Miguel Nunes vence Rali do Faial-Santana, campeonato relançado

Por a 3 Outubro 2021 00:03

Miguel Nunes, em Skoda Fabia Rally2 Evo venceu o Rali do Faial-Santana, quinta prova do Campeonato de Ralis Coral da Madeira. O piloto com o carro da Play Racing foi o melhor em todas as sete provas especiais da organização do

Com os primeiros ralis madeirenses deste ano a serem discutidos ao décimo de segundo, a quarta prova da temporada foi já algo morna e o Rali do Faial – Santana acabou mesmo sendo algo monótona pois não se registaram trocas de posição no topo da classificação assim como cedo os concorrentes normalizaram os seus resultados em provas especiais e as diferenças entre os homens do pódio só por uma única vez não aumentaram de forma constante. Por outro lado, a organização do “100 à Hora” teve a capacidade de relançar um campeonato cujo desfecho só será mesmo conhecido após a realização do último evento.

Essa incerteza foi trazida pelo excelente andamento e domínio de Miguel Nunes neste rali que disputa “em casa”. O piloto com o Skoda Fabia Rally2 Evo com as cores da Play foi o melhor em todas as sete provas especiais do programa e a sua vitória nunca esteve em causa. Apesar de nunca ter detido grande vantagem sobre a concorrência, o piloto navegado por João Paulo foi aumentando aos poucos o seu avanço e conseguiu cortar a meta naquela localidade do nordeste madeirense com menos 7,7 segundos que o seu perseguidor mais próximo.

Tal como Nunes no comando, também Pedro Paixão rapidamente estabilizou na segunda posição. Mesmo perdendo tempo para o líder, o jovem piloto foi, no entanto, também dilatando o seu ascendente sobre Alexandre Camacho. Tal cadência apenas foi interrompida uma vez, na PE 5. Os pontos recolhidos por Paixão não foram suficientes para o manter na corrida ao cetro mas, contudo, contribuíram para um menor pecúlio de Alexandre Camacho e remeter para novembro a decisão do título.

Essa “coroa” poderia ter sido já atribuída no Faial mas o líder destacado da classificação do campeonato esteve claramente abaixo daquele que tem sido o seu ritmo ao longo deste ano. Alexandre Camacho, tal como os seus principais opositores, rapidamente estabilizou no terceiro posto e foi também obtendo a terceira posição nos troços cronometrados. O piloto do Skoda Fabia Rally2 Evo das Vespas não encontrava justificação para a descida de performance mas, no entanto, mantém clara vantagem na corrida para aquele que poderá ser o seu sétimo título regional absoluto.

No arranque da prova o trio da frente era seguido, já a alguma distância, por Rui Pinto mas o piloto teve uma vez mais que desistir com problemas no seu Ford Fiesta R5 Mk II. Isso deixou caminho livre para que José Camacho e o seu Peugeot 208 T16 R5 cedo se acomodassem no quarto posto em que vieram a atingir o Faial. Paulo Mendes arrancou mal com o Porsche 997 GT3 e ainda tentou “ir buscar” Camacho mas acabou por se contentar com a quinta posição nesta prova em que regressou à atividade após alguns meses de paragem.

Corrida a solo realizou Rui Jorge Fernandes, claramente o melhor entre os utilizadores de viaturas de tração dianteira. Sexto classificado absoluto, o piloto do Renault Clio R3T da Autocam manteve, contudo, um ritmo muito elevado, tal como tem acontecido em todas as outras ocasiões em 2021. Animado foi o despique entre Ivo Sardinha, em Peugeot 208 Rally4, e Miguel Caires, com um Ford Fiesta R2T pela primazia na RC4 e que acabou favorável ao primeiro por meros 0,8 segundos. No lote dos dez primeiros classificados terminaram ainda Américo Gouveia em Peugeot 208 Rally4 e Pedro Macedo aos comandos de um Peugeot 208 R2. O campeonato madeirense termina a 12 e 13 de novembro na Calheta. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CRM
últimas Autosport
crm
últimas Automais
crm
Ativar notificações? Sim Não, obrigado