Max Mosley: “S2000 ainda possíveis para o WRC em 2010”
Do Conselho Mundial de Dezembro “saiu” uma decisão que colocava a fasquia num meio-termo entre os actuais WRC e os S2000: Os S2000 Plus. Basicamente, seria um carro semelhante aos actuais S2000 com um turbo, que lhe permitiria bastante mais potência, e também novos apêndices aerodinâmicos que “acompanhassem” o propulsor. Um kit que, por exemplo, se montaria para o WRC e desmontaria para o IRC ou para campeonatos regionais dos diversos países.
Sébastien Loeb, o Campeão do Mundo de Ralis em título, que antes dissera: “Caso os carros do WRC em 2010 sejam os actuais S2000″, não contam mais comigo”, revelou depois dessa decisão do Conselho Mundial: “Com os S2000 Plus é diferente, pois não se perde muito relativamente aos actuais WRC”.
Mosley “tenta” nova regressão
Agora, em declarações à revista inglesa Autosport, o presidente da FIA Max Mosley revelou que os carros da categoria Super 2000 ainda podem vir a ser escolhidos para o Mundial de Ralis a partir de 2010.
Apesar do grupo técnico da Comissão de Ralis reunida na passada semana ter apontado a utilização de um kit a montar nos S2000, tornando-os nos “tais” S2000 Plus, Mosley insiste que a opção pelos S2000 “puros” para serem os carros principais da modalidade continua de pé, já que a redução de custos permanece absolutamente imperativa para a FIA.
“Apesar da decisão do Conselho Mundial de Dezembro, o que sucedeu posteriormente com a saída da Subaru e da Suzuki poderá obrigar-nos a tomar novas medidas. Se for confirmada a decisão de incluir os kits nos S2000 isso significa aumento de custos. Vamos rever essa situação. Há quem diga que os carros não são tão espectaculares, mas eu discordo, já que há duas coisas que podem fazer o espectáculo melhor, uma é o piloto, a outra as condições da estrada. Acho que equipar os carros com um motor mais potente e com uma enorme asa não fará qualquer diferença mas isto é uma democracia e esse foi o ponto de vista do Conselho Mundial. De qualquer modo acho que poderemos ter que rever isso novamente. Optarmos pelos S2000 significaria custos mais baixos, e há construtores que já disseram que se mantiverem os S2000 sem kit iremos para o WRC.”, referiu Mosley ao Autosport inglês.
A decisão final será tomada em Março, altura em que se ficará igualmente a saber, definitivamente, quais vão ser os WRC em 2010.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI