Mikko Hirvonen herda liderança na Acrópole
O dia vinha a ser dominado por Latvala, que chegou à especial número 6, Thiva 2, com cerca de dez segundos de vantagem sobre o segundo classificado, então Dani Sordo. No entanto, ao forçar para conseguir uma maior vantagem na geral, o piloto finlandês da Ford cometeu um pequeno erro, saindo de estrada e necessitando da ajuda do público para regressar ao trilho certo. Com esse incidente, Latvala perdeu mais de três minutos e meio, acabando por cair bastantes posições na geral (é agora 11º).
No final da especial, Latvala assumiu as culpas, dizendo que “é necessário atacar se se quer vencer. Não se pode fazer nada se se andar devagar”.
Se um Ford ‘caiu’ da liderança, outro subiu ao primeiro posto, uma vez que Mikko Hirvonen herdou a liderança. No entanto, isso só foi possível porque os pilotos da Citroën optaram por abrandar o ritmo para não terem de ‘abrir’ a estrada amanhã. Hirvonen permanece, contudo, confiante de que “esta foi a manobra mais correcta”, esperando que a tarefa de partir em primeiro amanhã não seja muito comprometedora para as suas aspirações.
Dani Sordo é agora o segundo, a três segundos do piloto da Ford, ao passo que Sébastien Loeb ocupa a terceira posição, a 21,1s, garantindo que amanhã não voltará a ter de limpar a estrada.
Petter Solberg partiu para o ataque na parte da tarde, recuperando até ao quarto posto após um problema com a direcção logo na manhã o ter feito perder cerca de 50 segundos. Destes, logrou recuperar dez, encontrando-se agora a 41,8s de Hirvonen e à frente do seu irmão, Henning, que é quinto. Os dois Solberg beneficiaram, contudo, dos problemas sentidos por Mads Ostberg no Subaru Impreza, com o piloto nórdico a chegar ao final das especiais com os pneus do seu carro completamente destruídos. A padecer do mesmo mal nas especiais da tarde esteve o jovem Evgeny Novikov, que após vencer a primeira classificativa da sua carreira, na especial numero 4, caiu para fora dos dez primeiros, em virtude de problemas com os pneus do seu carro.
Depois de sofrer bastante com os pneus do seu carro, Sébastien Ogier conseguiu recuperar muito tempo nas duas últimas especiais do dia, terminando a etapa em sexto lugar, na frente de Federico Villagra, Khalid Al Qassimi, Conrad Rautenbach e de Mads Ostberg.
Denominador comum a todos os pilotos foi a questão dos problemas com os pneus, já que combinando os pisos tremendamente duros com as temperaturas muito elevadas, foram diversos os carros que chegaram ao final das especiais com os pneus totalmente destruídos, sendo que, nalguns casos, mesmo sem pneu. O preocupante para os pilotos deverá ser o facto dos troços de amanhã prometerem dificuldades idênticas ou ainda maiores…
1. Mikko HIRVONEN 1:27:11.3
2. Dani SORDO +3.0
3. Sébastien LOEB +21.1
4. Petter SOLBERG +41.8
5. Henning SOLBERG +1:17.7
6. Sebastien OGIER +1:17.8
7. Federico VILLAGRA +2:04.1
8. Khalid AL QASSIMI +2:15.0
9. Conrad RAUTENBACH +2:16.5
10. Mads OSTBERG +2:41.0
11. Jari-Matti LATVALA +3:17.3
12. Evgeny NOVIKOV +3:48.9
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI