Latvala superou mesmo Ogier
Jari-Matti Latvala bateu Sébastien Ogier nos últimos 51,88 km disputados ao cronómetro da primeira etapa e regressou novamente à liderança, selando a diferença final do dia em 17,7s.
Num duelo que animou toda a etapa e que conheceu três mudanças de comandante, o finlandês acabou por ser mais forte na ponta final, aproveitando o facto de Ogier evidenciar um problema com um pneu que o obrigou a reduzir ligeiramente o ritmo já que, de imediato, a motricidade do seu VW Polo R WRC ficou afetada.
Apesar dos 17,7s que separam os dois pilotos da VW, nada está decidido quando faltam ainda cumprir duas etapas. Resta saber se na etapa intermédia, de amanhã, Ogier não recuperará rapidamente o tempo perdido no último troço para Latvala, despedindo-se depois rumo ao triunfo, numa ‘estratégia’ que está longe de ser uma novidade para o campeão do Mundo.
Não obstante, ter terminado o dia com uma dobradinha, o resultado para a VW só não foi melhor porque Andreas Mikkelsen capitulou no derradeiro troço, aparentemente, devido a problemas mecânicos no terceiro Polo, que impediram o norueguês de terminar em terceiro.
Desastroso foi também o último troço para a equipa Hyundai que viu ambos os seus pilotos ficarem parados. Primeiro foi Thierry Neuville, que assim perdeu o quarto lugar que ocupava e depois Dani Sordo que, já no primeiro troço do dia se tinha atrasado e que, agora já não conseguiu completar o derradeiro desafio do dia, deixando a Hyundai em ‘branco’. Aparentemente, amanhã ambos os i20 WRC poderão regressar à estrada ao abrigo do Rally 2 mas um bom resultado parece estar definitivamente comprometido.
Com o desfecho do dia inesperado para Mikkelsen e Neuville (e pelo facto de antes, logo no primeiro troço do dia Mikko Hirvonen e Mads Ostberg já terem abandonado), beneficiaram Kris Meeke, que ascendeu à terceira posição (a 1m07,4s de Latvala), e Elfyn Evans que, mesmo com instruções para reduzir o ritmo na última especial para cumprir mais quilómetros e ganhar experiência ao volante do Fiesta WRC, terminou a etapa em quarto (mas já a 2m40,7s de Meeke).
Amanhã disputa-se a segunda etapa, com mais cinco provas especiais para cumprir divididas por 85,19 km cronometrados.
Classificação – CLIQUE AQUI
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI