JOÃO SILVA VENCE AO ‘PHOTO FINISH’ NA CALHETA
João Silva obteve o seu segundo triunfo de 2018 ao vencer o Rali da Calheta, terceira prova do campeonato madeirense de ralis. O piloto com o Citroën DS3 R5 com as cores da FX esteve sempre no comando desta organização do Club Sports Madeira, após ter ganho a super-especial de abertura do programa e ir depois defendendo a vantagem também adquirida noutras duas classificativas dos ataques sucessivos dos seus dois principais opositores. A sua tarefa foi bem sucedida pois conseguiu cruzar a linha de meta naquela vila do sudoeste da Madeira com um avanço de apenas 0,2 segundos.
Segundo classificado, o campeão Alexandre Camacho ainda não havia ganho esta época qualquer prova e apostava ali em regressar aos triunfos. Alguns problemas iniciais com o Skoda Fabia R5 ditaram um atraso significativo mas uma boa ponta final permitiria não só a passagem à segunda posição como o ataque à liderança de que acabou arredado quase pela margem mínima. No lugar mais baixo do pódio, Miguel Nunes ainda lutou com os outros dois principais candidatos ao título na primeira metade da prova mas na ponta final revelou-se incapaz de acompanhar o ritmo destes e atingiu o último controlo com 22,9 segundos de atraso.
Rui Pinto com o Ford Focus WRC ainda foi o melhor numa prova especial mas não foi além do quarto posto final depois de mais uma prova em que não conseguiu acompanhar a cadência imposta pelos seus rivais com os mais modernos R5. Na quinta posição, Filipe Pires venceu novamente o grupo RC2N que comandou em toda a extensão do rali e em que pode ter uma ponta final mais tranquila já sem os ataques do seu maior adversário, Vasco Silva, que vinha reduzindo o avanço do guia até desistir com a quebra da transmissão.
Sexto, Pedro Paixão levou o Renault Clio R3 a nova vitória entre os utilizadores de viaturas de duas rodas motrizes enquanto Bruno Fernandes, “a jogar em casa”, foi nono absoluto e melhor na classe 1600. Alexandre Jesus venceu pela segunda vez entre a competição monomarca com Citroën DS3 R1 e Vítor Ferro regressou ao pequeno Toyota Yaris para ser o mais rápido no respetivo troféu.
Classificação CLIQUE AQUI
João F. Faria
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI