Latvala lidera, Loeb espreita…
Depois da sua vitória na Suécia, Jari-Matti Latvala lidera o Rali do México com 9,6 segundos de vantagem para Sébastien Loeb, que apesar dos problemas que teve com o motor do C4 WRC nas horas que antecederam a prova, parece disposto a lutar pela vitória no primeiro rali de terra do ano.
O francês da Citroen não permitiu que Latvala se afastasse demasiado, aproveitando mesmo as duas curtas super-especiais para recuperar 1,6s, e amanhã beneficiará duma melhor posição na estrada que o piloto da equipa oficial da Ford, facto que poderá vir a mostrar-se decisivo, já que é no segundo dia de prova que a maior parte dos ralis do mundial se decidem. Para já o atraso de Loeb é apenas 9,6 segundos, que significam pouco quando se sabe que amanhã terá de ser Latvala a “limpar” a estrada.
Logo a seguir surgem os dois homens da Subaru, Chris Atkinson e Petter Solberg, e se o australiano ainda poderá ter algo a dizer na luta pela vitória, pois está somente a 22 segundos do líder, já Solberg dista para já, mais de um minuto de Latvala, em grande parte devido aos problemas de travões que teve no seu Subaru, durante a manhã.
A grande vítima de ser o piloto a “abrir” a estrada foi Mikko Hirvonen, que em oito especiais perdeu 1m10 para o seu companheiro de equipa, e não deverá ter uma tarefa fácil durante a segunda etapa. Prevê-se que, sendo o quinto a passar, tenha a estrada bastante mais limpa e com isso recupere tempo, mas um minuto parece demais. Um caso a seguir amanhã…
Fime da 2ª secção: Desistências importantes
A quarta especial não correu nada bem a Toni Gardemeister e Gigi Galli, que se viram obrigados a desistir. O finlandês, após uma manhã em que “vegetou” pelos troços devido a um problema num dos sensores electrónicos do motor do SX4 WRC, viu mesmo o seu carro parar definitivamente na 4ª PE. O motor continua a ser um calcanhar de Aquiles da marca nipónica, já que foi o causador da desistência de P-G Andersson, pouco depois do início do rali, com um piston do motor do Suzuki danificado. Já Gigi Galli, que era oitavo após a PE 3, desistiu na sequência duma saída de estrada, em que partiu a suspensão traseira do seu Focus WRC.
Na especial seguinte, a quinta, Jari-Matti Latvala voltou a vencer e aumentou a margem para Sebastien Loeb para 9.3 segundos. Apesar do tempo perdido na especial anterior, devido a problemas com os intercomunicadores, Chris Atkinson permanece “no pódio provisório, e dista 16.0 segundos do líder.
Na antepenúltima especial do dia, antes das duas super-especiais, Latvala voltou a vencer a alagou novamente a margem para Loeb, colocando-a em 11.2 segundos, que por sua vez tem Atkinson a apenas 7.1s.
Após as duas super-especiais, a diferença “parou” nos xx segundos entre os dois homens da frente, o que deixa tudo em aberto para o segundo dia de prova, onde já deve estar Gigi Galli, pois a reparação da suspensão é uma tarefa fácil para os mecânicos da Stobart. Já relativamente aos dois homens da Suzuki os problemas são mais difíceis de resolver, pelo que só amanhã saberemos se estão em condições de regressarem. O mais provável é isso não suceder, pelo menos ocm Andersson. Destaque pela negativa ainda para Jan Kopecky que não foi além da PE 1 com problemas com a bomba de óleo do Fiat Grande Punto Abarth S2000, carro com que o piloto checo, este ano, alugou para guiar no México como preparação para o inytercontinental Rally Challenge em 2009. Deverá voltar amanhã, pois o seu objectivo passa por conhecer melhor a prova sendo o resultado o menos importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI