Loeb puxou dos galões

Por a 1 Abril 2007 20:08

Sébastien Loeb venceu o Rali de Portugal depois duma exibição portentosa, com a eficácia do binómio C4/Loeb a vir ao de cima durante a segunda etapa da prova, quando o francês venceu todos os troços do dia, transformando um avanço de três em 40 segundos, isto numa prova que segundo a maioria dos observadores presentes no Algarve reúne agora todas as condições para assegurar a titularidade na disputada corrida por um lugar cativo no Mundial de Ralis.

Num rali onde apenas Loeb e Gronholm vestiram a pele de protagonistas, o C4 do francês esteve sempre melhor afinado que o Focus, o que permitiu a Loeb dar-se ao luxo de permitir a Gronholm a liderança na maioria dos parciais dos troços, para depois surgir no topo das tabelas de tempos dos troços, para frustração do finlandês.

Para além disso, a Citroen acertou sempre nas escolhas de pneus mas menso quando quando os dois carros rodaram em igualdade de circunstâncias, o C4 apareceu sempre melhor, tendo como consequência um claro baixar de braços de Gronholm,

Sordo e Solberg desiludem

Entre as maiores desilusões da prova, lugar reservado para Daniel Sordo (que foi quinto), Petter Solberg (quarto) e talvez até para Mikko Hirvonen (também apontado como favorito). O espanhol nunca conseguiu tirar partido do privilégio de conhecer o terreno, enquanto o norueguês esteve longe confirmar a expectativa criado à volta do novo Impreza. Jari-Matti Latvala esteve excelente e aumentou a sua cotação no “mercado de pilotos” e, em paralelo, dar uma valente lição em Manfred Stohl, Daniel Carlsson e aos dois pilotos que guiaram os mais competitivos Focus da Stobart.

Os Xsara da OMV demoraram a encontrar um “set up” perfeito e o Campeão de Produção de 2000 a viver em constante sobressalto com os diferenciais – e os pilotos da OMV Kronos poderiam ter lutado pelo sexto lugar, realizando uma operação ligeiramente mais produtiva em termos de contabilidade para o Mundial de Marcas.

Armindo Araújo realizou uma prova razoável, onde a sorte não quis nada com o Campeão Nacional. Terminou a sua prova com a meta à vista devido à quebra do radiador do Mitsubishi Lancer.

Por fim há que referir que os Ford foram penalizados em cinco minutos, pelo que a classificação ficou bastante alterada.

Classificação (actualizada)

1º Sébastien Loeb – Daniel Elena Citroën C4 WRC 3h53m33.1s; 2º Petter Solberg – Philip Mills Subaru Impreza WRC 2007 a 3m13.9s; 3º Dani Sordo – Marc Marti; Citroën C4 WRC a 5m05.3s; 4º Marcus Gronholm – Timo Rautiainen, Ford Focus RS WRC 06 a 5m37.1s; 5º Mikko Hirvonen – Jarmo Lehtinen Ford Focus RS WRC 06 a 7m08.1s; 6º Daniel Carlsson – Denis Giraudet Citroën Xsara WRC a 8m13.2s; 7º Gian Luigi Galli – Giovanni BernacchniCitroën Xsara WRC a 9m39.6s; 8º Jari-Matti Latvala – Miikka Anttila Ford Focus RS WRC 06, a 10m44.9s; 9º Manfred Stohl – Ilka Minor Citroën Xsara WRC a 12m46.0s; 10º Andreas Mikkelsen – Ola Floene (Ford Focus WRC 04) a 13m51.6s; 11º Henning Solberg – Cato Menkerud Ford Focus RS WRC 06 a 16m12.4s; 12º Matthew Wilson – Michael Orr (Ford Focus RS WRC 06) a 19m36.1s; 13º Gareth Machale – Paul Nagle (Ford Focus RS WRC 06) a 21m02.3s; 14º Per-Gunnar Andersson – Jonas Andersson (Suzuki Swift S1600) a 29m10.3s (1º JWRC);15º Urmo Aava – Kuldar Sikk (Suzuki Swift S1600) a 29m14.0s;16º Patrick Flodin – Maria Andersson (Subaru Impreza) a 33m08.0s (1º Gr. N);17º Bruno Magalhães – Paulo Grave (Peugeot 207 S2000) a 35m08.6s; 19º

Classificação do Mundial Actualizada:

1º Sébastien Loeb, 38 pontos; 2º Marcus Grönholm, 37; 3º Mikko Hirvonen; 30; 4º Daniel Sordo, 19; 5º Petter Solberg, 16; 6º Henning Solberg, 11; 7º Chris Atkinson, 10; 8º Daniel Carlsson, 9; 9º Jari-Matti Latvala, 7; 10º Manfred Stohl, 5; 11º Toni Gardemeister, 5; 12º Gigi Galli , 5; 13º Jan Kopecky, 2; 14º Matthew Wilson, 1

Marcas: 1º BP-Ford World Rally Team, 67; 2º Citroën Total World Rally Team, 59; 3º Subaru World Rally Team, 27; 4º Stobart M-Sport Ford Rally Team, 21; 5º OMV Kronos Citroën World Rally Team, 21

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado