Mikko Hirvonen vence rali da Finlândia

Por a 2 Agosto 2009 12:03

Se o ano passado Loeb conseguiu bater finalmente os finlandeses em sua casa, desta vez os papéis inverteram-se, com Hirvonen a dominar por completo a prova, ainda que sempre com Loeb por perto. O piloto finlandês nunca vacilou, não cometeu erros de monta, e com a terceira vitória seguida ganhou nova alento para disputar até ao fim o título com o super-campeão Loeb que apesar dos seus melhores esforços, pouco pôde fazer contra Hirvonen.

“É uma grande sensação. Tudo correu como planeado, apesar de ter sido luta muito renhida com o Sébastien. Ataquei e consegui afastar-me lentamente, mas quando ele furou tudo ficou um pouco mais fácil.”, referiu Hirvonen.

Para Loeb, é hora de prestar homenagem ao ritmo da Hirvonen: “Foi uma boa batalha, mas ele esteve realmente muito rápido. Quando furei percebi que tinha acabado tudo. Mas tudo bem, estamos na luta, e só perdemos dois pontos no campeonato, e não os que tínhamos vindo a perder nas outras provas.”

Jari-Matti Latvala foi terceiro e cumpriu parte do seu objectivo, que era readquirir confiança e terminar, pelo menos à frente de Dani Sordo. Conseguiu estas duas, mas faltou-lhe um pouco mais para bater Loeb e deixar respirar um pouco melhor o hirvonen, ao fim ao cabo, fazer o papela na Finlândia, que muito provavelmente o Dani Sordo irá fazer na Catalunha:

“Foi definitivamente um resultado difícil de obter. Fui muito cauteloso na sexta-feira por causa do incidente na Polónia, e apesar de estaar doente no sábado e eu tive que lutar contra o Dani, que estava a fazer o seu melhor rali de sempre na Finlândia. Consegui batê-lo o que foi bom.”

Dani Sordo foi quarto, e considerou que ser batido por um finlandês no Rali da Finlândia não é nenhuma vergonha: “Perdi a luta com Jari-Matti, mas estou feliz porque ele é muito rápido na Finlândia. Estou feliz com o meu carro e também com o meu desempenho. Poderia ter andado um pouco mais depressa, mas iria correr muitos riscos, e tive de pensar nos pontos para o campeonato.”

Matti Rantanen foi quinto, numa aparição com a Munchis Ford, conseguindo realizar uma prova muito boa, e colocando os carros vermelhos e branco a andar como poucas vezes se vê no Mundial. Sebastien Ogier foi sexto, e não conseguiu bater Rantanen, por escassos décimos de segundo. Portanto, uma boa prova do francês. A estrela local Jari Ketomaa realizou uma grande estreia com um Subaru pricvado, e Matthew Wilson encerrou os lugares pontuáveis.

O Ex-campeão Mundial de Fórmula 1, Kimi Raikkonen foi um dos grandes destaques do evento, e impressionou pelo seu andamento, desistindo no final do segundo dia, depois de um aparatoso capotanço. Antes, o motor do seu Punto não estava na melhor forma, mas o finlandês disse logo que ia andar até ‘partir’. Os seus tempos foram na maior parte das vezes ao nível dos seus adversários, o que para um piloto que se estreava em prova dos Mundial, em pisos de terra, e no difícil Rali da Finlândia…é obra, mesmo chamando-se Kimi Raikkonen.

No Mundial Júnior, Martin Prokop venceu e ‘encerrou’ as contas do título a seu favor..

Classificação

1.  Mikko Hirvonen      Ford     2h50m40.9s

2.  Sebastien Loeb      Citroen  a 25.1s

3.  Jari-Matti Latvala  Ford     a 49.9s

4.  Dani Sordo          Citroen  a 1m06.1s

5.  Matti Rantanen      Ford     a 4m18.2s

6.  Sebastien Ogier     Citroen  a 4m18.5s

7.  Jari Ketomaa        Subaru   a 5m07.5s

8.  Matthew Wilson      Ford     a 6m33.6s

9.  Khalid Al Qassimi   Ford     a 12m57.3s

10.  Juho Hanninen       Skoda    a 14m13.7s

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado