível lançando novos valores na modalidade e recuperando carros e pilotos que deixaram de competir com regularidade.
Mais de 60 inscritos em Fafe
Mas mesmo com uma filosofia “low-cost”, a nova época ficará sempre marcada pelos reflexos da crise económica, que poderão afectar, em última instância, as listas de inscritos. Contudo, esse não foi o caso do Rali de Montelongo, cuja lista provisória tem 60 pilotos inscritos.
Lote de favoritos reduzido
Mesmo sem ter ainda assegurada a totalidade da época, o bicampeão Pedro Peres viu reduzir-se o lote de teóricos adversários às vitórias à geral com a provável ausência dos Citroën Saxo Kit-Car de Jorge Santos e Octávio Nogueira. Em 2008 os dois carros franceses deram alguma luta nos ralis de asfalto mas agora deverão passar a maior parte do ano na garagem, o mesmo acontecendo com o Mitsubishi de Ricardo Teodósio. Por outro lado, João Ruivo (Fiat Stilo Multijet) e Luis Mota (Mitsubishi Lancer Evo IV) permanecem no campeonato e voltarão a integrar a oposição ao Escort Cosworth de Peres.
Entre os “reforços”, destaque para a entrada do famalicence Ricardo Costa, que se muda do CPR para o Open com um Lancer Evo IV, e de Armindo Neves e o Hyundai Coupé Kit-Car (cerca de 250 cavalos), carro que pertenceu à equipa oficial da marca coreana quando esta alinhou no Mundial de duas rodas motrizes com Alister McRae e Kenneth Eriksson.
Clássicos, Júnior e Regional Norte
O Rali de Montelongo também será válido para o Campeonato de Portugal de Clássicos, Campeonato Júnior e Regional Norte. Nos Clássicos, o campeão José Sousa não defenderá o título pois optou por ser o navegador de Aníbal Rolo (Renault 5 Turbo), que assim assume a condição de principal favorito. Os Ford Escort RS de Frederico Ferreira e Paulo Azevedo também poderão entrar na discussão, embora este último só vá disputar algumas provas. O primeiro rali do ano é organizado pela Seccção de Desportos Motorizados do FC Porto e decorre na zona de Fafe.
Horário
Sábado, 17 de Janeiro
Partida de Fafe (Feira Velha) 10h30
Parque de Assistência (Parque da Feira) 10h40
1ª PE – Vila Cova 1 (6,07 km) 11h18
2ª PE – Travassós 1 (11,40 km) 11h35
3ª PE – Montim 1 (7,77 km) 12h16
Reagrupamento (Parque da Feira) 12h41
Parque de Assistência (Parque da Feira) 13h26
4ª PE – Vila Cova 2 13h54
5ª PE – Travassós 2 14h11
6ª PE – Montim 2 14h52
Parque de Assistência (Parque da Feira) 15h37
Final da prova 15h47
Pódio 16h00
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