Mikko Hirvonen mais perto da vitória na Finlândia
Os dois primeiros haviam começado o dia separados por escassos segundos, mas com o decorrer dos troços, primeiro com o piso mais húmido e depois já seco nas segundas passagens, Hirvonen foi gradualmente ganhando vantagem a Loeb.
“Foi um excelente dia. Tudo correu de acordo com o planeado. Fui muito cauteloso esta tarde, por isso penso que o Sebastien poderá ter sido um pouco mais rápido, mas eu queria manter-me na liderança para amanhã. A minha táctica será continuar como tenho feito até agora. É uma pena que o Sébastien tenha tido um problema ou poderíamos estar numa luta fantástica, mas agora pode ser mais fácil para mim, já que não preciso de correr tantos riscos”, afirmou Hirvonen, ao fazer um balanço do dia.
E tudo ficou ainda mais positivo para o lado de Hirvonen quando um pequeno erro do homem da Citroën na especial número 15 provocou um problema numa das rodas do C4 WRC, com o pneu a separar-se da jante, o que o levou a perder cerca de 13 segundos. Com o francês a admitir ao longo do dia que seria difícil bater Hirvonen em condições normais, aquele erro terá piorado tudo para Loeb, que parece agora mais concentrado em chegar ao final na segunda posição.
“Não há mais nada a fazer. Resta-me chegar ao fim. Corri muitos riscos mas o Mikko esteve sempre na frente. Foi muito difícil apanhá-lo e agora está tudo acabado”, afirmou Loeb, resignado.
Jari-Matti Latvala também ganhou a sua ‘batalha’ pessoal com Dani Sordo, passando-o na derradeira especial da manhã e depois ampliando a sua vantagem ao longo dos troços da tarde. O outro finlandês da Ford chegou ao final da etapa com dez segundos de avanço para Sordo, sendo ainda uma luta em aberto.
Matti Rantanen mantém o seu excelente quinto posto, brilhando nos rápidos troços finlandeses, agora na frente de Sébastien Ogier, da Citroën Junior Team, que beneficiou, por seu turno, do despiste de Mads Ostberg para ficar mais descansado no sexto lugar. Jari Ketomaa é o sétimo, na frente de Matthew Wilson e de Conrad Rautenbach.
A fazer uma excelente prova até ao último troço do dia, Kimi Raikkonen terá terminado a sua participação no Rali da Finlândia depois de capotar por diversas vezes no mesmo local que já havia apanhado desprevenido Ostberg. O piloto da Ferrari ocupava o 15º lugar na geral, mesmo com problemas no motor do seu Grande Punto S2000, lutando com os pilotos mais experientes do Grupo N. Contudo, a escassos quilómetros de dar o dia por terminado, um despiste colocou um fim nessa boa prestação.
1. Mikko HIRVONEN 2:27:35.8
2. Sebastien LOEB +32.0
3. Jari-Matti LATVALA +1:08.3
4. Dani SORDO +1:18.8
5. Matti RANTANEN +4:10.6
6. Sebastien OGIER +4:28.1
7. Jari KETOMAA +4:59.1
8. Matthew WILSON +6:01.7
9. Conrad RAUTENBACH +8:43.8
10. Khalid AL QASSIMI +11:29.0
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI