M-Sport preparada para a ‘fiesta’ mexicana
Depois da Citroën e Volkswagen terem vencido as duas primeiras provas do WRC, o quarteto de pilotos da Qatar M-Sport vai tentar reverter a situação, e alcançar um bom bom resultado no Rali do México, a primeira prova em piso de terra do ano. Mads Ostberg, Evgeny Novikov, Nasser Al-Attiyah e Thierry Neuville são os pilotos que vão tentar ser os primeiros a vencer com a nova equipa, embora seja claramente o norueguês que mais condições tem para o fazer.
Longe do clima abaixo de zero vividos em Monte Carlo e na Suécia, no Rali do México vão viver-se temperaturas à volta dos 30°, com pilotos e co-pilotos a suportar ainda mais calor no cockpit, o que pode colocar pressão adicional sobre o motor e transmissões do Ford Fiesta RS WRC. Mas o verdadeiro desafio é a altitude. Para melhor lidar com essa questão a equipa completou um teste pré-evento no sul de Espanha, em altitude, mas curiosamente um dos dias… nevou. O teste visou modificar o motor para replicar os níveis de potência esperados em altitude.
“Com Sebastien Loeb ausente no México, estamos numa boa posição no campeonato – só precisamos garantir que nos mantemos ficamos em contato com Sebastien Ogier. Ele foi muito forte nas duas primeiras provas e acho que podemos esperar o mesmo dele esta semana. Mas estou pronto para a luta e ansioso pelo rali. Sendo esta a primeira prova de terra da temporada as equipas vão estar muito mais próximas, e julgo que podemos esperar algumas boas lutas. Este é um evento onde a ordem na estrada é importante, por isso vamos garantir que fazemos uma boa qualificação. A altitude significa que o carro se comporta e reage de maneira diferente, à forma como faria noutros eventos de terra, pelo que há que nos adaptar-nos logo de início. Estou realmente ansioso e tenho certeza que vai ser uma batalha emocionante. O pódio é o meu objetivo e é isso que vamos lutar”, disse Mads Ostberg.
Já Evgeny Novikov, tem objectivos mais modestos, mas vai andar na luta pelo top 5: “Sinto-me bem neste rali. Tivemos um bom teste e aprendi muito sobre as afinações. Este será um evento bastante complicado pois alguns troços são longos e estreitos, o que significa que precisamos de manter a concentração, mais ainda do que o habitual. A altitude também significa que o carro tem muito menos potência e isso pode afetar os pontos habituais de travagem, por exemplo. Como sempre, vamos lutar por um bom resultado. Aproveito para dar os parabéns à Ilka Minor, que faz 100 ralis do WRC”, referiu o russo.
Depois de duas provas de ausência, Nasser Al-Attiyah estreia-se este fim de semana no WRC 2013: “Sinto-me muito melhor agora e estou realmente ansioso pelo Rali do México. A experiência é sempre muito importante e tendo competido no México seis vezes vou ser capaz de partilhar alguns dos dados com os meus colegas. Os troços do Rali do México são bons e, na verdade, estão entre alguns dos meus favoritos no campeonato. No ano passado, terminei bem classificado e este ano espero fazer ainda melhor, e que pelo menos um de nossos carros esteja no pódio”, disse ”, disse Nasser al-Attiyah.
Thierry Neuville terminou em quinto na Suécia e pretende voltar a ser cauteloso nesta prova: “Como na Suécia, precisamos ter uma abordagem inteligente para este rali. No ano passado, provámos que temos velocidade, mas este ano a questão é mais ter consistência e chegar ao fim sem erros. De todos os eventos deste ano, este rali não é o mais difícil, mas é certamente um dos mais belos. O maior desafio será o troço longo no último dia, Guanajuatito. É uma especial incrível, mas é preciso trabalhar duro para manter a concentração. A posição na estrada é muito significativa para um bom resultado, e por isso a qualificação é importante. Esse é primeiro objetivo. Ainda estamos a ganhar confiança com o carro e este será o nosso primeiro rali de terra com o Fiesta. Estou realmente ansioso pela prova. Se nos encontramos numa boa posição para lutar por um bom resultado, então, que é certamente o que vamos fazer!”, disse Neuville.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI