Malcolm Wilson: “Não lamento a decisão que tomei em Itália”

Por a 27 Outubro 2009 17:14

Jari-Matti Latvala foi o único piloto que logrou ver o seu nome no topo da classificação em provas do Mundial em 2009, para além de Sébastien Loeb e Mikko Hirvonen. O finlandês venceu o Rali de Itália, na frente do seu companheiro de equipa na Ford, e depois de ser conhecido o desfecho do Mundial, houve quem questionasse Malcolm Wilson, responsável da Ford, sobre se essa foi a melhor opção, não ter ‘trocado’ a ordem, pois se assim fosse, Hirvonen era Campeão do Mundo:

“Não lamento a decisão que tomei em Itália. Nessa altura o Mikko estava 17 pontos atrás do Loeb, e nunca imaginámos poder vir a estar em posição de o bater na luta pelo título. Pareceu-me a melhor decisão para a equipa, pois convém lembrar que o Jari-Matti tinha tido um grave acidente no Rali de Portugal, onde pensou mesmo que ia morrer, e a sua confiança ficou muito abalada. Essa vitória serviu para ele readquirir a confiança. Aliás, devo alertar que há outro momento muito importante durante esta época, que poderia ter mudado a história desta competição, e foi quando o Jari-Matti bateu na super-especial de encerramento do Rali da Polónia e isso foi bem mais importante que em Itália, pois tinha roubado pontos ao Loeb. Desta forma o Rali da Grã-Bretanha foi uma grande luta onde quem vencesse era Campeão.”, referiu Wilson.

A verdade é que nada garantia que caso tivesse sido Hirvonen a vencer em Itália, ou mesmo se Loeb não tivesse sido segundo na Polónia teria alterado alguma coisa pois nada garante que tudo o que se passou daí para a frente fosse igual, pois os pressupostos alteravam-se, bem como a forma como os pilotos encararem as provas.

Imaginemos que, como Wilson refere, no Rali da Polónia não tem surgido aquele erro do Latvala, que colocou a sua confiança novamente na mó de baixo. A prova seguinte foi a Finlândia, e aí uma Latvala ‘normal’ poderia ter ficado na frente de Loeb, o que não sucedeu, pois tinha de se redimir do erro da Polónia e não pôde ajudar, como devia, Hirvonen. Pressionado pelo erro não o conseguiu.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado